Foto: Divulgação
Segurança PúblicaRio de JaneiroSegurança

Seap transfere 2.050 detentos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu

Compartilhe

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) realizou nesta sexta-feira (27) mais uma grande transferência de detentos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Desta vez, 2.050 presos foram remanejados do Instituto Penal Benjamin de Moraes Filho para o Instituto Penal Vicente Piragibe, a cerca de 350 metros de distância, ainda dentro do complexo penitenciário.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

A mudança faz parte de um plano de reestruturação da Seap, que agora destinará o Instituto Vicente Piragibe para abrigar presos neutros, ou seja, aqueles que não possuem vínculos com facções criminosas. A operação contou com o apoio de 250 policiais penais.

A transferência ocorre pouco mais de três semanas após outra movimentação em grande escala no dia 6 de setembro, quando 1.063 presos foram retirados do Instituto Penal Vicente Piragibe e enviados temporariamente ao Presídio Moniz Sodré. Na ocasião, o Instituto Vicente Piragibe passava por uma reforma, após a descoberta de um túnel que indicava um possível plano de fuga em massa.

Com a conclusão das obras no Vicente Piragibe, os presos oriundos desse local e atualmente abrigados na Penitenciária Moniz Sodré serão os próximos a serem transferidos, desta vez para o Instituto Penal Benjamin de Moraes Filho. A Seap continua monitorando de perto a situação nas unidades prisionais, garantindo a segurança e a ordem no complexo de Gericinó.

Essas megatransferências fazem parte de um esforço da Seap para aprimorar a gestão carcerária no Rio de Janeiro, especialmente diante das tentativas de fuga e da necessidade de reformulação de unidades para separar facções e manter o controle sobre o sistema penitenciário.


Compartilhe

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *