Moraes determina prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro

novembro 22, 2025

Compartilhe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na manhã deste sábado (22) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que apontou descumprimento de medida cautelar e avaliou risco à ordem pública após a convocação de uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na noite de sexta-feira (21). Segundo a PF, o ato poderia colocar em risco participantes e agentes de segurança.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A prisão preventiva não está relacionada ao início do cumprimento da pena a que Bolsonaro já foi condenado — 27 anos e 3 meses — pelos crimes ligados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ex-presidente foi levado para a Superintendência da PF em Brasília.

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro, por quatro votos a um, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux divergiu. Após a rejeição de recursos, houve trânsito em julgado do processo.

Além do ex-presidente, também foram condenados integrantes do núcleo central da articulação golpista, entre eles os ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres; o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier; e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) teve parte do processo suspenso pela Câmara até o fim do mandato.

Os ministros que participaram do julgamento apontaram que Bolsonaro exerceu liderança política e intelectual na construção de um plano para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os elementos considerados, está a elaboração de uma minuta de decreto com teor golpista, apresentada por Bolsonaro a comandantes das Forças Armadas.

A existência e discussão do documento foram confirmadas pelos ex-comandantes Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos Baptista Júnior (Aeronáutica). Eles relataram reuniões no Palácio da Alvorada nas quais Bolsonaro discutiu medidas como estado de defesa, estado de sítio e emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) como alternativas ao resultado eleitoral.

Mensagens obtidas pela investigação corroboraram esses relatos. No dia 7 de novembro de 2022, o general da reserva Mário Fernandes informou ao então ministro Luiz Eduardo Ramos que o “decreto é real” e havia sido despachado com Bolsonaro. Em 9 de dezembro, Mauro Cid enviou áudio a Freire Gomes afirmando que o documento havia sido “enxugado” pelo ex-presidente.

Freire Gomes e Baptista Júnior também relataram pressões para que as Forças Armadas apoiassem as medidas. A investigação aponta ainda a existência do documento “Punhal Verde e Amarelo”, que mencionava ações contra Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.

Os elementos reunidos foram reforçados pela delação de Mauro Cid.

Ao STF, Bolsonaro admitiu ter discutido com os comandantes alternativas ao resultado eleitoral, mas alegou que as conversas se limitaram a instrumentos previstos na Constituição, como estado de defesa e estado de sítio. Segundo ele, não havia condições para adoção de medidas excepcionais.

A defesa afirma que as conversas não configuram crime, classificando-as como atos preparatórios não puníveis, e sustenta a tese de desistência voluntária. Com o término da ação penal, os advogados poderão ingressar com pedido de revisão criminal, que pode ser feito quando surgem novas provas, quando a sentença contraria a lei ou quando se baseia em documentos ou depoimentos falsos.

Desde agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em razão de investigação que apura suposta tentativa de influenciar autoridades estrangeiras, por meio de articulações do deputado Eduardo Bolsonaro, para pressionar o Supremo Tribunal Federal e o governo brasileiro durante a gestão Donald Trump. Eduardo é réu no STF após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A prisão domiciliar foi decretada após descumprimento de medidas cautelares impostas em julho, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, restrições ao uso de redes sociais e limitações de circulação. Bolsonaro também estava proibido de manter contato com Eduardo. Moraes entendeu que o ex-presidente desrespeitou as determinações ao participar, por telefone, de manifestações pedindo anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Os registros foram divulgados nas redes sociais, o que, para o ministro, representou tentativa de burlar a proibição.


Compartilhe
MPRJ divulga resultado e gabarito da prova escrito para promotor de Justiça

MPRJ divulga resultado e gabarito da prova escrito para promotor de Justiça

maio 10, 2024

Compartilhe O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) anunciou, nesta quinta-feira (09/05), por meio do Diário Oficial, o resultado e o gabarito oficial da prova escrita especializada da Banca de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Eleitoral do XXXVII Concurso Público para ingresso na carreira de promotor de Justiça. Os candidatos

Anvisa ordena recolhimento de lotes do detergente Ypê devido a risco de contaminação

