Eduardo Paes é reeleito no 1º turno e se aproxima de recorde como prefeito mais longevo do Rio
O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo (6) para o seu quarto mandato, após obter 60,47% dos votos válidos. Com uma votação expressiva, Paes garantiu 1.861.856 votos, superando Alexandre Ramagem (PL), que ficou em segundo lugar com 30,81%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 4,20%.
clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
Ao assumir o novo mandato, Paes se tornará o prefeito mais longevo da história do Rio de Janeiro, superando seu ex-padrinho político, Cesar Maia. Maia ocupou o cargo por 4.383 dias, o equivalente a três mandatos. Já Paes, ao completar 4.384 dias na cadeira de prefeito em 2 de janeiro de 2025, consolidará esse recorde.
Se completar o novo mandato, que vai até 1º de janeiro de 2029, Paes terá acumulado 5.844 dias à frente da Prefeitura do Rio, consolidando sua liderança como a mais duradoura. Aos 54 anos, o prefeito repete o feito de 2012, quando também venceu as eleições no primeiro turno com 64% dos votos válidos.
A vitória de Paes reafirma sua forte presença no cenário político carioca e sua capacidade de articular uma base de apoio robusta, capaz de garantir sua continuidade à frente da Cidade Maravilhosa.
Em seu primeiro pronunciamento como prefeito reeleito do Rio neste domingo (6), Eduardo Paes (PSD) agradeceu o carinho dos cariocas e pediu o fim da polarização.
“Pra mim é uma alegria enorme. Essa eleição é sobre aquilo que a gente deseja para o Brasil. Chegou a hora da gente acabar com essa polarização como se fôssemos inimigos”, disse.
Ele também repetiu algumas promessas de campanha, como melhorar os ônibus de linhas regulares e o promover melhoras no sistema de saúde, em projetos como as Clínicas da Família.
Em comemoração à vitória, após o discurso, o prefeito reeleito Eduardo Paes esteve no Parque Oeste, em Inhoaíba, Zona Oeste do Rio.
O local, que é recém inaugurado, recebeu um show do Xande de Pilares, com direito a plateia lotada com centenas de pessoas.
No discurso, Paes agradeceu ao povo da Zona Oeste.
“Vocês, desde o primeiro dia que eu fui eleito como prefeito, em 2008, quem me moveu foi a Zona Oeste. Viva a zona oeste!”, comemorou.