Maricá inicia teste de ônibus híbrido elétrico-hidrogênio
A primeira viagem de teste com passageiros do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, encomenda tecnológica da Prefeitura de Maricá ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), foi realizada nesta quarta-feira (18/12). O veículo circulou pela linha que conecta os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro.
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A iniciativa é parte do projeto da Prefeitura de Maricá, que busca modernizar e descarbonizar a frota da Empresa Pública de Transportes (EPT), responsável pelas linhas tarifa zero do município. O projeto é financiado com recursos de royalties do petróleo e tem como objetivo tornar os veículos mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis.
“Esse primeiro ônibus representa uma cidade que quer construir uma matriz limpa para a sua frota. Essa pesquisa desenvolvida com a UFRJ faz parte de uma estratégia de Maricá de ter, também, know-how para atração de empresas que trabalhem e formulem esse ônibus aqui no município. Estamos dando uma grande contribuição ao investir recursos de royalties de petróleo em pesquisa. Queremos que a economia de Maricá seja uma economia verde e limpa”, afirmou o prefeito Fabiano Horta
Com um investimento de R$ 11,5 milhões, os protótipos estão sendo desenvolvidos no Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. O projeto inclui três modelos: o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, o etanol-hidrogênio e o etanol-elétrico. Atualmente, a frota municipal conta com 145 ônibus que operam em 42 linhas nos quatro distritos de Maricá. A ideia é que, no futuro, esses veículos sejam produzidos na própria cidade, fortalecendo a industrialização local.
“Ao longo dos últimos sete anos, a Prefeitura e a UFRJ desenvolveram a tecnologia que ganha as ruas agora, já levando passageiros no seu ambiente de teste real. O futuro será de uma frota descarbonizada por meio de uma tecnologia nacional financiada pelo município. Temos ainda a estratégia de que a produção / montagem desse ônibus aconteça em um Maricá, fazendo com que possamos nos estabelecer como uma cidade rumo a industrialização”, apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Sardinha.
A iniciativa também permite ao município receber royalties pela patente tecnológica, uma solução inovadora em gestão pública. Além de ser sustentável, o ônibus híbrido oferece maior eficiência energética em comparação aos veículos tradicionais.
“O ICTIM continuará investindo em inovação. Existem alguns segmentos que receberão boa parte desses investimentos nas áreas de turismo, saúde e educação, além de diversos segmentos dentro do município serão contemplados com essas inovações. A tendência é de aumento de investimentos realizados pelo município em função desse conjunto de processos e projetos. Nossa expectativa é que, entre 2028 e 2030, Maricá seja uma cidade inteligente, um polo de inteligência dentro do Estado e – na nossa expectativa – do país”, disse o presidente do ICTIM Cláudio Gimenez.
Primeira experiência positiva
Amanda Mendes, moradora de Itaipuaçu, foi a primeira passageira a testar o protótipo. “Achei muito importante essa iniciativa. É um grande passo para o meio ambiente e para a sustentabilidade. Parabéns à nossa cidade por essa visão”, disse.
Os testes serão ampliados em janeiro de 2025, quando o município decidirá qual modelo será adotado para a frota municipal. “Estamos caminhando para tornar Maricá uma cidade referência em transporte coletivo sustentável”, afirmou Celso Haddad, presidente da EPT.
Com projetos que integram sustentabilidade e inovação, Maricá almeja se tornar um polo de inteligência e tecnologia até 2030, consolidando-se como exemplo de urbanismo e gestão pública no Brasil.