Operação investiga criminosos infiltrados em torcidas organizadas do Rio

setembro 18, 2025

Compartilhe

A Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que criminosos infiltrados em torcidas organizadas utilizam redes sociais e códigos próprios para planejar assaltos e ações violentas em dias de jogos. A investigação resultou na Operação Pax Stadium, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo nove sedes de torcidas organizadas da capital. Durante as diligências, um homem morreu em confronto com policiais, outro foi preso em flagrante e um terceiro detido por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo os investigadores, o objetivo da operação é reunir provas contra indivíduos que se aproveitam da estrutura das torcidas para cometer crimes. A ação ocorre em meio ao aumento de episódios violentos envolvendo torcedores nas últimas semanas, que resultaram em confrontos, tumultos e mortes.

O delegado titular da Draco, Álvaro Gomes, informou que foram apreendidos explosivos, cabos de enxada, celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos. A quebra de sigilo dos aparelhos já foi autorizada e o material será periciado.

— Apreendemos explosivos na sede de uma dessas torcidas organizadas, assim como cabos de enxada. Em outras residências, interceptamos telefones celulares, notebooks e alguns dispositivos eletrônicos, que nos ajudarão a obter o máximo de informações para entender essa dinâmica, sobretudo das marcações das brigas — explica o delegado titular da Draco, Álvaro Gomes.

Uso de mensagens cifradas

De acordo com a polícia, os criminosos utilizavam siglas e expressões específicas para planejar ataques. Um dos códigos mais usados era “PAS”, referência a “pelotão de assalto surpresa”. Nas mensagens, os suspeitos se perguntavam se haveria “paS” (assalto) ou “paZ” (comportamento pacífico) em determinada partida.

Outro termo identificado foi “péssimo dia para vestir”, utilizado para indicar quais torcedores poderiam ser alvo. Por exemplo, a expressão “péssimo dia para vestir rubro-negro” indicava ataques a flamenguistas.

“As redes sociais se tornaram um espaço para a articulação desses crimes, potencializadas pelo anonimato garantido por apelidos e pseudônimos”, destacou o delegado.

Investigação e medidas preventivas

A Draco e o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) reforçaram que a investigação não tem como alvo as torcidas organizadas em si, mas os criminosos que se infiltram nesses grupos.

— Conseguir essas informações é o nosso real objetivo, pois acreditamos que podemos passar para uma nova fase da investigação com o que obtivermos. Isso nos garante a possibilidade de realizar uma expedição de mandados de prisão para aqueles CPFs que realmente estejam envolvidos de uma forma mais enraizada, mais próxima das atividades criminosas — explica Gomes.

Como medida preventiva, a Polícia Civil pretende ampliar o uso do sistema de reconhecimento facial já adotado no Maracanã, com o objetivo de identificar e deter suspeitos antes de novas ocorrências de violência.

Uso de mensagens secretas

Um dos códigos mais usados pelos bandidos, segundo a polícia, é “PAS” — sigla para “pelotão de assalto surpresa”. Em conversas on-line, os infiltrados perguntam entre si se haverá “paS” ou “paZ” no jogo, numa forma cifrada de indicar se pretendem praticar assaltos ou manter o comportamento pacífico.

Os criminosos também utilizavam os termos “péssimo dia para vestir” para indicar quais torcedores seriam atacados no dia. Por exemplo, se todos decidissem que seria um “péssimo dia para vestir rubro-negro”, qualquer flamenguista poderia se tornar alvos dos ataques.

— É nítido que as redes sociais viraram um espaço para marcarem essas algazarras. Um dos principais fatores que propiciam essa articulação pela internet é a questão do anonimato, já que os criminosos utilizam apelidos e pseudônimos, preservando a identidade — conta Álvaro Gomes.

O cenário de confrontos recentes envolvendo torcidas organizadas deixou mortos e feridos. Um torcedor vascaíno foi baleado e morreu; outro foi atingido no pé; e um terceiro foi morto a pauladas no último sábado.

A Torcida Jovem Fla (TJF), um dos grupos investigados, havia sido banida dos estádios por cinco anos. No dia de seu retorno, registrou episódios de violência em Copacabana, na Ponte Rio–Niterói e na linha férrea da SuperVia, em Marechal Hermes.

Diante dos novos incidentes, o Juizado do Torcedor determinou, nesta semana, que a TJF ficará novamente proibida de frequentar eventos esportivos por mais dois anos.

“Esses indivíduos não são torcedores comuns, mas criminosos disfarçados de torcedores”, reforçou o subcomandante do Bepe, tenente-coronel Guilherme.


