Saquarema inaugura mega escola com capacidade para até 1.000 alunos

abril 2, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta segunda-feira, 01, a maior escola da cidade. O novo Colégio Gustavo Campos da Silveira foi entregue em uma cerimônia concorrida, cheia de emoção e com muitas novidades para a população.

A nova instituição educacional apresenta 19 salas de aula, 4 salas multiuso, refeitório, quadra poliesportiva, sala multissensorial, sala de banda, laboratórios de matemática e informática, sala de atendimento médico, espaços administrativos, biblioteca e muito mais. Com mais de 5 mil metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender mil alunos da Educação Infantil ao 9° Ano do Ensino Fundamental.

“Há 32 anos, inauguramos o antigo colégio, ali no início do Campo de Aviação. Hoje, estamos aqui, celebrando esta grande conquista para a população do 1° Distrito. O novo Gustavo Campos é um salto de qualidade e infraestrutura na Educação da nossa cidade”, comemorou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

“Aqui, no novo Gustavo, os alunos terão ensino de qualidade em um ambiente especialmente pensado para o desenvolvimento e a educação das nossas crianças. Cada cantinho dessa escola é especial e tenho certeza de que nossos professores desempenharão um excelente trabalho para que a escola continue sendo destaque no IDEB em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.



Sala Multissensorial

No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o novo Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira apresenta uma novidade em sua estrutura física: a Sala Multissensorial. O espaço foi criado a partir dos trabalhos do GT de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade, que reúne funcionários de diversas secretarias da Administração Municipal.

A Sala Multissensorial tem como objetivo ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes. O espaço foi projetado para facilitar a experiência dessas pessoas durante o período escolar, com iluminação especial, painéis de atividades e mobiliário projetado para proporcionar conforto e tranquilidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social, além da presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. Embora os sintomas configurem o núcleo do transtorno, a gravidade e a apresentação em cada indivíduo são variáveis, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, mas o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida. A causa do transtorno do espectro do autismo permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que a origem seja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

“A Sala Multissensorial do Gustavo Campos foi pensada para atender nossos alunos com TEA. Atualmente, temos uma grande parcela de estudantes diagnosticados com o transtorno em nossa rede municipal de Educação. O espaço servirá para que esses alunos tenham um atendimento especial nos momentos em que saem do foco ou desregulam. É um local onde eles poderão se acalmar e voltar às atividades escolares”, informou a Subsecretária Municipal de Inclusão Educacional, Helen Silvia Ribeiro.

Integrada à Sala Multissensorial, fica a Sala do Sossego, local mais reservado e cuidadosamente planejado para servir como refúgio para crianças neurotípicas, que podem ficar incomodadas com excesso de estímulos.

Atualmente, todas as escolas da Rede Municipal de Educação contam com Salas Multiuso, onde a Subsecretaria Municipal de Inclusão Educacional promove ações para os alunos neurotípicos. Esses espaços estão passando por adequação para a instalação de Salas Multissensoriais, seguindo o modelo da unidade criada no novo Gustavo Campos da Silveira. As novas escolas em construção já possuem a estrutura no projeto da obra.


Compartilhe
São Gonçalo: Ex-prefeito Neilton Mulim, morre aos 62 anos

São Gonçalo: Ex-prefeito Neilton Mulim, morre aos 62 anos

janeiro 24, 2025

Compartilhe O ex-prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, morreu nesta quinta-feira (23), aos 62 anos, em um hospital do Rio de Janeiro, onde estava internado lutando contra um câncer. A família confirmou a morte do político, que teve uma longa trajetória na vida pública e marcou sua atuação no município. ✅ Clique aqui para seguir o

Megaoperação policial combate crime organizado na zona Norte do Rio

Megaoperação policial combate crime organizado na zona Norte do Rio

janeiro 24, 2025

Compartilhe Uma megaoperação policial foi deflagrada na madrugada desta sexta-feira (24) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte da capital fluminense, com o objetivo de combater o crime organizado e controlar ações de criminosos. Cerca de 500 policiais participam da ação, que também mira o roubo de veículos e cargas na região

