Tecnologia de ponta no país combate desperdício de água potável no Rio de Janeiro

junho 6, 2024

Compartilhe

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Instituto Trata Brasil lançou um alerta sobre o alarmante desperdício de água no Brasil, um problema que afeta diretamente a vida de milhões de pessoas. De acordo com levantamento recente, quase 18 milhões de moradores de favelas enfrentam escassez de água, enquanto bilhões de litros são perdidos diariamente.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:


Entretanto, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a empresa Águas do Rio tem se destacado na luta contra o desperdício, investindo em tecnologia de ponta e revitalizando sistemas de abastecimento. Com um aporte de R$ 3,1 bilhões ao longo de dois anos e meio, a empresa implementou iniciativas que já apresentam resultados significativos.

As ações são monitoradas em tempo real, no Centro de Operações Integradas (COI), que fica na Praça Mauá, sede da empresa, e é um dos mais modernos do mundo. A companhia também investe na reforma e automação das unidades operacionais.

“O setor, em geral, está defasado em relação à adoção de tecnologias. De nossa parte, formamos um portfólio, com base em soluções bem-sucedidas em outros setores da economia e que nos permite melhorar a qualidade do atendimento prestado, reduzindo perdas e levando água para quem mais precisa”, destacou Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio, que completou:

“Herdamos uma perda de água da ordem de 65%. A meta é reduzir para 25% em dez anos, e estamos comprometidos em alcançar este objetivo, levando mais água tratada para mais pessoas, dia e noite”.

Um dos destaques dessas medidas é a recuperação de três bilhões de litros de água mensalmente, antes desperdiçados, que agora abastecem cerca de 600 mil pessoas. Essa conquista é resultado direto do emprego de tecnologias inovadoras, como o uso de válvulas inteligentes e a utilização de satélites para identificação de vazamentos subterrâneos.

No âmbito do Programa de Combate às Perdas, a Águas do Rio está instalando 266 válvulas em pontos estratégicos de sua extensa rede de fornecimento de água até novembro deste ano. Essas válvulas não apenas segmentam as tubulações em trechos menores, mas também monitoram e ajustam automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda específica de cada região, reduzindo assim a pressão interna e, consequentemente, minimizando vazamentos.

Os esforços da empresa em alinhar-se às metas nacionais estabelecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que visam a redução das perdas de água para 25% até 2034, destacam-se como um exemplo de compromisso com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população. O avanço tecnológico aliado à gestão eficiente emerge como um caminho promissor na garantia de um futuro mais próspero e equilibrado para todos.

“Vim na inauguração das primeiras ligações de água, que aconteceram na escola e no posto de saúde, porque precisava ver esse momento muito importante para mim e para todos os moradores do bairro. É uma felicidade presenciar a chegada da água!”, disse Darley.

Essa mudança de cenário é percebida na Região Metropolitana do Rio, onde moradores conviveram com problemas de abastecimento durante décadas. Um deles é Darley Campos, moradora de São Gonçalo e líder comunitária do Largo da Ideia.


Compartilhe
Polícia Civil indicia quatro pessoas por contaminação no Guandu

Polícia Civil indicia quatro pessoas por contaminação no Guandu

junho 5, 2024

Compartilhe A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) concluiu nesta segunda-feira (03/06) a investigação sobre o lançamento indevido de poluentes nos rios da bacia do Guandu, resultando no indiciamento de quatro pessoas ligadas a uma empresa da região. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: De acordo

Três homens são presos por tráfico de drogas em Maricá

Três homens são presos por tráfico de drogas em Maricá

junho 5, 2024

Compartilhe Policiais Militares realizaram a prisão de três homens por tráfico de drogas na Comunidade do Morro do Amor, localizada em Maricá, na última terça-feira (04), durante a ação, uma grande quantidade de entorpecentes foi apreendida, além de um revólver e rádios transmissores. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Maricá oferece 300 vagas para cursos gratuitos de estética

Maricá oferece 300 vagas para cursos gratuitos de estética

junho 4, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Maricá anunciou nesta segunda-feira (03) um edital disponibilizando 300 vagas para cursos gratuitos de estética em seis áreas distintas: especialistas em cachos, tranças e penteado, barbeiro, depilação e alongamento de cabelo. Essas oportunidades são parte do Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, voltadas para maiores de 17 anos. Clique

Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019. Clique aqui

Fumaça em bueiro assusta moradores de Copacabana

Fumaça em bueiro assusta moradores de Copacabana

junho 4, 2024

CompartilheNa manhã desta terça-feira, uma cena inusitada causou apreensão em Copacabana: fumaça saindo de um bueiro localizado na Avenida Princesa Isabel, em frente à boate Marrakech Café. Moradores da região, temendo uma possível explosão, registraram o incidente em vídeos que rapidamente se espalharam pelas redes sociais. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio de Janeiro é o estado com mais furtos de energia em 2023, aponta pesquisa

Rio de Janeiro é o estado com mais furtos de energia em 2023, aponta pesquisa

junho 3, 2024

Compartilhe Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revela que o Rio de Janeiro lidera o ranking de furtos de energia no país em 2023. O volume de energia furtada no estado equivale a aproximadamente 11% de toda a energia gerada pela Usina de Itaipu, a maior do Brasil. Clique

Águas de Niterói abre inscrições para programa de estágio 2024

Águas de Niterói abre inscrições para programa de estágio 2024

junho 3, 2024

Compartilhe A Águas de Niterói abriu inscrições para o Programa de Estágio 2024, com prazo até o dia 3 de julho. O programa é voltado para jovens talentos que desejam ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o setor de saneamento, oferecendo vagas em diversas áreas de estudo. Clique aqui para seguir o canal

Estreia de Álvaro Pacheco no Vasco é marcada por derrota histórica para o Flamengo

Estreia de Álvaro Pacheco no Vasco é marcada por derrota histórica para o Flamengo

junho 3, 2024

Compartilhe Álvaro Pacheco, o novo treinador do Vasco, teve uma estreia amarga no comando do time. No domingo (2/6), o Flamengo goleou o Cruzmaltino por 6 a 1, marcando a maior vitória do Rubro-Negro sobre o Vasco em Campeonatos Brasileiros. Mesmo com apenas uma semana de treino, o técnico português fez mudanças na equipe titular

Polícia prende suspeito de assassinar a própria mãe na Zona Oeste do Rio

Polícia prende suspeito de assassinar a própria mãe na Zona Oeste do Rio

junho 3, 2024

CompartilheA Polícia prendeu em flagrante Gabriel Soares, um bombeiro reformado, sob suspeita de assassinar sua mãe, Tânia Costa Soares, de 70 anos, em sua residência na Taquara, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: O corpo de Tânia foi encontrado na

RJ: Suspeita de envenenar namorado com brigadeirão afirma ter sido traída

RJ: Suspeita de envenenar namorado com brigadeirão afirma ter sido traída

junho 3, 2024

Compartilhe Júlia Andrade Cathermol Pimenta, suspeita de assassinar seu namorado, o empresário Luiz Marcelo Antônio Ormond, com um brigadeirão envenenado, está foragida. Dois dias após o corpo de Luiz Marcelo ser encontrado, Júlia foi ouvida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, mas foi liberada por falta de provas suficientes para uma prisão naquele momento.