Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

maio 25, 2025

Compartilhe

A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu milhares de participantes neste sábado (24). Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 300 mil pessoas participariam da caminhada.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A concentração teve início às 14h, na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade. De lá, os participantes seguiram em direção à Praça da Apoteose, no Sambódromo, também na região central. No local, cerca de 40 mil pessoas, segundo a organização, acompanham apresentações de diversos artistas da música gospel, com programação prevista até as 23h.

Entre os artistas escalados estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel. A cantora Sued Silva destacou a satisfação em participar pela primeira vez do evento no Rio de Janeiro, ressaltando sua relevância no cenário nacional.

A Marcha para Jesus foi reconhecida em 2023 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A realização é do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj), com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. O tema desta edição é “A Paz é Para Todos”.

De acordo com o presidente do Comerj, pastor Cláudio Duarte, a escolha do tema reflete a preocupação com a necessidade de paz e segurança pública no estado. “Somos um só povo, povo do Deus altíssimo. Vamos adorar, vamos engrandecer o nome do senhor e vamos ver a boa mão do nosso senhor agindo em prol do nosso estado”, afirmou o pastor Duarte no palco da Apoteose.

Incluído no calendário oficial do município desde 2011, o evento tem como objetivo promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes, além de estimular a reflexão sobre espiritualidade e unidade cristã. A primeira edição da Marcha para Jesus no Rio ocorreu em 1998. O evento foi oficializado nacionalmente em 2009 e, posteriormente, incluído na agenda oficial da cidade.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado implica o compromisso de preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas associadas ao evento.

Para viabilizar a realização da Marcha, a Prefeitura do Rio de Janeiro organizou uma operação integrada envolvendo sete órgãos e secretarias municipais. As ações de monitoramento, segurança, transporte, trânsito e limpeza se concentram nas Avenidas Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas e nas ruas do entorno.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) acompanha a movimentação com apoio de 70 câmeras e dois drones. Cerca de 100 operadores atuam em regime de plantão na Sala de Situação. Um layout exclusivo no videowall permite o monitoramento do deslocamento dos participantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) interditou vias no entorno desde a sexta-feira (23) para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. A operação conta com 74 agentes, entre guardas municipais, operadores de trânsito e apoiadores, que atuam na organização dos cruzamentos, orientação aos pedestres, fiscalização do estacionamento e bloqueios viários.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 130 garis e 16 fiscais, divididos em dois turnos, para realizar a limpeza da área externa do Sambódromo e das ruas do entorno. As equipes acompanharam o trajeto da caminhada, da Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados também participa da ação, promovendo atividades de conscientização e combate ao assédio e à violência contra as mulheres. A iniciativa inclui a distribuição de materiais informativos e a fixação de adesivos nos banheiros femininos, com QR Code que direciona ao site www.mulher.rio, com informações e pontos de atendimento.

Esquema de transporte

O transporte público foi reforçado para atender ao grande fluxo de pessoas. O VLT Carioca opera com esquema especial, partindo do Terminal Gentileza, na região portuária, e com integração para quem chega pela Central do Brasil, funcionando até as 23h.

A SuperVia disponibilizou trens extras após o encerramento do evento, com viagens para Japeri, Santa Cruz (interligado a Deodoro) e Saracuruna, todas partindo da estação Central do Brasil, que estará aberta para embarque até 22h15. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.

O MetrôRio opera até a meia-noite. A linha 2 funciona entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 fazem o trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 pode ser realizada no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo. A segurança e a operação nas estações do centro foram reforçadas. A concessionária orientou os usuários a utilizarem pagamento por aproximação ou adquirirem bilhetes com antecedência para evitar filas.


