A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) completa nesta quinta-feira (22) os primeiros cem dias da nova fase do transporte aquaviário na Baía de Guanabara. Nesse período, o sistema passou por uma série de melhorias, incluindo a reintegração do catamarã Zeus à frota, após oito meses de manutenção, o que ampliou a oferta de assentos em 233 lugares. Além disso, todos os 332 assentos da embarcação Charitas, considerada a mais tradicional do sistema, foram substituídos.
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Desde 12 de fevereiro, a operação das barcas é realizada pelo consórcio Barcas Rio, em modelo de prestação de serviços. A nova configuração proporciona ao Governo do Estado maior controle e autonomia sobre o sistema. Nos últimos cem dias, mais de 3,5 milhões de passageiros foram transportados em 15.730 viagens pelas linhas que cruzam a Baía de Guanabara.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, o novo modelo de gestão tem contribuído para melhorar a qualidade do serviço, com mais oferta e comodidade aos passageiros.
“A decisão de mudar o modelo de operação das barcas, após muito estudo, está fazendo toda a diferença na performance do sistema e na vida do passageiro. Melhorar a qualidade das viagens, com mais oferta e comodidade, é o nosso objetivo. E em poucos meses, já estamos atingindo excelentes resultados. Vamos seguir buscando melhorias e fazendo os ajustes necessários para melhorar a experiência da população.” destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
Em março, a Setram, em parceria com a Prefeitura de Niterói, reduziu a tarifa da linha Charitas de R$ 21 para R$ 7,70. Para as linhas Arariboia, Cocotá e Paquetá, o valor foi reduzido de R$ 7,70 para R$ 4,70, medida implementada pelo Governo do Estado.
Como reflexo dessas ações, o sistema registrou, em 30 de abril, um recorde de movimentação: foram 54.973 embarques nas linhas de Charitas, Arariboia, Cocotá, Paquetá, Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba. O número representa um aumento de 18% na demanda em relação ao período anterior à pandemia.
A linha Charitas, em particular, apresentou crescimento expressivo: registrou 7.445 passageiros em um único dia, mais que o dobro da média diária registrada no ano anterior, que era de cerca de 3.500 embarques — um aumento de 112% em 2025.