Anvisa ordena recolhimento de lotes do detergente Ypê devido a risco de contaminação

maio 10, 2024

Compartilhe A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma determinação para o recolhimento de certos lotes do detergente da marca Ypê, após identificar um potencial risco de contaminação. A decisão, divulgada no Diário Oficial da União, entrou em vigor na terça-feira (7) e abrange versões específicas do produto. De acordo com a Anvisa, análises

Polícia Civil prende suspeito de homicídio na Zona Oeste do Rio

Polícia Civil prende suspeito de homicídio na Zona Oeste do Rio

maio 10, 2024

Compartilhe policiais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) realizaram Nesta quinta-feira (09/05),  a prisão de um homem acusado de cometer um homicídio em uma área rural de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O crime, ocorrido em 2022, teve como vítima Ernani da Fonseca, supostamente motivado por desentendimentos anteriores. Segundo

Shows de Bruno Mars são confirmados no Rio de Janeiro, possibilidade de terceira apresentação; Saiba mais

Shows de Bruno Mars são confirmados no Rio de Janeiro, possibilidade de terceira apresentação; Saiba mais

maio 10, 2024

Compartilhe Após um impasse que interrompeu a venda de ingressos, a prefeitura do Rio de Janeiro chegou a um acordo com a Live Nation para a realização dos aguardados shows de Bruno Mars na cidade. Os fãs cariocas podem comemorar, pois o cantor está confirmado para se apresentar, e pode ser até mais vezes do

Homem é preso por receptação de celular roubado em Duque de Caxias

Homem é preso por receptação de celular roubado em Duque de Caxias

maio 10, 2024

Compartilhe Um homem suspeito pelo crime de receptação foi preso em flagrante na tarde da última quinta-feira (09/05), em Xerém, distrito de Duque de Caxias, por receptação de celular roubado. O criminoso foi encontrado durante investigação na cidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. O caso foi registrado pela 61ª DP da Polícia Civil da 61ª DP. Segundo informações

Prefeitura do Rio suspende show do Bruno Mars; entenda!

Prefeitura do Rio suspende show do Bruno Mars; entenda!

maio 9, 2024

Compartilhe A Live Nation, responsável pelos shows do cantor Bruno Mars no Brasil no segundo semestre deste ano, anunciou a suspensão da pré-venda e venda geral de ingressos para o segundo show do artista no Rio de Janeiro, programado para 5 de outubro. O comunicado foi emitido nesta manhã de quinta-feira (9).“Atendendo a solicitação da

Startups brasileiras apresentam inovações em evento no Rio

Startups brasileiras apresentam inovações em evento no Rio

maio 8, 2024

Compartilhe No cenário da pesquisa e tecnologia, startups brasileiras estão expondo seus produtos em um evento aberto no Rio de Janeiro. Acontecendo nesta quarta-feira (8), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está sediando um seminário focado em startups e deeptechs, com a participação de empresas emergentes de base tecnológica que se destacam no Brasil.

Segundo a Firjan, Niterói é o segundo município que mais contrata no Rio de Janeiro

Segundo a Firjan, Niterói é o segundo município que mais contrata no Rio de Janeiro

maio 8, 2024

Compartilhe Em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os municípios da Região Leste Fluminense tiveram um crescimento na geração de empregos no estado, conforme aponta a análise da Firjan através da plataforma Retratos Regionais. Siga o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaaouTq0wajo63Y33H2v De acordo com

Carnaval 2025 terá 3 dias de desfiles

Carnaval 2025 terá 3 dias de desfiles

maio 7, 2024

Compartilhe A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou na última segunda-feira (06/05), uma mudança no calendário do Carnaval. Através de uma plenária realizada em sua sede, foi decidido que o Grupo Especial terá três dias de desfiles em 2025, ao invés dos tradicionais dois. Siga o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Thiago Silva está de volta ao Fluminense após 16 anos

Thiago Silva está de volta ao Fluminense após 16 anos

maio 7, 2024

Compartilhe O Fluminense anunciou oficialmente a contratação do zagueiro Thiago Silva, zagueiro que retorna ao clube que o revelou após 16 anos. Aos 39 anos, o jogador chega com status de maior reforço para a temporada de 2024, após uma carreira consolidada, com passagens marcantes por clubes como Milan e Chelsea. Siga o canal “RJ

Deixe um comentário