São Gonçalo oferece 126 vagas de emprego em diversas áreas

São Gonçalo oferece 126 vagas de emprego em diversas áreas

janeiro 23, 2025

Compartilhe A Prefeitura de São Gonçalo anunciou a abertura de 126 vagas de emprego para diversos cargos, com oportunidades para pessoas de diferentes idades e níveis de experiência. Os interessados podem se candidatar a partir desta sexta-feira (24), entre 10h e 16h, comparecendo a uma das unidades do Sine, localizadas no Partage Shopping ou no

Moradores de Niterói voltam a protestar contra falta de luz

Moradores de Niterói voltam a protestar contra falta de luz

janeiro 23, 2025

Compartilhe A cidade de Niterói registrou novos protestos contra a falta de energia elétrica na noite desta quarta-feira (22). Moradores insatisfeitos com os apagões em algumas áreas, especialmente na Região Oceânica, bloquearam trechos da Estrada Francisco da Cruz Nunes. Em ato de revolta, foram ateados fogo em detritos, interrompendo o trânsito na região. ✅ Clique aqui

Rio: Passageira desmaia em ônibus sem ar-condicionado

Rio: Passageira desmaia em ônibus sem ar-condicionado

janeiro 23, 2025

Compartilhe Uma mulher desmaiou na manhã desta quinta-feira (23) dentro de um ônibus da linha 388 (Cesarão x Candelária), na Avenida Brasil, em Deodoro, Zona Oeste do Rio. Segundo testemunhas, o veículo estava lotado e sem ar-condicionado, e o forte calor dentro do coletivo teria causado o mal-estar da passageira. ✅ Clique aqui para seguir o

São Gonçalo: Polícia investiga morte de filha de Flordelis

São Gonçalo: Polícia investiga morte de filha de Flordelis

janeiro 23, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando a morte de Gabriella dos Santos Souza, de 25 anos, uma das filhas da pastora e ex-deputada federal Flordelis, condenada a 50 anos de prisão pelo assassinato do marido, Anderson do Carmo. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e

Rio de Janeiro terá pancadas de chuva isoladas nesta quinta-feira

Rio de Janeiro terá pancadas de chuva isoladas nesta quinta-feira

janeiro 23, 2025

Compartilhe A cidade do Rio de Janeiro deve enfrentar mudanças no tempo nesta quinta-feira (23). De acordo com o sistema Alerta Rio, o dia começará com céu parcialmente nublado, mas a nebulosidade deve aumentar ao longo do período, trazendo possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas durante a tarde. ✅ Clique aqui para seguir o

Morre Piruinha, o bicheiro mais antigo do Rio

Morre Piruinha, o bicheiro mais antigo do Rio

janeiro 23, 2025

Compartilhe José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, faleceu nesta quarta-feira (22), aos 94 anos, deixando um legado como um dos nomes mais emblemáticos do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Reconhecido por sua atuação discreta, ele era o mais velho da antiga cúpula do jogo ilegal na cidade, consolidando seu domínio ao longo de

Calor intenso e chuva isolada marcam a quarta-feira no Rio

Calor intenso e chuva isolada marcam a quarta-feira no Rio

janeiro 22, 2025

Compartilhe A cidade do Rio de Janeiro deve enfrentar mais um dia de calor intenso nesta quarta-feira (22), com temperaturas chegando a 37°C. De acordo com o sistema Alerta Rio, o tempo será influenciado pelo calor e pela alta umidade, resultando em condições favoráveis para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. ✅ Clique aqui

Rio: Prefeitura recupera estacionamento em Hospital Federal explorada por Milícia

Rio: Prefeitura recupera estacionamento em Hospital Federal explorada por Milícia

janeiro 22, 2025

Compartilhe A administração do estacionamento do Hospital Federal Cardoso Fontes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, estava sob controle de uma milícia que cobrava diárias de pacientes e funcionários. A situação foi revelada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que classificou o caso como um ato de extorsão e intimidação em um terreno