Eleição 2024Rio de JaneiroSegurançaSegurança Pública

Eleições no Rio: Mais de 25 mil agentes reforçam segurança, com apoio das forças armadas

Compartilhe

O Governo do Rio de Janeiro anunciou, nesta sexta-feira (4), que 25.567 agentes das polícias Militar, Civil, do programa Segurança Presente e do Corpo de Bombeiros serão mobilizados para reforçar a segurança nas eleições deste domingo.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

O contingente inclui 22.667 policiais militares, que contarão com 505 viaturas, três helicópteros e drones para monitorar os locais de votação. A operação também utilizará imagens de 263 mil dispositivos, como câmeras e alarmes do programa 190 Integrado, além de quase 13 mil câmeras corporais acopladas aos uniformes dos policiais.

O policiamento terá suporte da Operação Segurança Presente, que disponibilizará 413 policiais de folga para atuar, principalmente, nos arredores dos pontos de votação. A Polícia Civil participará com 1.800 agentes, e haverá um reforço especial na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio, regiões que demandam maior atenção. 183 unidades da Polícia Civil, incluindo delegacias e postos de perícia, estão envolvidas no esquema de segurança, conforme informou o secretário Felipe Curi.

O Corpo de Bombeiros terá 1.100 agentes de prontidão, com 90 viaturas e duas embarcações disponíveis para auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e os cartórios eleitorais.

Além das forças estaduais, o Rio de Janeiro conta com o reforço das Forças Armadas, que já estão em operação em 32 cidades. As ações visam garantir a segurança em 500 locais de votação e nas principais vias expressas. A participação militar foi solicitada pelo TRE-RJ ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aprovada pela Presidência da República. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica estão executando as operações Guanabara, Tamandaré e Santos Dumont, respectivamente.

Uma parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Federal também foi estabelecida para que a polícia estadual receba ocorrências de crimes eleitorais fora da cidade do Rio, aproveitando sua vasta rede de unidades.

Na capital fluminense, a Guarda Municipal atuará em 99 locais de votação e será responsável pela orientação do trânsito. Diferente de anos anteriores, não haverá Lei Seca durante o fim de semana eleitoral, medida que vinha sendo adotada desde 1996.

“Entendemos que não houve nenhum problema que justificasse hoje isso”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos.

Com o reforço das forças estaduais e federais, o Governo do Rio de Janeiro e o TRE-RJ esperam garantir uma votação segura e tranquila em todo o estado.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %