Estado do RioPolicialRio de JaneiroSegurança Pública

Rio de Janeiro é o estado com mais furtos de energia em 2023, aponta pesquisa

Compartilhe

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revela que o Rio de Janeiro lidera o ranking de furtos de energia no país em 2023. O volume de energia furtada no estado equivale a aproximadamente 11% de toda a energia gerada pela Usina de Itaipu, a maior do Brasil.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Conforme o levantamento, o volume de energia furtada em todo o Brasil no último ano foi o maior registrado desde 2008, suficiente para abastecer 13 estados e o Distrito Federal.

Estados com Maior Volume de Furtos de Energia em 2023:

1- Rio de Janeiro: 11,27 milhões de MWh
2- São Paulo: 6,98 milhões de MWh
3- Amazonas: 4,47 milhões de MWh


No Rio de Janeiro, a empresa Light, responsável pela distribuição de energia, recuperou 50 GWh de energia apenas nos primeiros meses deste ano, o suficiente para abastecer mais de 21 mil residências durante um ano. A companhia revela que, para cada 100 clientes regulares, existem outros 34 que furtam energia no estado. Esses furtos ocorrem tanto em comunidades quanto em áreas nobres.

Em regiões nobres como Barra da Tijuca e Zona Sul, a Light registrou um aumento de 40% nas fraudes entre janeiro e abril de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Os criminosos têm utilizado equipamentos modernos, como controle remoto e sensores de presença, para burlar a fiscalização.

Para combater essa prática, a Light está utilizando equipamentos com inteligência artificial para monitorar o consumo das famílias, buscando identificar e coibir o furto de energia de maneira mais eficiente.


Compartilhe

You may also like

Comments are closed.