Ressaca no Leblon: Ondas invadem o calçadão da orla

julho 1, 2024

Compartilhe

A Marinha do Brasil emitiu um alerta válido até terça-feira para o risco de ondas de até 3 metros no litoral do estado do Rio de Janeiro. A segunda-feira amanheceu deserta na Praia do Leblon, sem atletas, surfistas ou visitantes. Em vez disso, o ritmo da madrugada foi ditado pelas equipes da Comlurb, que usaram equipamentos pesados, vassouras e pás para remover a areia que o mar agitado empurrou em direção à Avenida Delfim Moreira, à ciclovia e ao calçadão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

A cena não é inédita e pode se tornar mais frequente. Segundo especialistas, a ressaca não é um fenômeno novo, mas a tendência é que volte mais vezes e com maior intensidade. Diversos fatores contribuem para esse cenário, como as mudanças climáticas, fenômenos naturais e ações humanas.

O alerta de ressaca da Marinha, válido até a meia-noite de terça-feira, reforça a necessidade de atenção e preparação para eventos como esse, que desafiam a infraestrutura das áreas costeiras e requerem respostas rápidas das autoridades e serviços de manutenção.

“Apesar da Praia do Leblon ser relativamente larga, essa largura não é suficiente para criar atrito ou resistência contra o galgamento das ondas porque estão chegando a 3 metros de altura, então tem uma parede maior e joga uma massa de água muito grande. Então essa massa de ar galga, ela corre pela praia, e se não tiver largura o suficiente para criar atrito, ela vai chegar (nas pistas). Além disso, nós temos a questão do relevo, é uma declividade relativamente suave. Então, faz com que ela tenha mais condições de avançar continente adentro. Esses dois componentes estão dizendo: eu não suporto a intensidade das ondas que estão chegando. Além disso, temos a elevação do nível do mar” explica David Zee, oceanógrafo e professor da Faculdade de Oceanografia da Uerj.

O especialista destaca que ações naturais, inclusive as que sempre aconteceram, têm ganho uma dimensão ainda maior por conta de mudanças climáticas, em que o homem também tem sua parcela de contribuição. O mundo está mais quente: com 1,45°C acima dos níveis pré-industriais, segundo um conjunto de dados reunidos e analisados pela Organização das Nações Unidas (ONU), e 2023 com o título de ano mais quente já registrado, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Outro fator preocupante é a elevação dos níveis dos oceanos.

“Quando entra a frente fria, temos a maré astronômica, relacionada com a traça da lua e do sol. Então é constante, a cada 12 horas tem uma alta e uma mínima. Quando temos esse evento numa época de sizígia, quando o sol e a lua estão alinhados, temos a amplitude máxima, e isso eleva o nível do mar. E o que acontece a gente dá acessibilidade à onda onde ela não atingiria antes. Ao invés de quebrar longe, começa a quebra no muro. E tem a maré meteorológica, quando entra a frente fria, tem os ventos soprando. E temos que somar também a elevação do nível do mar, em que a onda, ao invés de quebrar longe, começa a quebrar em cima do calçadão, e então joga mais areia ainda.” explica David Zee, que completa, apontando uma das ações já em prática no país para mitigar o problema:

“A gente não tem volume de areia o suficiente para fazer resistência, que é feito com a quantidade de areia na praia. E o homem, o que faz? Quer estar debruçado na água e diminui a quantidade de areia disponível para o mar para contrabalancear a força do mar. Por isso que muitas praias do Brasil estão fazendo a renaturalização das praias, repondo a areia na frente da praia, porque não vai tirar os prédios, então, tem que chegar a praia para frente.”

A ocupação da cidade tão próximo ao mar tem seu preço e seus desafios.

“Isso é uma disputa de território. O homem quer morar cada vez mais perto na água do mar, e, com essas mudanças climáticas, a maior energização do planeta, mais calor, provocam uma força do mar mais forte. Então, ao mesmo tempo que a força humana avança para dentro da praia, a força do mar avança também pra praia, então começa ter interferências” resume o especialista.

Para David Zee, assim como a prefeitura anunciou um novo protocolo relacionado ao calor intenso, após os últimos meses de altas temperaturas acima da média, é o momento do município também pensar e implementar planos quanto à ocupação próxima ao mar e em como criar um bom convívio com fenômenos naturais que são cada vez mais esperados e potencializados.

