RJ: Polícias Civil e Militar já retiraram 520 fuzis das mãos de criminosos em 2024

setembro 19, 2024

Compartilhe

Letalidade violenta e mortes por intervenção policial caíram em 2024, atingindo os menores números em 34 e 9 anos, respectivamente


Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que em oito meses as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro apreenderam 520 fuzis – o maior número de apreensões de armas longas para o período desde o início da série histórica, em 2016. A cada 24 horas, dois fuzis foram retirados das ruas pelas forças estaduais de segurança. Na comparação com o mesmo período de 2023, foi registrado um aumento de 10,2%.

– Essa marca histórica de apreensão de armas de guerra mostra muito bem o cenário em que nossas polícias atuam e o perigo a que estão expostos os moradores dos territórios onde criminosos travam guerras usando fuzis. Vamos continuar apreendendo esse armamento, mas é necessária a colaboração das forças federais, pois não há produção de fuzis no Rio de Janeiro – ressaltou o governador Cláudio Castro, que no mês passado pagou R$ 2,5 milhões em bonificação a policiais civis e militares que apreenderam 500 fuzis.

É importante ressaltar também a redução de crimes contra a vida, como a Letalidade Violenta — que inclui registros de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e latrocínio (roubo seguido de morte). Entre janeiro e agosto, o indicador apresentou queda de 14,7% em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando o valor mais baixo da série histórica do Instituto, iniciada em 1991. Nesse período, 2.523 pessoas foram vitimadas, 435 a menos em relação ao ano passado, com 2.958. Já as mortes por intervenção de agente do Estado diminuíram 25,8%, o menor número de mortes para o acumulado desde 2015. A mesma tendência foi observada nos casos de homicídios dolosos, com declínio de 12,7% em 244 dias, o percentual mais baixo para o delito em 34 anos. Na análise mensal, a queda é de 8,2%.

Nos crimes contra o patrimônio, os roubos de carga apresentaram queda de 24%, registrando o menor número de casos para o indicador desde 2010. De janeiro a agosto de 2023, foram 2.380 ocorrências. No mesmo período do ano seguinte, esse total passou para 1.800, ou seja, 580 registros a menos.

Produtividade policial em alta

Os indicadores de produtividade policial também são positivos em comparação com o ano anterior. Em média, 46 veículos foram recuperados por dia no estado, um aumento de 14%. Foram apreendidas 4.282 armas de fogo, sendo 520 fuzis.

As polícias Civil e Militar cumpriram 10.409 mandados de prisão até agosto deste ano, consolidando um crescimento de 25,7%. Além disso, foram realizadas 28.756 prisões em flagrante, o que representa um crescimento de 12,9% em relação ao ano anterior.

— O trabalho das forças de segurança se fortalece com estratégias de policiamento baseadas em evidências. O monitoramento contínuo e a análise detalhada possibilitam uma alocação de recursos direcionada, permitindo às polícias Civil e Militar responder, com celeridade, às questões de segurança pública de cada região – destaca a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Principais indicadores:

Letalidade violenta: 2.523  vítimas nos oito meses de 2024. Na comparação com o ano anterior, houve a diminuição de 14,7%. Este é o menor valor para o acumulado desde o início da série histórica, em 1991.

Homicídio doloso: 1.917 vítimas nos oito meses de 2024. Na comparação com o ano anterior, o delito registrou redução de 12,7%. Este é o menor número de mortes para o período desde o início da série histórica, em 1991.

Mortes por intervenção de agente do Estado: 512 mortes nos oito meses de 2024. Em relação ao ano anterior, houve uma redução de 25,8% no delito, o menor valor para o período desde 2015.

Roubo de carga: 1.800 casos nos oito meses de 2024. Em relação ao ano anterior, a diminuição foi de 24,4%, o menor valor para o período desde 2010.

Armas apreendidas: 4.282 apreensões em oito meses. Em média, foram retiradas de circulação, por dia, 18 armas de fogo.

