Incêndio destrói koja em casarão histórico em Petrópolis
Um incêndio na manhã desta sexta-feira (14/06), destruiu uma loja de eletrodomésticos em um casarão histórico na Rua do Imperador, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O fogo, que começou por volta das 9h, também atingiu outro imóvel histórico na mesma rua e uma área de vegetação em uma área de proteção ambiental.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
Segundo o dono da loja, Everaldo Araújo da Silva, o incêndio teve início quando um funcionário esquentava água para fazer café e o botijão de gás virou, provocando as chamas. Além da loja, um consultório dentário e uma clínica de estética localizados em um casarão ao lado também foram afetados pelo fogo. O proprietário do consultório dentário estimou um prejuízo de cerca de R$ 500 mil em equipamentos, sem seguro.
“A gente estava esquentando água para o café, o garoto da oficina. Aí deixou cair a água, o botijão caiu e aí pegou fogo no botijão. Ele se apavorou, saiu correndo e aí já não deu tempo. Pegou fogo no forno e não deu tempo de apagar. A loja tem muito material inflamável, material de conserto, de clientes, que pega fogo, de plástico”, disse Everaldo.
O Corpo de Bombeiros está no local combatendo as chamas, com apoio de quartéis de Petrópolis e Itaipava. A concessionária Águas do Imperador enviou quatro caminhões, incluindo dois pipa e dois Sewer Jet, totalizando 26 mil litros de água para auxiliar no combate ao incêndio. Dez brigadistas do ICMBIO também estavam no local para conter o fogo na área de vegetação.
Equipes dos bombeiros de São Cristóvão estão ajudando no combate às chamas e um caminhão pipa de Caxias foi levado para ajudar.
Uma equipe da Defesa Civil municipal também está no local.
Funcionário da Enel, concessionária de energia da cidade, também atuam no local. Em nota, a empresa informou que “uma equipe de emergência trabalha no local para isolar os riscos relacionados à rede elétrica, ainda não atingida pelo fogo”.
Devido ao incêndio, as ruas do Imperador (lado ímpar a partir do Obelisco) e Paulo Barbosa estão interditadas. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) está no local para coordenar as mudanças no trânsito. Pelo menos 81 linhas de ônibus sofreram alterações no itinerário. A concessionária Cidade Real está com interferências em 19 linhas, fazendo ponto final no Tic Tac e retornando pela Rua Nelson de Sá Earp. Já a Petro Ita alterou 35 linhas, com a linha 427 – Vinte e Quatro de Maio parando no Multimix e as demais linhas retornando no Obelisco, embarcando também no Museu Imperial (Rua da Imperatriz).
Ninguém ficou ferido no incêndio, mas os danos materiais e o impacto no tráfego urbano são significativos. As autoridades continuam trabalhando para controlar o fogo e restaurar a normalidade na área.