“O Rio de Janeiro é um retrato não só para outros municípios do estado como no Brasil inteiro, então temos que, efetivamente, tomar providências. Não só constatar. É o famoso “e daí”? A partir daí o que vamos fazer? Vamos ficar olhando só?”






Compartilhe
Corinthians x Vasco: final da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira (17)

Corinthians x Vasco: final da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira (17)

dezembro 17, 2025

CompartilheCorinthians e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, em São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Globo, sportv, Premiere, ge e Amazon Prime Video. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Flamengo enfrenta PSG pela final do Intercontinental; onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Flamengo enfrenta PSG pela final do Intercontinental; onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

dezembro 17, 2025

CompartilheParis Saint-Germain e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), na final da Copa Intercontinental 2025. A partida será disputada no Estádio Ahmad bin Ali, localizado no distrito de Al Rayyan, a cerca de 20 quilômetros de Doha, no Catar. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Rio entra em Estágio 2 devido à chuva e ventos fortes; há registros de alagamentos e queda de árvore

Rio entra em Estágio 2 devido à chuva e ventos fortes; há registros de alagamentos e queda de árvore

dezembro 17, 2025

CompartilheO município do Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 na manhã desta quarta-feira (17), em razão de registros de chuva e ventos fortes. A informação foi divulgada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Itaboraí realiza Ita Fla Fest com futebol, música e lazer

Itaboraí realiza Ita Fla Fest com futebol, música e lazer

dezembro 16, 2025

CompartilheA Prefeitura de Itaboraí promove nesta quarta-feira (17) mais uma edição do Ita Fla Fest, evento gratuito que reúne torcedores do Flamengo e o público em geral em uma programação de lazer e entretenimento. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SEMTUR) e será realizada na Praça Itamar da Silva Júnior,

Presidente da Alerj, Guilherme Delaroli  exonera assessores ligados a Bacellar

Presidente da Alerj, Guilherme Delaroli exonera assessores ligados a Bacellar

dezembro 16, 2025

CompartilheO presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Guilherme Delaroli (PL), exonerou nesta terça-feira quatro servidores ligados ao presidente afastado da Casa, deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar (União Brasil). As exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial, após a deflagração de uma nova fase de operação da

Governo do Rio remove barricadas em seis municípios e reforça retomada de vias

Governo do Rio remove barricadas em seis municípios e reforça retomada de vias

dezembro 16, 2025

CompartilheAção aconteceu em 13 comunidades; cinco suspeitos foram presos e dois fuzis apreendidos O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, na segunda-feira (15/12), mais uma etapa da Operação Barricada Zero, com ações simultâneas em seis municípios fluminenses. Ao todo, cinco criminosos foram presos, dois fuzis apreendidos e cerca de 349 toneladas de barricadas

Calor intenso marca a terça-feira no Rio, com previsão de mudança no tempo nos próximos dias

Calor intenso marca a terça-feira no Rio, com previsão de mudança no tempo nos próximos dias

dezembro 16, 2025

CompartilheO calor segue intenso no Rio de Janeiro. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a temperatura máxima nesta terça-feira pode chegar a 39 °C na cidade. Há previsão de pancadas de chuva nos períodos da tarde e da noite, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento de intensidade moderada a forte.

Eduardo Paes assina decreto que libera bermudas para servidores municipais

Eduardo Paes assina decreto que libera bermudas para servidores municipais

dezembro 16, 2025

CompartilheO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou um decreto, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Município, que autoriza o uso de bermudas durante o expediente. A medida entrou em vigor na data da publicação e é válida até o dia 31 de março do próximo ano.  Clique aqui para seguir o canal

Idosa ferida em incêndio no Leme morre antes de chegar a unidade de saúde

Idosa ferida em incêndio no Leme morre antes de chegar a unidade de saúde

dezembro 16, 2025

CompartilheUma idosa de 85 anos morreu após ser ferida em um incêndio que atingiu uma loja de motos elétricas no bairro do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira. A vítima, identificada como Elzira Cenci, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada

PF prende desembargador na segunda fase da Operação Unha e Carne

PF prende desembargador na segunda fase da Operação Unha e Carne

dezembro 16, 2025

CompartilheA Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira, o desembargador Macário Judice Neto, relator do processo envolvendo Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Jóias, no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim.  Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e