A cantora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde realizava tratamento contra um câncer colorretal. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa. A artista estava em solo norte-americano buscando novas abordagens terapêuticas após a doença ter se espalhado para outros órgãos.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta chegou a entrar em remissão no final do mesmo ano. No entanto, em agosto de 2024, exames identificaram o retorno da doença em quatro áreas do corpo: dois linfonodos, o peritônio e um nódulo no ureter. Desde então, ela vinha sendo acompanhada por especialistas do Virginia Cancer Institute, em Washington, e do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, uma das instituições de referência mundial no combate ao câncer.
Durante todo o processo, Preta Gil compartilhou sua trajetória com o público, relatando procedimentos como uma cirurgia de 20 horas para remoção de tumores, em dezembro de 2023, além de ter passado por sessões de quimioterapia e cirurgias anteriores, incluindo a retirada total do reto e uma histerectomia.
Além da carreira musical, Preta Gil ficou marcada por sua atuação em defesa de causas sociais, como o combate ao racismo, os direitos das mulheres e da população LGBTQIA+, além da valorização da autoestima e da diversidade corporal. Ao longo de duas décadas de carreira, ela também se destacou por sua presença nos palcos e na mídia, com discursos voltados à representatividade.
Filha do cantor Gilberto Gil, Preta estreou na música em 2003 com o álbum Prêt-à-Porter, que trouxe o sucesso “Sinais de Fogo” e causou repercussão ao estampar a capa do disco nua. Em paralelo à carreira artística, foi idealizadora do “Bloco da Preta”, um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 500 mil foliões em 2017.
Preta Gil deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 7 anos. A família ainda deve se manifestar oficialmente sobre o falecimento e as informações sobre o traslado e cerimônia de despedida.