Fuzis apreendidos: 520 fuzis apreendidos nos oito primeiros meses de 2024. A cada 24 horas, as polícias Civil e Militar apreenderam cerca de dois fuzis.  Esse número representa o maior número de apreensão para o período desde o início da série histórica, em 2016.

Prisão em flagrante: 28.756 prisões em flagrante até agosto deste ano. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou aumento de 12,9% no acumulado. Foram 118 prisões em flagrante por dia.

Recuperação de veículos: 11.282 veículos foram recuperados até agosto deste ano, uma média de 46 por dia. No comparativo com o mesmo período de 2023, o indicador registrou um aumento de 14%.

Apreensão de drogas: 16.476 registros de drogas apreendidas em oito meses. Em média, foram 68 apreensões por dia. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou um aumento de 7,7%.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de agosto. Clique aqui para acessar os dados completos.


Compartilhe
Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026

Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026

dezembro 5, 2025

CompartilheA seleção brasileira foi sorteada para o Grupo C da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A próxima edição do torneio será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. O sorteio dos grupos ocorreu nesta sexta-feira (5), no Kennedy

TSE adia julgamento de Castro e Bacellar

TSE adia julgamento de Castro e Bacellar

dezembro 5, 2025

CompartilheO ministro Antônio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), renovou o pedido de vista no julgamento que envolve o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). O processo apura supostas irregularidades nas contratações do Ceperj e da Uerj durante o período eleitoral.

Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí

Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí

dezembro 5, 2025

CompartilheA Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, receberá shows de Ludmilla e Nando Reis como principais atrações do Réveillon 2026. A programação também incluirá a participação da bateria da Unidos do Viradouro e uma apresentação de integrantes do Projeto Aprendiz Musical, iniciativa de musicalização em escolas públicas mantida pela Prefeitura de

Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo

Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo

dezembro 4, 2025

CompartilheA Terceira Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acolheu, nesta quinta-feira, um recurso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, réu por estelionato. A decisão foi tomada um dia após o clube conquistar o título do Campeonato Brasileiro. ✅ Clique

PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

dezembro 4, 2025

CompartilheO PSD decidiu, nesta quinta-feira, orientar sua bancada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a votar pela manutenção da prisão preventiva do presidente afastado da Casa, Rodrigo Bacellar. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na sede do partido, no Centro do Rio, com a participação dos seis deputados da legenda: Átila

MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio

MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio

dezembro 4, 2025

CompartilheO Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para impedir que a prefeitura do Rio autorize obras em áreas tombadas sem a prévia liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa contesta um decreto municipal que permite a emissão de licenças para intervenções

Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar

Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar

dezembro 4, 2025

CompartilheDeputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aguardam uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a documentação necessária para dar continuidade ao rito de análise da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União). A principal dúvida é se o material enviado pela Polícia Federal — apenas a decisão que decretou a prisão —

Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história

Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história

dezembro 4, 2025

CompartilheO Réveillon 2026 do Rio de Janeiro terá como tema “A maior virada do mundo” e contará com mais de 70 atrações distribuídas por diversos palcos na cidade. Na Praia de Copacabana, principal ponto de celebração, o palco montado em frente ao Copacabana Palace receberá apresentações em formato de duplas. Entre os artistas confirmados estão

Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio

Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio

dezembro 4, 2025

CompartilhePoliciais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram, nesta quinta-feira, a Operação Craf Falso, voltada a desarticular um esquema de falsificação de documentos utilizados para viabilizar a compra irregular de armas de fogo. A ação cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de adquirir armamentos por meio de documentação fraudada.

Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio

Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio

dezembro 4, 2025

CompartilheUm homem foi preso por policiais civis, nesta quinta-feira, suspeito de estrangular uma mulher e lançar o corpo no Rio Acari, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Civil, Adriano Fernandes Castro, de 41 anos, inicialmente apresentou informações falsas em depoimento à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), mas posteriormente confessou o

Próximos