RJ: Ministério da saúde considera mudança na gestão de hospitais federais

agosto 2, 2024

Compartilhe

Em meio a uma crise que mantém mais de 400 leitos hospitalares fechados, o Ministério da Saúde está avaliando uma reestruturação na gestão dos hospitais federais no estado do Rio de Janeiro. Recentemente, a administração do Hospital do Andaraí foi transferida para a Prefeitura do Rio, e agora outras unidades podem seguir o mesmo caminho.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Entre as mudanças estudadas, está a fusão do Hospital Gafreé e Guinle com o Hospital dos Servidores, ambos situados no bairro da Saúde, que passariam a funcionar sob a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Esta empresa, ligada ao Ministério da Educação, já gere mais de 40 hospitais universitários federais no Brasil.

Além disso, o Hospital de Bonsucesso pode ser transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul, e o Hospital Cardoso Fontes, assim como o Andaraí, passaria para a administração da Prefeitura do Rio.

Os problemas de infraestrutura e falta de profissionais são alarmantes. No Hospital do Andaraí, 29 leitos estão inativos devido à falta de pessoal, incluindo 13 de UTI, e a emergência permanece fechada. A situação no Hospital de Bonsucesso é ainda mais grave, com 196 leitos fechados, o que representa 47% do total da unidade. No Hospital Gafreé e Guinle, 10 leitos estão inoperantes, e no Hospital dos Servidores, 74 estão fora de uso. O Cardoso Fontes tem 38 leitos fechados, principalmente por falta de médicos, e o Hospital da Lagoa possui 69 leitos indisponíveis. Ao todo, 416 leitos da rede federal estão fechados no Rio de Janeiro.

Um ponto crítico é a ausência de um acordo de cooperação técnica que defina as regras do convênio entre a Prefeitura do Rio e o Ministério da Saúde para o Hospital do Andaraí.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a Rio Saúde, empresa pública da prefeitura, realizará a contratação de mil novos funcionários. No entanto, essa medida é contestada pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, que já ingressou com uma ação na Justiça Federal. A diretora do Sindsprev/RJ, Christiane Gerardo, questiona a capacidade do município de gerir hospitais de alta complexidade como o Andaraí e pede investigação sobre a possível fusão de outras unidades.

“A gente tem tudo isso registrado. A incapacidade do município de gerir os seus leitos, querer agora se aflorar a gerir leitos de alta complexidade, cujo Tribunal de Contas do município, em 2019, já deu, em relatório, a sua negativa desse procedimento. O município não tem gestão em alta complexidade, que é uma política nacional especializada, e as outras tratativas são tratativas que carecem, inclusive, de investigação.
Você tirar o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle de dentro da estrutura daquele prédio, que realmente é um prédio antigo, para você passar para um outro prédio antigo, com também problemas estruturais, é preciso se investigar o que está por trás disso”.


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou no final de junho um programa de reestruturação dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro. Um comitê gestor está analisando os problemas identificados e trabalhando em parcerias com a Prefeitura do Rio, a EBSERH, a Fiocruz e o Grupo Hospitalar Conceição. Contudo, as novas medidas ainda não foram oficialmente divulgadas.


Compartilhe
RJ: Polícia prende pastor ligado ao Comando Vermelho que extorquia empresas em Caxias

RJ: Polícia prende pastor ligado ao Comando Vermelho que extorquia empresas em Caxias

novembro 27, 2025

CompartilheUma operação integrada das forças de segurança do Governo do Estado, realizada nesta quinta-feira (27/11), resultou na desarticulação de uma organização criminosa que vinha extorquindo empresas instaladas no entorno da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. A ação, batizada de “Operação Refinaria Livre”, foi deflagrada por policiais civis da Delegacia de Repressão a

RJ: Deputados aprovam implantação do ‘botão do pânico’ em unidades de saúde

RJ: Deputados aprovam implantação do ‘botão do pânico’ em unidades de saúde

novembro 27, 2025

CompartilheO projeto de lei para implantar um “botão do pânico” em unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (26/11). Agora, a proposta de autoria do deputado Guilherme Delaroli (PL) segue para o governador Cláudio Castro (PL), responsável pela sanção ou

Niterói se prepara para sediar a 30ª Cúpula da Rede Mercocidades

Niterói se prepara para sediar a 30ª Cúpula da Rede Mercocidades

novembro 26, 2025

CompartilheNiterói receberá, entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, a XXX Cúpula da Rede Mercocidades, que terá como tema “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”. O encontro celebra os 30 anos da Rede e reunirá prefeitos, autoridades locais, especialistas, organismos internacionais, acadêmicos e representantes da sociedade civil para discutir estratégias e

Nos braços da Nação: rubro-negros lotam o Galeão no apoio final antes da decisão

Nos braços da Nação: rubro-negros lotam o Galeão no apoio final antes da decisão

novembro 26, 2025

CompartilheNesta quarta-feira (26), milhares de torcedores do Flamengo transformaram o entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim — Galeão, no Rio de Janeiro — em um mar rubro-negro. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O AeroFla reuniu apoiadores da equipe que embarca rumo

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

novembro 26, 2025

CompartilheUma mulher ainda não identificada morreu na tarde desta quarta-feira na Avenida Pastor Martin Luther King, na altura de Acari, Zona Norte do Rio. De acordo com as primeiras informações, ela foi atingida por disparos durante uma tentativa de assalto enquanto dirigia um veículo preto, a cerca de 300 metros do Hospital Municipal Ronaldo Gazzola.

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

novembro 26, 2025

CompartilheUma operação realizada nesta quarta-feira (26) na Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, deixou três pessoas mortas, um homem preso e uma criança ferida. Segundo informações da Polícia Civil, os mortos seriam suspeitos de atuar na segurança de um traficante da região. Na ação, foram apreendidos dois fuzis e pistolas.

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

novembro 25, 2025

CompartilheO Campeonato Brasileiro segue indefinido, mas o Flamengo se aproxima da conquista. Nesta terça-feira, na Arena MRV, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, em jogo válido pela 36ª rodada. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O placar foi

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

novembro 25, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira(25), um projeto de lei que impede concessionárias de água de instalarem hidrômetros em calçadas, áreas externas ou em locais não autorizados pelos proprietários, locatários ou responsáveis por imóveis residenciais e estabelecimentos públicos e privados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

novembro 25, 2025

CompartilheO jovem Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, está desaparecido desde a tarde desta segunda-feira (24), após ter sido forçado a entrar em um carro na Avenida Pilsen, esquina com a Rua 31, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Antissequestro (DAS) como possível sequestro ou cárcere privado.

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

novembro 25, 2025

CompartilheO Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, estabelecida pela Corte no processo que tratou da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Clique aqui para seguir

Anterior Próximos