O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), localizado no bairro Lagoinha, em São Gonçalo, atingiu no último dia 18 a marca de mil cirurgias cardíacas realizadas desde sua inauguração, em dezembro de 2022. O marco foi alcançado com a cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena) realizada no motorista de aplicativo Alexander da Costa Rangel, de 53 anos, morador da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O número inclui procedimentos como implantes de marcapasso, trocas valvares (substituição de válvulas cardíacas por próteses) e outras intervenções cardíacas. Além disso, o hospital também realiza cateterismos, angioplastias, cirurgias oncológicas, neurológicas, dermatológicas e gerais, bem como consultas pré e pós-operatórias, exames e sessões de quimioterapia.
Desde sua fundação, o HCCOR contabiliza 12.749 cirurgias e procedimentos e 24.896 consultas, segundo dados apurados até o fim de maio deste ano. As cirurgias de marcapasso e trocas valvares foram incorporadas ao serviço em outubro de 2023.
Na unidade hospitalar desde o início, o médico cirurgião Alexandre Deslandes, que operou Alexander, também destacou a importância do HCCOR para a população.
“Quando começamos, já sabíamos que as cirurgias teriam um grande impacto na região. E a gente está vendo que está dando muito certo. Começou com um movimento que, desde o início, nunca foi pequeno, mas cresceu ainda mais e hoje a gente consegue fazer, em média, 40 procedimentos cardíacos por mês. E é extremamente gratificante chegar ao número mil em um período tão curto. São pessoas que tinham dificuldades muito grandes e agora têm acesso a esse equipamento de alta complexidade. E as coisas só tendem a melhorar e continuar. Já estou indo para a próxima cirurgia e esse número só vai crescer. São tratamentos que não são de fácil acesso e a gente consegue fazer em São Gonçalo. Que a gente possa comemorar aqui duas, três mil cirurgias cardíacas e assim por diante”, finalizou o médico.
Alexander se sentiu honrado quando ficou sabendo que era o paciente número mil das cirurgias cardíacas e agradeceu por todo o atendimento recebido.
“Sempre fui muito bem atendido, graças a Deus. Tudo perfeito desde a primeira consulta até a alta da cirurgia. É um privilégio ser o número mil, é muita alegria. Não conhecia o HCCOR e fiquei surpreso com o que vi aqui por ser um hospital público. O atendimento é excelente de toda a equipe. Isso aqui é uma referência para o Brasil. Deus me deu a segunda chance e agora eu quero viver da melhor forma possível com minha família”, finalizou o paciente.
O HCCOR é uma unidade de alta complexidade que atende pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER). Segundo o secretário municipal de Saúde de São Gonçalo, Gabriel Mello, a unidade representa um avanço significativo para a saúde pública regional. “O hospital se consolidou como uma referência e atende não apenas São Gonçalo, mas pacientes de diversos municípios do estado. É um equipamento essencial e resultado do trabalho de toda a equipe envolvida”, disse.
O prefeito Capitão Nelson também esteve na unidade para parabenizar a equipe e o paciente. Ele ressaltou que, antes da inauguração do HCCOR, pacientes da cidade precisavam se deslocar por mais de 140 km para realizar esse tipo de procedimento, em cidades como Vassouras.
“Eu não canso de repetir que esse hospital foi um ganho enorme para a população. São Gonçalo não realizava cirurgias cardíacas na cidade. Os pacientes tinham que se deslocar por mais de 140 quilômetros para fazer as operações em Vassouras, ficavam muito longe de casa e de seus parentes. Hoje, a realidade é outra. E chegamos ao número mil das cardíacas. Mais um marco para a saúde. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao deputado federal Altineu Côrtes, que sempre colaboraram para o HCCOR acontecer e continuar acontecendo. Se Deus me ajudar, ainda vou aumentar os serviços aqui”, disse o prefeito Capitão Nelson, que esteve na unidade parabenizando Alexander pela cirurgia.
Todos os procedimentos realizados pela rede pública de São Gonçalo são agendados exclusivamente através da Central Municipal de Regulação. O paciente precisa manter seus dados atualizados, especialmente número de telefone e endereço, em qualquer unidade básica de saúde do município. O contato da Central de Regulação é feito por meio do número (21) 3195-5198.