Rio de Janeiro registra maior número de queimadas desde 2017

setembro 10, 2024

Compartilhe

O estado do Rio de Janeiro enfrenta um cenário preocupante com o maior número de queimadas desde 2017. De acordo com o monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 760 focos de incêndio desde o início de 2024.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Esse número já é o maior dos últimos sete anos, ficando próximo dos 959 focos contabilizados em 2017, e a expectativa é que a situação piore nos próximos meses, historicamente marcados por um aumento nas ocorrências de queimadas.

Somente em setembro, o Inpe já detectou 55 incêndios florestais no estado, o maior número para o mês desde 2010, quando foram registradas 355 ocorrências. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro havia alertado, há duas semanas, sobre o aumento significativo das queimadas no estado em 2024. Até então, foram atendidas 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período de 2023, representando um crescimento de 85%. Os municípios mais afetados são Rio de Janeiro, com 4.513 ocorrências, São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561), seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, entre outros.

Além do impacto ambiental, as queimadas têm agravado a qualidade do ar, preocupando especialistas. Nos últimos dias, diversas regiões do Brasil, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, têm sido encobertas por fumaça. No estado do Rio de Janeiro, paisagens da região serrana, como Petrópolis e Teresópolis, também foram afetadas.

Segundo especialistas, o aumento das queimadas está relacionado à seca severa enfrentada pelo país, exacerbada por fatores como o aquecimento global e o fenômeno climático El Niño. Embora o clima seco favoreça os incêndios, a origem de muitos deles é criminosa, e investigações estão em andamento em várias regiões do país. Nos últimos dias, prisões relacionadas a queimadas foram efetuadas nos estados de São Paulo e Goiás.

O último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado na segunda-feira (9), indicou uma possível melhora na qualidade do ar, com previsão de dispersão dos poluentes nas 24 horas seguintes. Das 57 estações de monitoramento no estado, 28 registraram qualidade do ar boa, 26 moderada e 3 ruim, sendo elas: Manguinhos, na capital, Casa da Lua, em Resende, e Engenheiro Pedreira, em Japeri.

Nessas regiões, a população pode sentir sintomas como tosse seca, cansaço e irritação nos olhos, nariz e garganta. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas estão entre os mais vulneráveis. O Ministério da Saúde recomenda o aumento da ingestão de líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre entre 12h e 16h e o uso de máscaras para reduzir a exposição à fumaça.


Compartilhe
Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

agosto 22, 2024

Compartilhe O município de Maricá está um passo mais próximo de ter seu próprio campus universitário. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Fabiano Horta anunciou em suas redes sociais a assinatura de um termo de cooperação com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O acordo visa a criação de um campus da instituição na cidade, ampliando

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

agosto 22, 2024

Compartilhe Um grupo de manifestantes fechou, na tarde desta quinta-feira, parte da Avenida Marechal Rondon, nas proximidades do Viaduto Noel Rosa, sentido Centro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A manifestação ocorreu em um dos acessos ao Morro do São João, no bairro Engenho Novo. clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

agosto 22, 2024

Compartilhe Um visitante inusitado chamou a atenção em Copacabana nesta semana: Diferentão, um búfalo vindo de Minas Gerais, foi flagrado passeando pela orla na última terça-feira (20). Nesta quinta-feira (22), o animal continuou sua jornada, desta vez pelo Calçadão de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde rapidamente se tornou a principal atração. clique aqui para

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

agosto 22, 2024

Compartilhe Um dos principais nomes do tráfico de drogas em São Gonçalo, Paulo Gabriel Malafaia da Silva, conhecido como “GB do Catarina”, foi preso pela Polícia Civil em uma operação na última quarta-feira (21). clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: O suspeito foi encontrado em um luxuoso

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

agosto 21, 2024

Compartilhe A Polícia Militar descobriu que membros do Comando Vermelho (CV) estavam monitorando a frequência de rádio do 22º BPM (Maré) para se deslocar do Complexo do Alemão para o Complexo da Maré. A descoberta ocorreu durante uma operação em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando agentes suspeitaram de um grupo de

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

agosto 21, 2024

Compartilhe A casa na Gávea onde o poeta e compositor Vinicius de Moraes passou parte de sua juventude está à venda. O imóvel, localizado na Rua das Acácias, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi anunciado por R$ 3,9 milhões. Construída em 1930, a residência carrega uma rica história, ligada à vida do renomado

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

agosto 20, 2024

CompartilheApós ter ficado preso por anos, o ex-deputado estadual, que já presidiu a Alerj, Paulo Melo (MDB), voltou à política, dessa vez buscando a prefeitura de Saquarema, município em que mantém sua base eleitoral. Ele vai disputar em um cenário diferente, onde há uma alta aprovação da administração atual, que tenta emplacar a candidata Lucimar

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

agosto 20, 2024

Compartilhe Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou que solicitará à Justiça a transferência dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para presídios federais. A medida, segundo o governo estadual, visa dificultar o contato entre os líderes da organização e seus subordinados, enfraquecendo assim o comando da facção dentro do sistema prisional.

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

agosto 20, 2024

Compartilhe O fotógrafo carioca Bruno Dulcetti fez novamente um registro impressionante da lua cheia. Desta vez, ele conseguiu capturar a imagem de uma superlua azul parecendo “pousar” nos braços do Cristo Redentor, em uma foto tirada na manhã desta terça-feira (20), da Urca, na Zona Sul do Rio. clique aqui para seguir o canal “RJ

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

agosto 20, 2024

Compartilhe Seis ferros-velhos que operavam sem licença foram interditados nesta segunda-feira (19) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta liderada pelo Detran.RJ. A ação, que contou com a participação de policiais civis e militares, ocorreu nas proximidades da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Alcântara. clique aqui para