Foto: epositphotos.com / joasouza
TrânsitoRio de Janeiro

Rio de Janeiro inaugura primeira faixa exclusiva para motos na Autoestrada Lagoa-Barra

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O trânsito da cidade do Rio de Janeiro passa por uma grande transformação a partir desta segunda-feira, com a inauguração da primeira faixa exclusiva para motocicletas. A nova faixa, localizada na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, no sentido Lagoa, tem dois quilômetros de extensão e foi implementada como uma iniciativa experimental promovida pela prefeitura para aumentar a segurança dos motociclistas e melhorar o fluxo de veículos na região.

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A “faixa azul”, como foi apelidada, permitirá que os motociclistas transitem com mais segurança em um espaço dedicado. A medida surge em resposta a preocupantes estatísticas: motociclistas e passageiros representam atualmente 44% das vítimas de acidentes nesta autoestrada. O trecho escolhido para a implementação da faixa é um dos pontos mais críticos, com alto índice de acidentes envolvendo motos, o que motivou a escolha da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell como o local ideal para o projeto piloto.

Além da preocupação com a segurança, a escolha desse trecho também se deu pela facilidade de monitoramento e controle operacional, já que a base da CET-Rio fica a menos de três quilômetros do local. O acompanhamento será feito por câmeras instaladas ao longo da via, permitindo uma análise rigorosa da eficácia da nova medida e possíveis ajustes para otimizar a segurança.

A faixa exclusiva também busca reduzir manobras arriscadas frequentemente realizadas por motociclistas, como mudanças bruscas de faixa e circulação entre os carros, que, de acordo com dados da prefeitura, representam 41,9% das situações perigosas envolvendo motos. Com cerca de 600 motocicletas circulando por hora no trecho Lagoa-Barra, a expectativa é que a faixa melhore o fluxo de trânsito e diminua os riscos de colisões.

A prefeitura do Rio de Janeiro e a CET-Rio destacam que esta medida faz parte de um esforço contínuo para melhorar a segurança viária na cidade. Se bem-sucedido, o projeto poderá ser expandido para outras áreas críticas da cidade, trazendo benefícios tanto para motociclistas quanto para o trânsito geral.


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