Estado do RioPolíciaRéveillon 2025Segurança

Rio: Polícia Civil intensifica fiscalização de queima de fogos em 21 cidades do estado

Compartilhe

A Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) da Polícia Civil está realizando um amplo trabalho de avaliação técnica e fiscalização de queimas de fogos em 21 municípios do estado do Rio de Janeiro. A ação visa garantir a segurança do público durante as comemorações da virada do ano.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Nesta segunda-feira (30/12), os agentes inspecionaram as balsas que serão usadas no Réveillon de Copacabana, atualmente localizadas no Porto do Rio. O trabalho, que começou no dia 5 de dezembro, abrange 66 pontos de queima de fogos, distribuídos entre eventos públicos e privados, como os realizados em hotéis, clubes e condomínios.

As cidades incluídas na operação são: Angra dos Reis, Araruama, Areal, Arraial do Cabo, Miguel Pereira, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Maricá, Niterói, São Francisco do Itabapoana, Paraty, Rio das Ostras, Silva Jardim, São Pedro da Aldeia, Trajano de Moraes, Três Rios, Saquarema, Mangaratiba e Armação dos Búzios, além da capital.

Este ano, a CFAE adotou uma abordagem proativa, entrando em contato com prefeituras para identificar eventos de queima de fogos e buscando informações em sites e redes sociais. O objetivo é prevenir acidentes e melhorar a segurança das operações pirotécnicas.

O processo de autorização exige a entrega de um projeto técnico, elaborado por uma empresa licenciada, com detalhes como o tipo de fogos, disposição, distanciamento do público e assinatura de um engenheiro responsável. A execução deve contar com o acompanhamento de um técnico especializado em pirotecnia.

Além da fiscalização da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros também avalia os projetos, garantindo que as condições de segurança contra incêndios sejam atendidas.

A queima de fogos sem autorização é considerada ilegal. Responsáveis podem ser multados, ter o material apreendido e responder criminalmente, tanto os organizadores quanto os fornecedores dos artefatos.

Com ações previstas até a véspera do Réveillon (31/12), a Polícia Civil reforça seu compromisso em oferecer uma celebração segura para todos os moradores e visitantes do estado.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %