Rio: Governo investe mais de R$ 1 milhão para modernizar bibliotecas

junho 18, 2025

Compartilhe

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está investindo mais de R$ 1 milhão na modernização dos acervos de bibliotecas do interior fluminense. A iniciativa, viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), distribuiu vouchers de R$ 10 mil para 101 bibliotecas públicas de 67 municípios, com o objetivo de permitir a aquisição de novos livros durante a 22ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e busca fortalecer a rede de bibliotecas e ampliar o acesso à leitura em todo o estado. Os recursos podem ser utilizados exclusivamente nos estandes da Bienal até o fim do evento, que ocorre ao longo de dez dias no Riocentro.

A medida faz parte da campanha “Do Rio ao RJ”, em celebração ao título de “Capital Mundial do Livro” concedido ao Rio de Janeiro em 2025 pela Unesco. Como parte da iniciativa, a secretaria mantém na Bienal o estande “Casa da Leitura e do Conhecimento”, que promove a diversidade literária fluminense e oferece suporte a representantes dos 92 municípios do estado.

– O título de Capital Mundial do Livro é um reconhecimento internacional da força criativa e literária do Rio. E no Governo do Estado, temos atuado para ampliar o acesso à cultura de forma democrática, chegando a todos os territórios, não só na capital, mas também no interior. Estamos auxiliando as bibliotecas a ampliarem seus acervos através da compra de novos livros aqui na Bienal e atuando para que o recurso chegue até a ponta – declarou a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Bibliotecas beneficiadas

As bibliotecas contempladas fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB). Em Cantagalo, na Região Serrana, cinco unidades foram beneficiadas, totalizando R$ 50 mil em vouchers. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Guilherme Zanon, mais da metade do valor foi utilizada já no primeiro dia da Bienal.

– A Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo parabeniza e agradece ao Estado pela doação às nossas bibliotecas municipais, atualizando nosso acervo e valorizando esse importante instrumento cultural e educacional. Já compramos R$ 30 mil em livros e nessa semana utilizaremos o restante do valor – contou Zanon.

Em Petrópolis, a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, atingida por fortes chuvas em 2022, está utilizando o recurso para repor parte do acervo perdido. A bibliotecária Lorena de Oliveira destacou a relevância da iniciativa.

– Estou repondo alguns livros que foram destruídos e adquirindo novos títulos. Acho que as publicações atraem leitores e também renovam o hábito da leitura. Antes de vir, montei uma lista dos livros mais procurados na nossa biblioteca e, desta forma, vou conseguir atender a demanda das pessoas e ampliar o nosso acervo. Essa ajuda veio em ótima hora – comemorou Lorena, que retornou para Petrópolis com alguns exemplares na bolsa.

Valorização de autores fluminenses

A programação da “Casa da Leitura e do Conhecimento” também inclui a participação de escritores de mais de 20 municípios do estado. A seleção foi realizada por meio de uma convocatória pública, que recebeu mais de 400 inscrições. Ao todo, 89 autores foram escolhidos para integrar as atividades do estande, que conta com lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, contações de histórias e palestras ao longo dos dez dias da Bienal, das 9h às 22h.

A iniciativa reafirma o compromisso do governo estadual com a valorização da produção literária fluminense e o fortalecimento das bibliotecas como instrumentos de inclusão, conhecimento e cidadania.


Compartilhe
Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

agosto 22, 2024

Compartilhe O município de Maricá está um passo mais próximo de ter seu próprio campus universitário. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Fabiano Horta anunciou em suas redes sociais a assinatura de um termo de cooperação com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O acordo visa a criação de um campus da instituição na cidade, ampliando

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

agosto 22, 2024

Compartilhe Um grupo de manifestantes fechou, na tarde desta quinta-feira, parte da Avenida Marechal Rondon, nas proximidades do Viaduto Noel Rosa, sentido Centro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A manifestação ocorreu em um dos acessos ao Morro do São João, no bairro Engenho Novo. clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

agosto 22, 2024

Compartilhe Um visitante inusitado chamou a atenção em Copacabana nesta semana: Diferentão, um búfalo vindo de Minas Gerais, foi flagrado passeando pela orla na última terça-feira (20). Nesta quinta-feira (22), o animal continuou sua jornada, desta vez pelo Calçadão de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde rapidamente se tornou a principal atração. clique aqui para

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

agosto 22, 2024

Compartilhe Um dos principais nomes do tráfico de drogas em São Gonçalo, Paulo Gabriel Malafaia da Silva, conhecido como “GB do Catarina”, foi preso pela Polícia Civil em uma operação na última quarta-feira (21). clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: O suspeito foi encontrado em um luxuoso

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

agosto 21, 2024

Compartilhe A Polícia Militar descobriu que membros do Comando Vermelho (CV) estavam monitorando a frequência de rádio do 22º BPM (Maré) para se deslocar do Complexo do Alemão para o Complexo da Maré. A descoberta ocorreu durante uma operação em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando agentes suspeitaram de um grupo de

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

agosto 21, 2024

Compartilhe A casa na Gávea onde o poeta e compositor Vinicius de Moraes passou parte de sua juventude está à venda. O imóvel, localizado na Rua das Acácias, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi anunciado por R$ 3,9 milhões. Construída em 1930, a residência carrega uma rica história, ligada à vida do renomado

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

agosto 20, 2024

CompartilheApós ter ficado preso por anos, o ex-deputado estadual, que já presidiu a Alerj, Paulo Melo (MDB), voltou à política, dessa vez buscando a prefeitura de Saquarema, município em que mantém sua base eleitoral. Ele vai disputar em um cenário diferente, onde há uma alta aprovação da administração atual, que tenta emplacar a candidata Lucimar

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

agosto 20, 2024

Compartilhe Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou que solicitará à Justiça a transferência dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para presídios federais. A medida, segundo o governo estadual, visa dificultar o contato entre os líderes da organização e seus subordinados, enfraquecendo assim o comando da facção dentro do sistema prisional.

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

agosto 20, 2024

Compartilhe O fotógrafo carioca Bruno Dulcetti fez novamente um registro impressionante da lua cheia. Desta vez, ele conseguiu capturar a imagem de uma superlua azul parecendo “pousar” nos braços do Cristo Redentor, em uma foto tirada na manhã desta terça-feira (20), da Urca, na Zona Sul do Rio. clique aqui para seguir o canal “RJ

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

agosto 20, 2024

Compartilhe Seis ferros-velhos que operavam sem licença foram interditados nesta segunda-feira (19) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta liderada pelo Detran.RJ. A ação, que contou com a participação de policiais civis e militares, ocorreu nas proximidades da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Alcântara. clique aqui para