RJ: Enel divulga ranking de municípios por furtos de energia

setembro 29, 2025

Compartilhe

Duque de Caxias e São Gonçalo foram as cidades que registraram os maiores índices de furto de energia entre os 66 municípios atendidos pela Enel Distribuição Rio no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, mais de 30% da energia distribuída nessas cidades foi perdida, em grande parte por causa das ligações clandestinas: 34,35% em Duque de Caxias e 31,53% em São Gonçalo.

Na sequência do ranking aparecem Araruama (22,36%), Cabo Frio (21,47%), Angra dos Reis (18,51%), Niterói (17,95%), Campos (14,76%) e Macaé (8,22%). De acordo com a concessionária, a energia furtada apenas nessas oito cidades seria suficiente para abastecer Niterói, São Gonçalo, Campos e Macaé por um ano inteiro.

“O furto de energia é um desafio histórico no Estado do Rio, com consequências negativas para toda a sociedade. Realizamos um trabalho contínuo de conscientização sobre a importância da regularização do fornecimento, destacando os riscos que as ligações clandestinas podem gerar para quem comete a infração e para quem está no entorno”, afirmou José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Rio. Segundo ele, as ligações irregulares sobrecarregam o sistema e aumentam o número de interrupções.

Áreas de risco concentram perdas

Um dos maiores obstáculos para a distribuidora está nas chamadas áreas de severa restrição operacional. Nesses locais, que reúnem 17% dos clientes da Enel Rio, estão concentrados 59% de todas as perdas não técnicas. Entre 2004 e 2024, o número de unidades consumidoras nesses territórios cresceu 541%.

Para tentar reduzir o problema, a empresa realizou 115 mil inspeções na rede elétrica no primeiro semestre e contou com apoio da Polícia Civil em 127 registros de ocorrência. Até junho, 78 pessoas foram presas em flagrante por furto de energia.

Crime e risco à vida

A Enel lembra que fraudes e furtos de energia configuram crime, com pena prevista de um a oito anos de prisão. Além da responsabilização criminal, os envolvidos são cobrados pelos valores retroativos, acrescidos de multa. Tanto quem executa a fraude quanto o titular da conta podem responder.

Além das perdas financeiras e do impacto na qualidade do serviço, a prática coloca vidas em risco. Tentativas de ligação direta na rede ou manipulação de medidores por pessoas não qualificadas podem resultar em choques e acidentes fatais.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo site Enel Rio, pelo aplicativo da concessionária ou pelo telefone 0800 280 0120.


Compartilhe

How To Love Yourself, Even When No One Else Seems To

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Anterior