Nova controladora da Linha Amarela herda desafios estruturais, de segurança e mobilidade

outubro 23, 2025

Compartilhe

Com a mudança de controle à vista, a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, deve passar por uma nova fase de gestão. O grupo Invepar anunciou a transferência do controle da Lamsa — concessionária responsável pela administração da via — para o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Prefeitura do Rio, mas o novo controlador encontrará um cenário repleto de desafios acumulados ao longo dos 28 anos de concessão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Com 17 quilômetros de extensão, a Linha Amarela liga a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via corta 13 bairros e 23 comunidades, que abrigam cerca de 500 mil pessoas. Mesmo com sua importância para a mobilidade carioca, a via é marcada por engarrafamentos frequentes, insegurança e problemas de manutenção.

Durante os horários de pico, o fluxo intenso compromete o deslocamento de motoristas e passageiros. Segundo o Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, as filas nos pedágios estão entre as principais causas dos congestionamentos. O coordenador do grupo, Licínio Rogério, defende a adoção do sistema Free Flow — cobrança eletrônica sem praças físicas — e o estudo para a criação de novas agulhas de acesso e saída.

“Os engarrafamentos chegam até o Túnel da Covanca em horários de rush. O fundamental é instalar na via um sistema Free Flow (pedágio eletrônico que elimina praças físicas).” sugere Rogério, que considera importante ainda a elaboração de estudo para a implantação de novas agulhas de acesso e saída da via.

Atualmente, o pedágio custa R$ 3,80, cobrado em uma praça com 20 cabines (12 manuais e 8 eletrônicas). Parte dos usuários considera o valor elevado para uma via urbana.

A sensação de insegurança é outro fator recorrente entre quem utiliza a via. Casos de assaltos e trocas de tiros preocupam motoristas e pedestres. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre janeiro e outubro deste ano, a Linha Amarela foi fechada três vezes em razão de confrontos armados. Um dos episódios mais graves ocorreu em maio, na Cidade de Deus, quando um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) morreu durante operação.

Moradores relatam situações de medo e tentativas de assalto, inclusive com abordagens violentas. No fim de setembro, a via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos durante uma operação policial no Complexo da Maré.

Os pedestres também enfrentam riscos. A iluminação precária e a presença de usuários de drogas nas 14 passarelas são queixas frequentes. Algumas estruturas apresentam ferrugem e lâmpadas furtadas, o que dificulta a travessia noturna.

Os painéis eletrônicos de mensagens, instalados ao longo da via, apresentam falhas e muitas vezes exibem informações incompletas. Incidentes graves, como o incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca, ocorrido no ano passado e que deixou mais de cem pessoas feridas, expuseram fragilidades em sistemas de ventilação e detecção de incêndio.

Uma auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluída em 2019, apontou que a Lamsa não executou integralmente obras e melhorias previstas em contrato, o que teria gerado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. As irregularidades levaram ao rompimento do contrato pela gestão do então prefeito Marcelo Crivella, mas a concessionária obteve na Justiça o direito de manter a administração da via.

O impasse se estendeu por anos, até que um acordo firmado em junho deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a concessão à Lamsa, com redução no valor do pedágio.

Apesar do novo acordo, o futuro da Linha Amarela segue indefinido. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança de controle e que avaliará as condições contratuais após o envio da documentação pela concessionária.

A Invepar limitou-se a confirmar a transferência do controle acionário, enquanto o Mubadala Capital declarou que não comentará planos ou projetos até a conclusão do processo.

Em nota, a Lamsa afirmou que “trabalha continuamente para proporcionar maior agilidade na praça de pedágio”, que manter as passarelas ao longo da via não faz parte de suas obrigações contratuais e que a manutenção da iluminação sob sua responsabilidade se restringe ao eixo principal, acessos e saídas da via.

Já a Polícia Militar informa que realiza patrulhamento ostensivo e ações preventivas, “com o objetivo de impedir e reduzir os índices de roubos”. E que realiza mapeamentos estratégicos.


