Quatro mortos em ataque a tiros em praça de Vila Isabel
Um ataque a tiros deixou quatro mortos e uma pessoa com morte cerebral confirmada na noite deste domingo (18), em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O crime ocorreu na Praça Barão de Drumond, popularmente conhecida como Praça Sete, próxima ao Morro dos Macacos, controlado pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).
clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
Segundo testemunhas, homens armados em carros e motos abriram fogo contra um grupo de pessoas que estava reunido na praça, onde acontecia um evento. Imagens de vídeo registraram o momento de pânico, com correria e gritos enquanto os disparos eram efetuados.
As primeiras informações indicam que os criminosos envolvidos no ataque seriam do Morro do São João, no Engenho Novo, controlado pela facção rival Comando Vermelho (CV). A motivação inicial apontada pela Polícia Militar é a disputa territorial entre facções.
Duas das vítimas morreram no local do ataque. Elas foram identificadas como Gabriel Pereira Cândido, de 24 anos, e Pedro Henrique Pereira dos Santos, de 18. Outras vítimas foram socorridas, mas não resistiram aos ferimentos. Pedro Henrique Barbosa da Conceição, também de 18 anos, conhecido como “Marreco” ou “V7” e suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, morreu no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. Thailon Martins Lucas, de 17 anos, foi levado ao Hospital Federal do Andaraí, mas também não sobreviveu. Wallace de Oliveira Cláudio, de 35 anos, foi declarado com morte cerebral na mesma unidade hospitalar.
Além das vítimas fatais, outras duas pessoas, Daniel Carvalho de Souza, de 33 anos, e Juan Victor Pereira, continuam internadas no Hospital do Andaraí. O estado de saúde deles não foi divulgado.
Este ataque ocorre apenas semanas após outro episódio violento na região, quando um menino de 13 anos e um entregador de farmácia foram mortos em um tiroteio durante uma festa no Morro dos Macacos, também atribuído a traficantes do Comando Vermelho.
A Polícia Militar informou que, após o ataque deste domingo, os criminosos fugiram e equipes do 6º BPM (Vila Isabel) foram deslocadas para reforçar o policiamento na área. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) está à frente das investigações, com uma perícia já realizada no local e diligências em andamento para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.