Foto: Divulgação Seeduc
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Cláudio Castro autoriza contratação de professores para escolas indígenas

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O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deu um importante passo para fortalecer a educação nas comunidades indígenas do estado. Ele autorizou a contratação de até 40 professores para suprir as carências nas unidades escolares estaduais indígenas. A medida foi oficializada através de um decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (06/06).

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“Os novos educadores farão toda diferença na nossa missão de compartilhar conhecimento, respeitando as individualidades de cada povo e estimulando a compreensão de diferentes realidades.” Disse Cláudio Castro.

Segundo a secretária de Estado de Educação Roberta Barreto, a iniciativa segue o propósito de oferecer ensino de qualidade na rede e de melhoria de condições de trabalho para os professores.


“Sou professora e sei a importância de termos esses profissionais nas escolas. O trabalho não para por aqui. A gente sabe que será uma longa jornada, mas esse é o legado que queremos deixar.” Concluiu a secretária Roberta Barreto.

Conforme o decreto, os contratos serão temporários, com o objetivo de atender às demandas dos anos letivos de 2024 e 2025. A iniciativa prevê a contratação de até 20 professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e outros 20 para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A distribuição dos profissionais levará em conta as necessidades e cargas horárias específicas mencionadas na publicação oficial.

As contratações serão realizadas por meio de contratos administrativos de prestação de serviços por tempo determinado. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) já está conduzindo os trâmites necessários para que, o mais breve possível, seja publicado o Edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e o processo seletivo seja iniciado.

Esta ação do governo do estado visa garantir que as escolas indígenas tenham acesso a profissionais qualificados, assegurando uma educação de qualidade que respeite e valorize as especificidades culturais e pedagógicas dessas comunidades.






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