Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Itaboraí: Acordo garante início das obras no Trevo de Manilha

Itaboraí: Acordo garante início das obras no Trevo de Manilha

maio 27, 2025

CompartilheApós quatro anos de articulação entre autoridades municipais, estaduais e federais, foi firmado o acordo que garante a execução das obras de infraestrutura no Trevo de Manilha, em Itaboraí, considerado um dos principais pontos de congestionamento rodoviário do estado do Rio de Janeiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

FIA-RJ abre inscrições para o PrePara o Futuro, voltado a jovens em vulnerabilidade

FIA-RJ abre inscrições para o PrePara o Futuro, voltado a jovens em vulnerabilidade

maio 27, 2025

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), lançou nesta terça-feira (27/05) o Programa PrePara o Futuro, iniciativa voltada à qualificação educacional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover formação técnica, acadêmica e cidadã, com foco na educação em direitos

Estado do Rio oferece 1.600 vagas de emprego e estágio

Estado do Rio oferece 1.600 vagas de emprego e estágio

maio 27, 2025

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, anunciou nesta semana a oferta de 1.641 oportunidades de inserção no mercado de trabalho em todo o território fluminense. São 859 vagas de emprego formal e 782 vagas destinadas a estágio e ao programa Jovem Aprendiz, distribuídas por

Rio: Esquema de fraude no Bilhete Único causa prejuízo milionário

Rio: Esquema de fraude no Bilhete Único causa prejuízo milionário

maio 27, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), deflagrou nesta terça-feira (27) a “Operação Caronte”, com o objetivo de combater um esquema de fraudes milionárias no sistema de transporte público intermunicipal. A ação cumpre nove mandados de busca e apreensão em residências e

São Gonçalo realiza ação de autodefesa para motoristas de aplicativo no Maio Amarelo

São Gonçalo realiza ação de autodefesa para motoristas de aplicativo no Maio Amarelo

maio 26, 2025

CompartilheA Prefeitura de São Gonçalo vai realizar, na próxima terça-feira (27), uma aula de prevenção e autodefesa voltada para mulheres motoristas de aplicativo. A atividade, que utilizará técnicas de artes marciais, ocorrerá das 11h às 13h, no Embaixadores Social Clube, localizado na Rua Maia Fonseca, nº 60, no bairro Camarão. ✅ Clique aqui para seguir o

Rio: Mulher é presa transportando drogas em veículo por aplicativo

Rio: Mulher é presa transportando drogas em veículo por aplicativo

maio 26, 2025

CompartilheUma mulher foi presa neste domingo (25), no bairro de Inhaúma, Zona Norte do Rio de Janeiro, por transportar drogas dentro de um veículo de serviço por aplicativo. A abordagem foi realizada por policiais militares do 3º BPM (Méier), na Estrada Adhemar Bebiano, enquanto a passageira seguia em direção à Rodoviária do Rio. ✅ Clique aqui

Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

maio 25, 2025

Compartilhe A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu milhares de participantes neste sábado (24). Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 300 mil pessoas participariam da caminhada. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Itaboraí implanta Tarifa Zero no transporte municipal

Itaboraí implanta Tarifa Zero no transporte municipal

maio 23, 2025

Compartilhe A Prefeitura de Itaboraí anunciou a implantação da Tarifa Zero no transporte público municipal, medida que entrou em vigor à meia-noite desta sexta-feira (23), data em que o município comemora seus 192 anos. A partir de agora, todas as linhas municipais de ônibus passam a operar gratuitamente, beneficiando a população com transporte público sem

Teresópolis: Médico investigado por morte de paciente é preso

Teresópolis: Médico investigado por morte de paciente é preso

maio 23, 2025

CompartilhePoliciais civis da 78ª DP (Fonseca) prenderam, nesta sexta-feira (23), o médico e ex-vereador de São Gonçalo, Armando Marins, investigado pela morte de uma paciente após procedimento estético. Ele foi localizado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as

Rio: Vítimas de roubo ou furto de veículos têm 90 dias para retirar o bem sem custo

Rio: Vítimas de roubo ou furto de veículos têm 90 dias para retirar o bem sem custo

maio 23, 2025

Compartilhe Entrou em vigor no dia 7 de março de 2025 a norma que isenta vítimas de roubo ou furto de veículos do pagamento de taxas de reboque, transporte e estadia, desde que a retirada do bem ocorra em até 90 dias após a notificação oficial de recuperação. A medida foi publicada no Diário Oficial

Anterior Próximos