A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta segunda-feira (1º), a programação do Dezembro Vermelho, campanha voltada à prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A abertura ocorreu na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, das 9h às 12h, com distribuição de preservativos, autotestes de HIV, gel lubrificante e materiais informativos.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
No dia 5 de dezembro, o município realizará o II Seminário HIV e Aids, na Universidade Estácio de Sá, em Alcântara, reunindo profissionais de saúde e representantes da sociedade civil. No dia 8, as ações de orientação e prevenção serão levadas ao Calçadão de Alcântara.
De acordo com Monique Gonzalez, coordenadora do Programa IST/Aids, a campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, do uso de PrEP e PEP e da ampliação do acesso a orientações e tratamentos na rede municipal. Ao longo do mês, unidades de saúde também promoverão atividades educativas em salas de espera.
Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, assim como preservativos, estão disponíveis gratuitamente pelo SUS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane, a iniciativa busca combater o estigma, disseminar informação e fortalecer a cultura de prevenção.
Atualmente, São Gonçalo acompanha 5.227 pacientes em tratamento para HIV. Até outubro deste ano, foram realizadas 37.471 testagens rápidas, com 715 resultados positivos, além de 63 gestantes diagnosticadas.
O município mantém, ainda, unidades de referência para tratamento de HIV, hepatites e sífilis, além de locais de atendimento para PrEP, PEP e serviços de urgência após as 17h.