Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Polícia Civil prende suspeito de latrocínio em São Gonçalo

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio em São Gonçalo

dezembro 27, 2024

Compartilhe Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) prenderam, nesta quarta-feira (25), um homem acusado de participação no latrocínio que vitimou Wagner dos Santos Palmeira de Oliveira. O crime ocorreu em outubro deste ano, na RJ-104, no bairro Tribobó, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. ✅ Clique aqui

RJ: Jovem baleada por agentes da PRF segue em estado gravíssimo

RJ: Jovem baleada por agentes da PRF segue em estado gravíssimo

dezembro 26, 2024

Compartilhe Juliana Leite Rangel, de 26 anos, permanece internada em estado gravíssimo no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Ela foi baleada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na véspera de Natal, durante uma abordagem na Rodovia Washington Luís (BR-040), quando seguia com a família para uma comemoração em Niterói.

RJ: Operação policial impede execução no “Tribunal do Tráfico” e salva refém no Caju

RJ: Operação policial impede execução no “Tribunal do Tráfico” e salva refém no Caju

dezembro 26, 2024

Compartilhe Uma operação integrada das forças de segurança do Rio de Janeiro resgatou, neste Natal, um homem que estava em poder do “Tribunal do Tráfico” na comunidade do Caju, na Região Portuária do Rio de Janeiro. A vítima, que havia sido sequestrada e estava prestes a ser executada, foi salva em uma ação coordenada entre

Maricá anuncia esquema especial de trânsito e segurança para o Natal

Maricá anuncia esquema especial de trânsito e segurança para o Natal

dezembro 24, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Maricá divulgou nesta segunda-feira (24) o esquema especial de trânsito e segurança para a semana de Natal, quando acontecem as atrações do “Natal Iluminado” nos bairros de Araçatiba, Centro e Itaipuaçu. A iniciativa inclui o fechamento de vias em pontos estratégicos e o reforço do efetivo de agentes, visando atender ao

Rio combate cobrança ilegal de taxa de ar-condicionado em aplicativos

Rio combate cobrança ilegal de taxa de ar-condicionado em aplicativos

dezembro 23, 2024

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, do Procon-RJ e com apoio da Polícia Militar, deu início nesta segunda-feira (23/12) a uma operação de fiscalização em carros de aplicativo. O objetivo é coibir a cobrança ilegal de taxas adicionais pelo uso do ar-condicionado,

Rio: Governo do Estado oferece 1.046 vagas de emprego

Rio: Governo do Estado oferece 1.046 vagas de emprego

dezembro 23, 2024

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou a oferta de 1.046 oportunidades de emprego disponíveis nesta semana, por meio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! As vagas estão distribuídas pelas regiões

Maricá multa Enel por falhas no fornecimento de energia elétrica

Maricá multa Enel por falhas no fornecimento de energia elétrica

dezembro 23, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Maricá, por meio do Procon Municipal, aplicou uma multa de R$ 3.474.256,00 à Enel Distribuição Rio devido às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que têm causado transtornos aos moradores do município. A ação foi fundamentada no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/90). ✅ Clique aqui para seguir

Tenente da PM é denunciado por homicídio em São Gonçalo

Tenente da PM é denunciado por homicídio em São Gonçalo

dezembro 23, 2024

Compartilhe O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou nesta quarta-feira (18) o tenente da Polícia Militar Marcos Gabriel Silva Mendes, lotado no 7º BPM, pelo homicídio qualificado de Rhuan Rodrigues Pereira, de 20 anos. O crime ocorreu em 19 de agosto de 2024, em São Gonçalo, e foi classificado como motivado

Rio: Mulher é morta a facadas pelo ex-namorado na Penha

Rio: Mulher é morta a facadas pelo ex-namorado na Penha

dezembro 23, 2024

Compartilhe Uma mulher foi vítima de feminicídio na noite deste domingo (22), na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. Thayná Thaís Santana Reis, de 30 anos, foi morta a facadas após uma discussão com o ex-namorado, Vinícius Vieira dos Santos, de 31 anos, que foi preso em flagrante no hospital para onde levou a

Polícia Civil realiza operação contra traficantes do Pará que buscavam instalar pontos de venda de drogas em Saquarema

Polícia Civil realiza operação contra traficantes do Pará que buscavam instalar pontos de venda de drogas em Saquarema

dezembro 23, 2024

CompartilhePoliciais civis da 124ª DP (Saquarema) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizaram a “Operação Antevéspera”, neste domingo (22/12), contra traficantes do estado do Pará que atuam na região de Jaconé, em Saquarema, na Baixada Litorânea. As investigações duraram três meses e apontaram que o grupo criminosos buscava instalar e expandir pontos de venda