Compartilhe
Mais de 350 famílias de Curicica recebem documento que reconhece posse de moradias

Mais de 350 famílias de Curicica recebem documento que reconhece posse de moradias

agosto 31, 2025

CompartilheMais de 350 famílias da comunidade Entre Rios, em Curicica, na Zona Oeste do Rio, receberam neste sábado (30) os Termos de Reconhecimento de Moradia (TRMs). O documento, emitido pela Prefeitura do Rio, reconhece oficialmente a posse dos imóveis e representa um passo importante no processo de regularização fundiária. ✅Clique aqui para seguir o canal

Passeios gratuitos no Rio: como aproveitar a cidade sem abrir a carteira

Passeios gratuitos no Rio: como aproveitar a cidade sem abrir a carteira

agosto 29, 2025

CompartilheO Rio de Janeiro é uma das cidades mais emblemáticas do Brasil e do mundo, reconhecida por suas paisagens naturais, patrimônio cultural e diversidade de experiências. Além das opções sofisticadas de lazer, a capital fluminense também oferece uma ampla variedade de atividades gratuitas, acessíveis a moradores e visitantes. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ

Município do Rio tem previsão de chuva nesta sexta-feira (29)

Município do Rio tem previsão de chuva nesta sexta-feira (29)

agosto 29, 2025

CompartilheDe acordo com o sistema Alerta Rio, a cidade do Rio de Janeiro terá tempo instável nesta sexta-feira (29). A previsão indica céu predominantemente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de raios. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

De exames médicos a dança charme: Parque Madureira recebe programação especial, confira!

De exames médicos a dança charme: Parque Madureira recebe programação especial, confira!

agosto 29, 2025

CompartilheO Parque Madureira será palco, neste sábado (30), do projeto Esporte & Saúde Total, que acontece das 7h às 13h. Criada há dez anos, a iniciativa reúne atividades esportivas, orientações de bem-estar e atrações culturais, com entrada gratuita. A expectativa é receber cerca de 3 mil participantes. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Niterói anuncia projeto do VLT; saiba quais bairros atendidos

Niterói anuncia projeto do VLT; saiba quais bairros atendidos

agosto 28, 2025

CompartilheNiterói está prestes a implantar seu primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto recebeu nesta quarta-feira (27) a autorização de financiamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante encontro com o prefeito Rodrigo Neves, em Brasília. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu

Rio tem parque natural mais procurado do Brasil; saiba onde fica

Rio tem parque natural mais procurado do Brasil; saiba onde fica

agosto 28, 2025

CompartilheO Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI) alcançou grande visibilidade em 2024, figurando entre os parques municipais mais pesquisados do Brasil. De acordo com levantamento da plataforma Bulbe Energia, a unidade ocupou a 2ª colocação no ranking nacional, com 56.100 buscas na internet. O primeiro lugar foi registrado pelo Parque Natural Municipal Estoril, em

Serra do Rio: 10 destinos que você precisa conhecer

Serra do Rio: 10 destinos que você precisa conhecer

agosto 28, 2025

CompartilheO Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas praias e pelo samba, mas sua região serrana oferece experiências igualmente marcantes, combinando natureza, cultura, história e gastronomia. Cidades serranas são ideais para quem busca clima ameno, contato com a natureza e roteiros românticos ou de descanso. A proximidade com a capital fluminense facilita viagens rápidas,

População do Rio de Janeiro cresce apenas 0,01% em um ano, aponta IBGE

População do Rio de Janeiro cresce apenas 0,01% em um ano, aponta IBGE

agosto 28, 2025

CompartilheA população da cidade do Rio de Janeiro registrou crescimento de apenas 835 pessoas entre 2024 e 2025, segundo estimativas divulgadas nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, publicado no Diário Oficial da União, o número de habitantes da capital passou de 6.729.894 em 2024 para

Rio: Projeto capacita 300 ex-prisioneiros e familiares

Rio: Projeto capacita 300 ex-prisioneiros e familiares

agosto 28, 2025

CompartilheUm total de 300 egressos do sistema prisional e familiares de pessoas privadas de liberdade terão acesso a cursos de qualificação profissional no Rio de Janeiro. A formação, voltada para a área de tecnologia digital, está sendo realizada em uma das “Naves do Conhecimento”, em Padre Miguel, na zona oeste da capital. ✅Clique aqui para

PRF apreende mais de 4 kg de haxixe em ônibus interestadual na BR-116

PRF apreende mais de 4 kg de haxixe em ônibus interestadual na BR-116

agosto 28, 2025

CompartilheNa noite de quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um passageiro e apreendeu mais de quatro quilos de haxixe durante fiscalização na BR-116, na altura do km 233, em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. A ação foi conduzida pelo Grupo de Operações com Cães (GOC). ✅Clique aqui para seguir o canal

Anterior Próximos

Deixe um comentário