Compartilhe
Firjan Sesi realiza torneio de robótica em Nova Iguaçu; saiba como assistir ao evento

Firjan Sesi realiza torneio de robótica em Nova Iguaçu; saiba como assistir ao evento

dezembro 2, 2025

CompartilheA Escola Firjan Sesi de Nova Iguaçu realiza, nesta quarta e sexta-feira, das 9h às 17h, um torneio de robótica que reunirá cerca de 500 estudantes com idades entre 9 e 15 anos. O evento será aberto ao público, e as inscrições para assistir à competição podem ser feitas até o último dia no site

Carro usado em sequestro de jovem em Niterói é encontrado carbonizado na Baixada

Carro usado em sequestro de jovem em Niterói é encontrado carbonizado na Baixada

dezembro 2, 2025

CompartilheA Polícia Civil localizou, na tarde desta segunda-feira (1º), o veículo supostamente utilizado no sequestro de Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, ocorrido em 24 de novembro, no bairro de Itaipu, Região Oceânica de Niterói. O automóvel, completamente carbonizado, foi encontrado em Imbariê, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nas proximidades do local onde

Quanto custa almoçar no seu bairro? Estudo revela contraste no Rio

Quanto custa almoçar no seu bairro? Estudo revela contraste no Rio

dezembro 1, 2025

CompartilheA Urca registra o almoço mais caro do Rio de Janeiro, enquanto o Complexo do Alemão apresenta o menor valor médio por refeição, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), com base em dados da Alelo. A disparidade chega a 246,8%, o que representa uma diferença mensal de aproximadamente R$ 909,70 para quem

No sexto dia da Operação Barricada Zero, moradores relatam clima de tensão em Costa Barros

No sexto dia da Operação Barricada Zero, moradores relatam clima de tensão em Costa Barros

dezembro 1, 2025

CompartilheNesta segunda-feira (1º), a Operação Barricada Zero chegou ao seu sexto dia com ações das polícias Militar e Civil em comunidades de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, e em municípios da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense. As equipes atuam na retirada de barricadas instaladas por grupos criminosos, como o Comando Vermelho e

Trem do Samba celebra 30 anos neste sábado com shows gratuitos e programação especial

Trem do Samba celebra 30 anos neste sábado com shows gratuitos e programação especial

dezembro 1, 2025

CompartilheA 30ª edição do Trem do Samba será realizada neste sábado (6), com saída programada às 18h04 da Estação Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio. O evento, que integra o calendário oficial da cidade, contará com shows gratuitos distribuídos por quatro palcos e mais de 20 rodas de samba

MPRJ denuncia PMs por peculato e furto em megaoperação

MPRJ denuncia PMs por peculato e furto em megaoperação

dezembro 1, 2025

CompartilheO Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou seis policiais militares por crimes de peculato e furto supostamente cometidos durante a Megaoperação Contenção, realizada em 28 de outubro nos complexos da Penha e do Alemão. As acusações foram apresentadas em dois inquéritos distintos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Dezembro Vermelho: São Gonçalo faz ações de prevenção ao HIV e ISTs

Dezembro Vermelho: São Gonçalo faz ações de prevenção ao HIV e ISTs

dezembro 1, 2025

CompartilheA Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta segunda-feira (1º), a programação do Dezembro Vermelho, campanha voltada à prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A abertura ocorreu na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, das 9h às 12h, com distribuição de preservativos, autotestes de HIV, gel lubrificante e materiais informativos. ✅ Clique

Segunda-feira (01/12) com calor e chuva isolada no Rio

Segunda-feira (01/12) com calor e chuva isolada no Rio

dezembro 1, 2025

CompartilheO Sistema Alerta Rio informa que esta segunda-feira (01/12) será marcada por instabilidade atmosférica no município do Rio de Janeiro, devido ao calor e à umidade. O céu apresentará nebulosidade variável ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva isoladas durante a noite. Os ventos devem permanecer fracos a moderados e as temperaturas

Árvore de Natal é inaugurada na Enseada de Botafogo

Árvore de Natal é inaugurada na Enseada de Botafogo

dezembro 1, 2025

CompartilheA nova árvore de Natal instalada na Enseada de Botafogo foi inaugurada neste domingo, tornando-se mais um atrativo do período festivo no Rio de Janeiro. Com 80 metros de altura — o equivalente a cerca de 30 andares — e equipada com 2,3 milhões de LEDs, a estrutura chamou a atenção de moradores e visitantes

Flamengo conhece adversário no Intercontinental 2025; veja data e local da estreia

Flamengo conhece adversário no Intercontinental 2025; veja data e local da estreia

novembro 30, 2025

CompartilheCom a conquista da Libertadores no último sábado (29), o Flamengo assegurou a última vaga restante da Copa Intercontinental da Fifa 2025. O título veio após a vitória sobre o Palmeiras na final disputada em Lima, no Peru. Com isso, a equipe comandada por Filipe Luís viajará ao Catar para enfrentar o Cruz Azul, do

Próximos