Compartilhe
Estado do Rio pode ter mais um governador cassado

Estado do Rio pode ter mais um governador cassado

maio 15, 2024

CompartilheO Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) agendou para sexta-feira, 17, a análise dos pedidos de cassação do mandato do governador Cláudio Castro (PL). Ele é acusado de supostos desvios ocorridos no Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade Estadual do Rio

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de lubrificantes na baixada fluminense

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de lubrificantes na baixada fluminense

maio 15, 2024

Compartilhe Polícia Civil fez uma operação nesta terça-feira (14), resultou no fechamento de uma fábrica clandestina de lubrificantes de automóveis em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O local, que abrigava a produção ilegal, também era utilizado para o armazenamento irregular de combustíveis. Sete pessoas foram presas em flagrante. A fábrica clandestina, situada em um

TCE recebe proposta para a retomada das obras da estação de Metrô da Gávea

TCE recebe proposta para a retomada das obras da estação de Metrô da Gávea

maio 15, 2024

Compartilhe Após uma década de interrupção, a tão aguardada retomada das obras do metrô na Gávea parece estar finalmente mais próxima. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recebeu, nesta terça-feira (14), uma proposta do governo estadual para reiniciar os trabalhos, trazendo alívio para os moradores e usuários da região. No entanto, algumas mudanças significativas

Governo do Estado do Rio de Janeiro anuncia 3.521 novas oportunidades de emprego

Governo do Estado do Rio de Janeiro anuncia 3.521 novas oportunidades de emprego

maio 15, 2024

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro está lançando uma ampla oferta de 3.521 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz destinadas à população fluminense. Com salários que podem chegar a até R$ 7.050, essas oportunidades visam atender diferentes perfis e níveis de escolaridade dos candidatos. A maior parte das vagas, mais de

Supervia enfrenta risco de falência: Justiça exige esclarecimentos de Cláudio Castro

Supervia enfrenta risco de falência: Justiça exige esclarecimentos de Cláudio Castro

maio 15, 2024

Compartilhe A Supervia, concessionária responsável pelo transporte ferroviário no Rio de Janeiro, é alvo da Justiça devido à iminência de uma possível falência. A determinação partiu da 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, exigindo que o governador Cláudio Castro se pronuncie sobre a situação de recuperação judicial da empresa em um prazo de cinco

Detro-RJ determina que ônibus intermunicipais devem informar quando estiverem lotados

Detro-RJ determina que ônibus intermunicipais devem informar quando estiverem lotados

maio 14, 2024

Compartilhe O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) publicou no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, 13 uma regulamentação para garantir a transparência e a segurança dos passageiros que os ônibus intermunicipais devem agora exibir o letreiro “lotado” quando todos os assentos estiverem ocupados. “Caberá às operadoras regulares programar

13 PMs são denunciados por corrupção na Baixada Fluminense

13 PMs são denunciados por corrupção na Baixada Fluminense

maio 14, 2024

Compartilhe o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Corregedoria Geral da Polícia Militar fez uma operação na manhã desta terça-feira (14), que resultou na prisão de 13 policiais militares na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A ação, desencadeada após a apreensão do celular de Julio Cesar Ferreira dos

Bombeiros do RJ realizam resgate de mais de 100 pessoas e 40 animais no RS

Bombeiros do RJ realizam resgate de mais de 100 pessoas e 40 animais no RS

maio 13, 2024

Compartilhe A solidariedade transcende fronteiras quando se trata de ajudar os necessitados. Em meio às persistentes enchentes que assolam o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) está se destacando ao estender sua mão amiga para os habitantes da região. De acordo com

Aeroporto do Galeão recebe ponto de coleta para vítimas de enchentes no RS

Aeroporto do Galeão recebe ponto de coleta para vítimas de enchentes no RS

maio 13, 2024

Compartilhe O Aeroporto Internacional Tom Jobim, mais conhecido como Aeroporto do Galeão, tornou-se um ponto de solidariedade para ajudar as vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A iniciativa, promovida pela concessionária RIOgaleão, visa arrecadar itens essenciais para auxiliar aqueles que foram afetados pela tragédia. Os pontos de coleta estão estrategicamente localizados

Rio pode ser uma das cidades mais afetadas pelas mudanças climáticas, alerta estudo

Rio pode ser uma das cidades mais afetadas pelas mudanças climáticas, alerta estudo

maio 13, 2024

Compartilhe Um recente estudo aponta que o Rio de Janeiro está entre as cidades que podem sofrer os impactos mais severos das mudanças climáticas. Segundo informações divulgadas pelo jornal britânico ‘The Guardian’, a capital fluminense está na lista de áreas que podem enfrentar um aumento de temperatura acima de três graus Celsius nos próximos anos,