Policia faz operação contra expansão de facção criminosa na zona norte Rio
A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (21) a “Operação Rota do Rio” com o objetivo de combater a expansão da maior facção criminosa do Rio de Janeiro para outros estados do país. Agentes foram mobilizados para cumprir 113 mandados de busca e apreensão em quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
A operação surge após investigações conduzidas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que apontaram um racha na facção Família do Norte (FDN). Parte dos dissidentes migrou para o Comando Vermelho, fundando o Comando Vermelho do Amazonas (CVAM) e reconfigurando as rotas do tráfico de drogas no Brasil.
Com a nova aliança, a facção passou a controlar regiões estratégicas, como as fronteiras do Brasil com o Peru e a Colômbia. As investigações revelaram que a quadrilha utiliza uma rede complexa de laranjas e empresas, incluindo um frigorífico, para lavar dinheiro e dificultar o rastreamento das atividades ilícitas. Estima-se que, em dois anos, essas facções movimentaram aproximadamente R$ 27 milhões.
No Amazonas, um dos alvos foi Raimundo Pinheiro da Silva, ex-prefeito de Anamã, identificado como proprietário do frigorífico usado para lavar dinheiro do tráfico. No Rio de Janeiro, os agentes focaram em locais estratégicos, como um prédio na Avenida Atlântica, em Copacabana, além de operações na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e no Fallet-Fogueteiro, na região central, onde houve registros de tiroteios.
Durante as buscas, os policiais capturaram Juan Roberto Figueira da Silva, conhecido como Cocão, chefe do tráfico no Morro dos Prazeres. Foragido da Justiça, Cocão tinha pelo menos seis mandados de prisão em aberto e era acusado de ordenar diversos assaltos na Grande Tijuca e na Zona Sul do Rio.
A Operação Rota do Rio representa um esforço significativo das autoridades para desmantelar a estrutura das facções criminosas e interromper a expansão do tráfico de drogas no Brasil, reforçando a segurança e a ordem pública em várias regiões do país.