Saquarema inaugura mega escola com capacidade para até 1.000 alunos

abril 2, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Saquarema inaugurou, nesta segunda-feira, 01, a maior escola da cidade. O novo Colégio Gustavo Campos da Silveira foi entregue em uma cerimônia concorrida, cheia de emoção e com muitas novidades para a população.

A nova instituição educacional apresenta 19 salas de aula, 4 salas multiuso, refeitório, quadra poliesportiva, sala multissensorial, sala de banda, laboratórios de matemática e informática, sala de atendimento médico, espaços administrativos, biblioteca e muito mais. Com mais de 5 mil metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender mil alunos da Educação Infantil ao 9° Ano do Ensino Fundamental.

“Há 32 anos, inauguramos o antigo colégio, ali no início do Campo de Aviação. Hoje, estamos aqui, celebrando esta grande conquista para a população do 1° Distrito. O novo Gustavo Campos é um salto de qualidade e infraestrutura na Educação da nossa cidade”, comemorou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

“Aqui, no novo Gustavo, os alunos terão ensino de qualidade em um ambiente especialmente pensado para o desenvolvimento e a educação das nossas crianças. Cada cantinho dessa escola é especial e tenho certeza de que nossos professores desempenharão um excelente trabalho para que a escola continue sendo destaque no IDEB em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.



Sala Multissensorial

No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o novo Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira apresenta uma novidade em sua estrutura física: a Sala Multissensorial. O espaço foi criado a partir dos trabalhos do GT de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade, que reúne funcionários de diversas secretarias da Administração Municipal.

A Sala Multissensorial tem como objetivo ampliar a inclusão e facilitar a experiência de pessoas neurodivergentes. O espaço foi projetado para facilitar a experiência dessas pessoas durante o período escolar, com iluminação especial, painéis de atividades e mobiliário projetado para proporcionar conforto e tranquilidade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social, além da presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. Embora os sintomas configurem o núcleo do transtorno, a gravidade e a apresentação em cada indivíduo são variáveis, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, mas o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida. A causa do transtorno do espectro do autismo permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que a origem seja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

“A Sala Multissensorial do Gustavo Campos foi pensada para atender nossos alunos com TEA. Atualmente, temos uma grande parcela de estudantes diagnosticados com o transtorno em nossa rede municipal de Educação. O espaço servirá para que esses alunos tenham um atendimento especial nos momentos em que saem do foco ou desregulam. É um local onde eles poderão se acalmar e voltar às atividades escolares”, informou a Subsecretária Municipal de Inclusão Educacional, Helen Silvia Ribeiro.

Integrada à Sala Multissensorial, fica a Sala do Sossego, local mais reservado e cuidadosamente planejado para servir como refúgio para crianças neurotípicas, que podem ficar incomodadas com excesso de estímulos.

Atualmente, todas as escolas da Rede Municipal de Educação contam com Salas Multiuso, onde a Subsecretaria Municipal de Inclusão Educacional promove ações para os alunos neurotípicos. Esses espaços estão passando por adequação para a instalação de Salas Multissensoriais, seguindo o modelo da unidade criada no novo Gustavo Campos da Silveira. As novas escolas em construção já possuem a estrutura no projeto da obra.


Compartilhe
Maricá inaugura museu casa Darcy Ribeiro com tecnologia e interatividade

Maricá inaugura museu casa Darcy Ribeiro com tecnologia e interatividade

junho 20, 2024

Compartilhe A Praia de Cordeirinho, em Maricá, agora abriga o inovador Museu Casa Darcy Ribeiro, inaugurado nesta quarta-feira (19). O espaço cultural, que foi residência do renomado antropólogo Darcy Ribeiro, une tecnologia e interatividade para proporcionar uma experiência única aos visitantes. Foi nesta casa que Darcy Ribeiro escreveu sua obra-prima, “O Povo Brasileiro”. Clique aqui

