TransporteRio de Janeiro

Rio: Governo assina contrato com novo Operador das Barcas

Compartilhe

O Governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou nesta sexta-feira (10) a transição para um novo operador do sistema de transporte aquaviário. O Consórcio Rio Barcas, composto pelas empresas Bk Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Sudeste Navegação e Innovia Soluções Inteligentes, assumirá a operação das barcas a partir de fevereiro. O contrato, que tem duração inicial de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco, está avaliado em aproximadamente R$ 1,9 bilhão.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A cerimônia de assinatura contou com a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Transportes, Washington Reis, e de representantes das empresas do consórcio.

“Mais um passo que estamos dando aqui. Quando olhamos os modais, não podemos diminuir a importância deles, pois cada passageiro ali é importante”, disse o governador na cerimônia.

O novo consórcio irá substituir o grupo CCR, que administrava seis linhas e transportava, em média, 40 mil passageiros diariamente. A transição de gestão começa imediatamente e será concluída até o dia 11 de fevereiro. Durante esse período, o cronograma de viagens permanecerá inalterado e, de acordo com o governo estadual, não haverá reajuste nas tarifas.

A assinatura do contrato ocorre após um período de incertezas. Em novembro de 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia questionado a licitação por possíveis irregularidades no edital, mas posteriormente autorizou o prosseguimento do processo.

Com o novo contrato, a expectativa é de melhorias no serviço, que é considerado um dos principais meios de transporte para moradores e trabalhadores que dependem da travessia entre a capital e cidades da região metropolitana.

A operação das barcas é um dos pilares do sistema de transporte público fluminense, e o governo pretende garantir que a mudança de gestão ocorra sem transtornos aos usuários.

Com a nova gestão, o Governo do Rio de Janeiro busca assegurar maior eficiência e qualidade no transporte marítimo, atendendo à crescente demanda da população por um serviço seguro e confiável.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %