RJ: Polícia prende pastor ligado ao Comando Vermelho que extorquia empresas em Caxias

novembro 27, 2025

Compartilhe

Uma operação integrada das forças de segurança do Governo do Estado, realizada nesta quinta-feira (27/11), resultou na desarticulação de uma organização criminosa que vinha extorquindo empresas instaladas no entorno da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. A ação, batizada de “Operação Refinaria Livre”, foi deflagrada por policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), da Baixada Fluminense (DRE-BF) e da 60ª DP (Campos Elíseos).

Entre os detidos está um pastor que se apresentava como líder religioso e comunitário, mas atuava como intermediador do Comando Vermelho para coagir empresários. Ao todo, três membros da quadrilha foram presos até o momento.

A organização criminosa é comandada por Joab da Conceição Silva, apontado como chefe do tráfico na região e classificado pelos investigadores como narcoterrorista. A equipe segue nas ruas para cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, com o objetivo de garantir a coleta de provas, impedir pressões sobre testemunhas e evitar destruição de evidências.

O governador Cláudio Castro destacou o papel da Polícia Civil na repressão a crimes dessa natureza.
“A atuação da Polícia Civil é fundamental para que essa atividade criminosa seja reprimida em nosso Estado. Não importa quem seja, se estiver em conluio com bandidos, será levado à Justiça. Tenho certeza que, com a prisão desses criminosos, vamos avançar nos trabalhos de investigação e acabar com a extorsão a empresas na região. Não haverá descanso para quem desafiar a lei no Estado do Rio”, afirmou.


Como funcionava o esquema

De acordo com o inquérito, empresas instaladas no polo industrial da Reduc eram pressionadas a pagar mensalidades ao tráfico sob ameaça de incêndio de caminhões, agressões a funcionários, paralisação forçada das atividades e bloqueio do acesso às instalações.

O pastor preso atuava como o elo entre o crime e o setor produtivo, visitando pessoalmente as empresas. Ele chegava como representante comunitário, mas impunha normas determinadas por Joab, como proibição de estacionamento de caminhões, exigência de contratação de moradores indicados pela facção e oferta de “mediação” para evitar retaliações. Para os agentes, essa suposta mediação era apenas fachada para a prática de extorsão.

Documentos do Ministério do Trabalho e relatos de empresários mostram que diversas empresas foram obrigadas a interromper operações por vários dias devido às ameaças do grupo. As investigações revelam ainda que sindicatos e associações de fachada estavam sendo usados pelo tráfico para ampliar a pressão sobre o setor produtivo.


Infiltração no setor industrial

A Polícia Civil identificou que integrantes do grupo se inseriam nas empresas para controlar ilegalmente processos de contratação, interferir em seleções e cobrar vantagens para liberação de vagas. Parentes e aliados do tráfico eram impostos como funcionários — inclusive em funções que não exigiam, e muitas vezes não possuíam, qualificação técnica.

Uma das contratadas identificadas é a companheira de Joab, que ingressou em uma empresa poucos dias antes do ataque à 60ª DP, em fevereiro de 2025 — ação que, segundo as investigações, foi ordenada pelo próprio traficante.


Explosivos e articulação interestadual

O pastor preso nesta quinta-feira já havia sido detido no início do mês em Betim (MG) durante a “Operação Aves de Rapina”, quando foi flagrado transportando uma pistola, seis granadas artesanais, munições e dinheiro em espécie.

Ele confessou ter levado os explosivos de Duque de Caxias para Minas Gerais para realizar ações de intimidação e interromper serviços na Refinaria Gabriel Passos (Regap), sob o pretexto de atender a um “movimento grevista” articulado por sindicatos alinhados ao grupo criminoso. No veículo também estava o presidente de uma associação de empresas de transporte de combustível, o que reforça o envolvimento de entidades formais na estrutura criminosa.

A presença de artefatos explosivos indica que a quadrilha operava com táticas de terror e pretendia ameaçar não apenas empresas e trabalhadores, mas também a segurança de instalações estratégicas ligadas ao transporte nacional de combustíveis.


