Meio AmbienteEstado do Rio

Rio realiza ações especiais na Semana do Meio Ambiente

Compartilhe

O Governo do Estado promoverá uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que tem início neste domingo (1º/6). A programação inclui caminhadas ecológicas, plantio de mudas, operações de fiscalização ambiental e ações de educação voltadas à conscientização sobre a preservação dos recursos naturais. As iniciativas contarão com a participação de estudantes da rede pública, voluntários e parceiros da área ambiental.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

As ações ocorrerão em diversas Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que totalizam 40 em todo o território fluminense. Nestes locais, haverá atividades como plantio de mudas, mutirões de limpeza, caminhadas ecológicas e palestras sobre práticas sustentáveis. As atividades são organizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea, com participação gratuita e aberta à comunidade.

Segundo o governador Cláudio Castro, as iniciativas reforçam a importância da sustentabilidade como um compromisso coletivo.

“Ao promover ações de educação ambiental, plantio de mudas e fiscalização contra crimes ambientais, o Governo do Estado reforça que sustentabilidade não é apenas uma meta, mas uma responsabilidade coletiva. Proteger o meio ambiente é garantir qualidade de vida para nós e para as futuras gerações – declarou o governador Cláudio Castro,”afirmou.

Durante a Semana do Meio Ambiente, as operações de fiscalização ambiental serão intensificadas em todo o Estado, com o objetivo de coibir crimes ambientais e responsabilizar os infratores. Essas ações, realizadas rotineiramente ao longo do ano, terão reforço especial neste período.

“A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade faz ações durante todo o ano. O Dia do Meio Ambiente é mais um marco para lembrar que todos somos responsáveis por defender e cuidar dos nossos recursos naturais, que nos oferecem abrigo, alimento e proteção” – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972. A data busca conscientizar a sociedade global sobre a importância da preservação ambiental.

A programação da Semana do Meio Ambiente contempla diversas atividades ao longo da semana:

Domingo (1º/6): Realização do evento “Vem Pedalar”, das 8h às 12h, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Guandu, em Miguel Pereira.

Segunda-feira (2/6): Transmissão ao vivo, às 14h, com o tema “COP 30, em Belém, os Desafios Ambientais Globais”, pelo canal APAMAR no YouTube (link).

De terça (3/6) a sexta-feira (7/6): Atividades de educação ambiental, trilhas e feiras no Parque Lagoa do Açu, localizado nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

Quarta-feira (4/6): Mutirão de Limpeza no Parque da Tiririca, em Niterói, no Núcleo Náutico.

Banho de Floresta e Piquenique Educativo na Trilha do Curumim, sede do Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba, às 9h, com participação de alunos da rede pública.

De quarta-feira (4/6) a sábado (7/6): No Parque Estadual da Ilha Grande, serão promovidas atividades como “Vem ver o Céu”, coleta de água, mutirões de limpeza, entre outras ações educativas.

Quinta-feira (5/6): No Maracanã, o Inea realizará atividades de conscientização ambiental com aproximadamente 350 estudantes e professores da rede pública. A ação ocorrerá na Estação Fixa de Monitoramento da Qualidade do Ar, com entrada pelo portão 11. Pela manhã, das 9h às 11h30, participarão alunos da Escola Municipal República Argentina, e, à tarde, das 14h às 16h30, estudantes do Colégio Pedro II – Unidade Tijuca.

Sábado (7/6): Curso de Introdução à Observação de Aves (teoria e prática) no Centro Cultural de Lídice, em Rio Claro. A atividade é voltada para iniciantes e incluirá aula teórica e saída de campo, com foco na avifauna do Parque Estadual Cunhambebe. O curso é promovido em parceria com a Prefeitura de Rio Claro e a Secretaria Municipal de Turismo.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %