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Tecnologia de ponta no país combate desperdício de água potável no Rio de Janeiro

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No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Instituto Trata Brasil lançou um alerta sobre o alarmante desperdício de água no Brasil, um problema que afeta diretamente a vida de milhões de pessoas. De acordo com levantamento recente, quase 18 milhões de moradores de favelas enfrentam escassez de água, enquanto bilhões de litros são perdidos diariamente.

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Entretanto, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a empresa Águas do Rio tem se destacado na luta contra o desperdício, investindo em tecnologia de ponta e revitalizando sistemas de abastecimento. Com um aporte de R$ 3,1 bilhões ao longo de dois anos e meio, a empresa implementou iniciativas que já apresentam resultados significativos.

As ações são monitoradas em tempo real, no Centro de Operações Integradas (COI), que fica na Praça Mauá, sede da empresa, e é um dos mais modernos do mundo. A companhia também investe na reforma e automação das unidades operacionais.

“O setor, em geral, está defasado em relação à adoção de tecnologias. De nossa parte, formamos um portfólio, com base em soluções bem-sucedidas em outros setores da economia e que nos permite melhorar a qualidade do atendimento prestado, reduzindo perdas e levando água para quem mais precisa”, destacou Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio, que completou:

“Herdamos uma perda de água da ordem de 65%. A meta é reduzir para 25% em dez anos, e estamos comprometidos em alcançar este objetivo, levando mais água tratada para mais pessoas, dia e noite”.

Um dos destaques dessas medidas é a recuperação de três bilhões de litros de água mensalmente, antes desperdiçados, que agora abastecem cerca de 600 mil pessoas. Essa conquista é resultado direto do emprego de tecnologias inovadoras, como o uso de válvulas inteligentes e a utilização de satélites para identificação de vazamentos subterrâneos.

No âmbito do Programa de Combate às Perdas, a Águas do Rio está instalando 266 válvulas em pontos estratégicos de sua extensa rede de fornecimento de água até novembro deste ano. Essas válvulas não apenas segmentam as tubulações em trechos menores, mas também monitoram e ajustam automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda específica de cada região, reduzindo assim a pressão interna e, consequentemente, minimizando vazamentos.

Os esforços da empresa em alinhar-se às metas nacionais estabelecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que visam a redução das perdas de água para 25% até 2034, destacam-se como um exemplo de compromisso com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população. O avanço tecnológico aliado à gestão eficiente emerge como um caminho promissor na garantia de um futuro mais próspero e equilibrado para todos.

“Vim na inauguração das primeiras ligações de água, que aconteceram na escola e no posto de saúde, porque precisava ver esse momento muito importante para mim e para todos os moradores do bairro. É uma felicidade presenciar a chegada da água!”, disse Darley.

Essa mudança de cenário é percebida na Região Metropolitana do Rio, onde moradores conviveram com problemas de abastecimento durante décadas. Um deles é Darley Campos, moradora de São Gonçalo e líder comunitária do Largo da Ideia.


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