Compartilhe
Quando é necessário fazer um check-up cardíaco? Entenda

Quando é necessário fazer um check-up cardíaco? Entenda

setembro 15, 2025

CompartilheGrande parte das mortes por doenças cardiovasculares pode ser evitada com diagnóstico precoce e adoção de hábitos saudáveis. As doenças do coração e da circulação estão entre as principais causas de óbito no Brasil e no mundo, mas até 80% dos casos podem ser prevenidos por meio de cuidados adequados. ✅Clique aqui para seguir o

Nova Iguaçu: Projeto “Escolas Seguras” promove exercício de evacuação em unidade escolar

Nova Iguaçu: Projeto “Escolas Seguras” promove exercício de evacuação em unidade escolar

setembro 15, 2025

CompartilheA Escola Municipal Pera Flor, localizada no bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu, realizou nesta sexta-feira (12) um simulado de evacuação que mobilizou 417 alunos e funcionários. A atividade foi concluída em 1 minuto e 23 segundos, tempo considerado positivo para o porte da unidade. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é resgatada pela Guarda Municipal após acidente na Trilha Tupinambá, em Niterói

Jovem é resgatada pela Guarda Municipal após acidente na Trilha Tupinambá, em Niterói

setembro 15, 2025

CompartilheNa manhã deste sábado (13), a Guarda Municipal de Niterói realizou o resgate de uma jovem que sofreu uma entorse durante um passeio na Trilha Tupinambá. A ocorrência aconteceu por volta das 11h, após a vítima, identificada como Mayara Ferreira, ficar impossibilitada de continuar o percurso. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

PMs são presos por suspeita de extorsão e sequestro na Zona Oeste do Rio

PMs são presos por suspeita de extorsão e sequestro na Zona Oeste do Rio

setembro 14, 2025

CompartilheTrês policiais militares foram presos nesta sexta-feira (13), na Zona Oeste do Rio de Janeiro, suspeitos de envolvimento em um caso de extorsão. A ação foi realizada pela Delegacia Antissequestro (DAS), com apoio da Corregedoria da Polícia Militar. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no

Moradores voltam a protestar na RJ-106 após morte de idoso em Rio do Ouro

Moradores voltam a protestar na RJ-106 após morte de idoso em Rio do Ouro

setembro 14, 2025

CompartilheMoradores interditaram novamente a RJ-106, no trecho de Rio do Ouro, na tarde deste sábado (13), em protesto motivado pela morte de um idoso ocorrida durante a semana, quando ele tentava atravessar a rodovia em uma área sem passarela. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Polícia Militar prende suspeito de tráfico e recolhe arsenal em Maricá

Polícia Militar prende suspeito de tráfico e recolhe arsenal em Maricá

setembro 13, 2025

CompartilheA Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (12), um homem suspeito de tráfico de drogas durante uma operação na Comunidade da Estação, em Ponta Negra, em Maricá. A ação foi realizada após denúncia anônima recebida pelo 12º BPM e resultou também na apreensão de uma arma de fogo, munições, entorpecentes e dinheiro em espécie.

São Gonçalo: Mulher é presa acusada de torturar a própria filha

São Gonçalo: Mulher é presa acusada de torturar a própria filha

setembro 12, 2025

CompartilhePoliciais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de São Gonçalo prenderam, nesta sexta-feira (12), uma mulher de 35 anos acusada de torturar a filha de 9 anos. A ação ocorreu na Travessa São Luiz, na Comunidade do Serrão, em Niterói, em cumprimento a um mandado expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar

Operação no Lins termina com mortos, ferido e apreensão de armas

Operação no Lins termina com mortos, ferido e apreensão de armas

setembro 12, 2025

CompartilheUma operação conjunta das polícias Militar e Civil no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, resultou na morte de dois suspeitos e deixou um terceiro ferido na manhã desta sexta-feira (12). ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Durante o confronto,

Corpo encontrado em Niterói é de adolescente desaparecida no Leme

Corpo encontrado em Niterói é de adolescente desaparecida no Leme

setembro 12, 2025

CompartilheO corpo da adolescente Niquele Pereira Santana, de 14 anos, que desapareceu na última quarta-feira (10) após ser arrastada pelas ondas na Praia do Leme, Zona Sul do Rio, foi encontrado na Praia de Piratininga, em Niterói, na quinta-feira (11). A família esteve no Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio para reconhecimento do corpo.

Polícia pede prisão de médico após complicações fatais em procedimento

Polícia pede prisão de médico após complicações fatais em procedimento

setembro 12, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro solicitou à Justiça, nesta quinta-feira (11), a prisão do médico José Emílio de Brito, responsável pelo procedimento estético no qual morreu a técnica de segurança do trabalho Marilha Menezes Antunes, de 28 anos. A vítima sofreu hemorragia interna após ter um rim perfurado durante uma lipoaspiração e enxerto

Anterior Próximos

Deixe um comentário