Rio de Janeiro lança campanha contra vandalismo após prejuízos de R$ 24 milhões
Nos últimos 12 meses, a cidade do Rio de Janeiro enfrentou uma onda de vandalismo que resultou em mais de 2,8 mil ônibus depredados e 28 incendiados, revelando um cenário alarmante de violência contra o transporte público. Com uma média mensal de 230 veículos danificados, os prejuízos em reparos ultrapassam os R$ 24 milhões no período.
Em resposta a essa situação crítica, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) lançou a campanha “Quem é cria não vacila”, com o objetivo de combater o vandalismo e sensibilizar a população sobre a importância de preservar o patrimônio público.
O pontapé inicial da campanha foi marcado por um evento de conscientização realizado na sexta-feira (26), no Terminal Alvorada, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Além disso, números alarmantes revelam que 145 ônibus foram sequestrados para serem utilizados como barricadas, prejudicando diretamente cerca de 6,5 milhões de cariocas em seus deslocamentos ao longo de 2023.
João Gouveia, presidente do Rio Ônibus, destacou que os passageiros são os principais prejudicados por esses atos de vandalismo.
“Não podemos tratar esses casos como meras estatísticas. Cada ônibus vandalizado precisa de um reparo a ser feito e, dependendo do tipo de depredação, esse veículo pode ficar semanas sem poder rodar nas linhas. Um impacto direto na vida do usuário que está no ponto esperando pelo serviço. Por isso, estamos comprometidos em trabalhar ao lado das autoridades e da comunidade para combater essa prática e garantir um deslocamento seguro e confortável para todos”, disse.
Com o intuito de conscientizar e engajar a população na proteção dos ônibus, a campanha inclui a distribuição de materiais impressos e a divulgação de sensibilização em terminais, TVs internas dos ônibus e mídias sociais do Rio Ônibus. O sindicato pretende envolver mais de três milhões de cariocas nesse esforço coletivo pela segurança e integridade do transporte público.