A parte interna de um sobrado desabou no início da madrugada desta segunda-feira (8) no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, deixando moradores feridos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 17 pessoas foram resgatadas dos escombros, a maior parte com ferimentos leves. Um jovem de 21 anos, feirante, permaneceu soterrado por quase cinco horas e foi o último a ser retirado com vida, permanecendo lúcido durante todo o resgate.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O desabamento ocorreu por volta de 4h30, na Rua Tavares Bastos. Segundo o major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, “uma casa desabou sobre a outra”, atingindo as estruturas internas da edificação. A fachada do imóvel, de dois andares, permaneceu intacta. O prédio, que fica junto a uma encosta e abrigava pequenas residências, não tinha histórico de incidentes anteriores.
Contreiras destacou que o grande número de colunas internas favoreceu a formação de bolsões de ar, o que possibilitou que as vítimas aguardassem a chegada das equipes de resgate. Ainda segundo ele, muitas pessoas estavam sob “concreto, madeira e metais”, exigindo o corte de vigas de aço para permitir o acesso aos sobreviventes. Algumas vítimas conseguiram deixar o local caminhando após serem resgatadas.
“São apartamentos muito pequenos, com muitas colunas. Isso foi um grande facilitador, porque formou vários bolsões de ar, espaços vitais isolados em que as pessoas conseguiram aguardar a nossa chegada”, descreveu.
Ainda segundo Contreiras, a maioria das vítimas estava “debaixo de concreto, madeira e metais”. “A gente teve que cortar muito aço para poder chegar a essas vítimas. Algumas saíram até andando”, contou.
A operação mobilizou cerca de 50 bombeiros, incluindo equipes do Grupo de Operações Especiais, do Grupamento de Operações com Cães e drones com câmeras térmicas para auxiliar na localização das vítimas.
O trânsito na Rua Tavares Bastos foi interditado para facilitar o trabalho dos socorristas.