Maricá apresenta políticas públicas no G20 Social e destaca inovação e economia solidária
Maricá teve destaque no G20 Social, evento paralelo à cúpula das 20 maiores economias do mundo, realizado no Rio de Janeiro. Dois representantes da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participaram de painéis no último sábado (16), apresentando as iniciativas do município voltadas para inovação, economia solidária e segurança alimentar.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Pedro Mota, diretor de Inovação e Tecnologia, abordou o uso de tecnologias, aplicativos e games no desenvolvimento social. Entre os programas apresentados, destacaram-se o Mumbucar, que conecta taxistas e usuários sem taxas de intermediação, e iniciativas que promovem a segurança feminina por meio de tecnologia. Ele também ressaltou o potencial econômico do setor de games como gerador de emprego e renda.
“Pudemos falar das múltiplas atividades e projetos da Codemar. Aprofundei o tema da tecnologia apoiando o desenvolvimento social. O convite para estar num evento do G20 é um importante reconhecimento do trabalho da Codemar e mostra que estamos no caminho certo e obtendo destaque nacional”, analisou Pedro Mota.
No painel sobre segurança alimentar, Eugênio Soares, diretor de Economia Solidária, compartilhou projetos como as hortas comunitárias, capacitação de agricultores familiares e incentivos à economia solidária. Soares destacou o papel dessas iniciativas no combate à fome e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Temos em Maricá diversas experiências bem sucedidas em resposta aos ODS. A orientação da administração da cidade com o prefeito Fabiano Horta e com o prefeito eleito Washington Quaquá, além do nosso presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, é que se amplie as políticas de desenvolvimento econômico sustentável. Maricá é já uma cidade referência neste aspecto e por isso estamos aqui”, afirmou Eugênio.
O encontro G20 Social tem o objetivo de aumentar a participação da sociedade como um todo, para além dos atores governamentais, nos processos decisórios e demais atividades da reunião de cúpula. O lema é “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.
O evento permitiu que as políticas públicas de Maricá fossem reconhecidas em um cenário global, reforçando o compromisso do município com inovação social e sustentabilidade.