Rio registra outono mais quente em 22 anos

Rio registra outono mais quente em 22 anos

junho 20, 2024

Compartilhe O Rio de Janeiro viveu o outono mais quente dos últimos 22 anos, e o inverno, que começa na tarde desta quinta-feira (20), promete seguir a tendência de temperaturas elevadas. Segundo dados meteorológicos, o outono de 2024 registrou uma média de temperatura superior a qualquer outro outono desde 2002. Clique aqui para seguir o

Jornalista é preso no Rio durante operação contra tráfico de drogas

Jornalista é preso no Rio durante operação contra tráfico de drogas

junho 19, 2024

Compartilhe Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná e Ministério Público daquele estado resultou na prisão de um jornalista envolvido com uma quadrilha de tráfico de drogas. Ricardo Lyra Ribeiro, CEO do “Jornal Corporativo”, foi detido sob acusação de gerenciar as contas bancárias e a contabilidade da organização criminosa, conforme apontaram as investigações. Clique

Greve afeta Colégio Pedro II e instituições federais no Rio de Janeiro

Greve afeta Colégio Pedro II e instituições federais no Rio de Janeiro

junho 19, 2024

Compartilhe O Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino no Rio de Janeiro, enfrenta uma paralisação que tem prejudicado milhares de alunos. A greve, que também afeta universidades e institutos federais na região, já se arrasta por mais de dois meses, gerando um cenário de incerteza e preocupação para a comunidade escolar. Clique aqui para

Polícia realiza megaoperação contra tráfico de drogas no Rio de Janeiro e mais quatro estados

Polícia realiza megaoperação contra tráfico de drogas no Rio de Janeiro e mais quatro estados

junho 19, 2024

Compartilhe A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (19), uma megaoperação contra o tráfico de drogas em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. A ação tem como alvo integrantes de uma quadrilha especializada no transporte de entorpecentes entre o Rio de Janeiro e o Paraná. Clique

Justiça obriga Supervia a manter o serviço de transporte ferroviário no Rio

Justiça obriga Supervia a manter o serviço de transporte ferroviário no Rio

junho 18, 2024

CompartilheO Governo do Estado obteve, nesta terça-feira (18.06), liminar da Justiça do Rio de Janeiro obrigando a Supervia a manter o serviço de transporte ferroviário. A determinação traz segurança para os usuários do sistema em um momento em que a concessionária ameaça paralisar suas atividades a partir de julho, descumprindo cláusulas contratuais com o poder

Quaquá quer lançar Fabiano Horta ao Governo do Rio em 2026

Quaquá quer lançar Fabiano Horta ao Governo do Rio em 2026

junho 18, 2024

CompartilheEm um evento que marcou o lançamento da pré-candidatura do PT à prefeitura de Maricá em 2024, o Deputado Federal Quaquá, também pré-candidato a prefeito, revelou seu plano de lançar Fabiano Horta, o atual prefeito, como candidato ao Governo do Rio em 2026. “Renato, dizer pra você, que muita gente apostou em briga aqui. Quem

Alerj aprova projeto que proíbe venda de bebidas em garrafas de vidro perto de estádios

Alerj aprova projeto que proíbe venda de bebidas em garrafas de vidro perto de estádios

junho 18, 2024

Compartilhe Os deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram nesta terça-feira (18) um projeto de lei na Alerj que visa proibir a venda e o consumo de bebidas em recipientes de vidro nos arredores dos estádios de futebol. A medida, que tem como objetivo aumentar a segurança e a integridade física dos torcedores, foi proposta

RJ: Rodrigo Neves lança plano de governo nesta quarta-feira

RJ: Rodrigo Neves lança plano de governo nesta quarta-feira

junho 18, 2024

Compartilhe O pré-candidato a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou em suas redes sociais o lançamento do “Movimento Amor por Niterói”. O evento, onde será apresentado o plano de governo para a cidade, acontecerá na próxima quarta-feira (19/06), às 18h, no Clube Canto do Rio, localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 701, no Centro

Castro afirma ao STF que operações na Maré não foram para vingar mortes de PMs

Castro afirma ao STF que operações na Maré não foram para vingar mortes de PMs

junho 18, 2024

Compartilhe O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento detalhando as recentes operações policiais no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Ele negou que as ações tivessem como objetivo vingar as mortes de dois policiais. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias