Desaparecimento de advogada no RJ: Polícia e MP trabalham com hipótese de assassinato e ocultação de cadáver

maio 20, 2024

Compartilhe

O desaparecimento da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, está sendo investigado como um possível caso de assassinato e ocultação de cadáver pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A principal linha de investigação aponta para o envolvimento de um grupo criminoso que teria sequestrado a advogada no final de fevereiro e exigido R$ 4,6 milhões de resgate. Apesar do pagamento, Anic não foi devolvida à família.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Anic desapareceu em 29 de fevereiro após sair da casa da filha, em Petrópolis, para uma consulta médica e uma visita a um shopping na mesma cidade, onde foi vista pela última vez em imagens de câmeras de segurança. Quatro suspeitos de envolvimento no caso foram presos, incluindo Lourival Correa Netto Fatiga, técnico de informática e amigo da família há cerca de três anos. Lourival, conhecido como “Gordo”, era próximo da rotina da casa de Anic em Teresópolis e teria sido o mediador das negociações com os sequestradores.

A delegada responsável pelo caso, Cristiana Onorato Miguel, destaca que Anic era muito ligada aos filhos e que não faria sentido ela ir embora da forma que foi narrada.

‘Ela era muito ligada à família. É o que dizem os relatos, os documentos ouvidos, os filhos dizem que ela era muito protetora, que ela não os deixava. Sobretudo a filha mais nova, de 20 anos. E ela nunca passaria dias sem falar com a filha, o dia das mães. Pra polícia, aa principal linha é que ela tenha sido assassinada. Mas, a gente não descarta também a possibilidade de ela ter fugido’, diz a delegada.
Ainda de acordo com a delegada, o mais importante em casos como esse é entrar em contato o mais rápido possível com a polícia.

‘A família errou muito, o comportamento da família é exatamente o comportamento que não se deve ter. Quando houver a simples suspeita de um sequestro ou o primeiro contato do sequestrador, a família deve imediatamente procurar a polícia. A polícia tem que estar à frente das negociações. A negociação tem que ser feita com a polícia, porque qualquer dado na negociação pode ser crucial para a gente. A família somente entrou em contato com a polícia 14 dias após o pagamento do resgate. Isso dificultou muito a localização da vítima’, afirmou.

De acordo com o Ministério Público, Lourival seria o mentor do desaparecimento. Ele ganhou a confiança da família e participou de viagens com Anic e seu marido. Além disso, Lourival afirmava ser policial, o que não era verdade, e convenceu o marido de Anic a não acionar a polícia, alegando que isso poderia colocar a vida dela em risco.

Os criminosos orientaram Lourival a dividir o pagamento do resgate entre dinheiro em espécie e moedas virtuais, como bitcoin. O marido de Anic foi ao shopping onde ela foi vista pela última vez, esperando sua liberação, enquanto Lourival deixou o dinheiro em outro ponto da cidade. No dia seguinte ao pagamento, os suspeitos compraram um veículo de luxo, uma motocicleta e 950 telefones celulares, totalizando R$ 500 mil.

Apesar do cumprimento das exigências dos sequestradores, Anic não retornou para casa e permanece desaparecida. A filha da advogada registrou o desaparecimento apenas 15 dias depois, em 14 de março, devido ao medo, já que um dos sequestradores afirmou estar monitorando o marido de Anic em tempo real, chegando a descrever as roupas que ele usava.

O caso continua sob investigação sigilosa pela delegacia de Petrópolis, com o apoio da Delegacia Antissequestro. Enquanto isso, a família de Anic mantém a esperança de encontrá-la viva.


Compartilhe
Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026

Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026

dezembro 5, 2025

CompartilheA seleção brasileira foi sorteada para o Grupo C da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A próxima edição do torneio será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. O sorteio dos grupos ocorreu nesta sexta-feira (5), no Kennedy

TSE adia julgamento de Castro e Bacellar

TSE adia julgamento de Castro e Bacellar

dezembro 5, 2025

CompartilheO ministro Antônio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), renovou o pedido de vista no julgamento que envolve o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). O processo apura supostas irregularidades nas contratações do Ceperj e da Uerj durante o período eleitoral.

Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí

Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí

dezembro 5, 2025

CompartilheA Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, receberá shows de Ludmilla e Nando Reis como principais atrações do Réveillon 2026. A programação também incluirá a participação da bateria da Unidos do Viradouro e uma apresentação de integrantes do Projeto Aprendiz Musical, iniciativa de musicalização em escolas públicas mantida pela Prefeitura de

Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo

Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo

dezembro 4, 2025

CompartilheA Terceira Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acolheu, nesta quinta-feira, um recurso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, réu por estelionato. A decisão foi tomada um dia após o clube conquistar o título do Campeonato Brasileiro. ✅ Clique

PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

dezembro 4, 2025

CompartilheO PSD decidiu, nesta quinta-feira, orientar sua bancada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a votar pela manutenção da prisão preventiva do presidente afastado da Casa, Rodrigo Bacellar. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na sede do partido, no Centro do Rio, com a participação dos seis deputados da legenda: Átila

MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio

MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio

dezembro 4, 2025

CompartilheO Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para impedir que a prefeitura do Rio autorize obras em áreas tombadas sem a prévia liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa contesta um decreto municipal que permite a emissão de licenças para intervenções

Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar

Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar

dezembro 4, 2025

CompartilheDeputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aguardam uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a documentação necessária para dar continuidade ao rito de análise da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União). A principal dúvida é se o material enviado pela Polícia Federal — apenas a decisão que decretou a prisão —

Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história

Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história

dezembro 4, 2025

CompartilheO Réveillon 2026 do Rio de Janeiro terá como tema “A maior virada do mundo” e contará com mais de 70 atrações distribuídas por diversos palcos na cidade. Na Praia de Copacabana, principal ponto de celebração, o palco montado em frente ao Copacabana Palace receberá apresentações em formato de duplas. Entre os artistas confirmados estão

Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio

Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio

dezembro 4, 2025

CompartilhePoliciais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram, nesta quinta-feira, a Operação Craf Falso, voltada a desarticular um esquema de falsificação de documentos utilizados para viabilizar a compra irregular de armas de fogo. A ação cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de adquirir armamentos por meio de documentação fraudada.

Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio

Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio

dezembro 4, 2025

CompartilheUm homem foi preso por policiais civis, nesta quinta-feira, suspeito de estrangular uma mulher e lançar o corpo no Rio Acari, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Civil, Adriano Fernandes Castro, de 41 anos, inicialmente apresentou informações falsas em depoimento à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), mas posteriormente confessou o

Próximos