UFF implementa cotas para estudantes trans e se torna pioneira entre universidades federais do Rio

setembro 23, 2024

Compartilhe

A Universidade Federal Fluminense (UFF) oficializou a criação de cotas para pessoas trans em seus cursos de graduação, tornando-se a primeira instituição federal de ensino superior do estado do Rio de Janeiro a adotar essa medida. A decisão, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na última quinta-feira (19), reserva 2% das vagas para estudantes trans a partir de 2025.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

A expectativa da UFF é que mais de 300 pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano de vigência da nova política de ação afirmativa, que amplia o acesso de estudantes trans ao ensino superior. “A UFF fez história”, celebrou Alessandra Siqueira Barreto, pró-reitora de Assuntos Estudantis, destacando o protagonismo dos alunos nas discussões que culminaram na aprovação da medida.

“A UFF fez história”, comemora a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Alessandra Siqueira Barreto, ressaltando que as discussões que levaram à aprovação das cotas são fruto de protagonismo dos estudantes e diálogos com a administração da universidade.

“Foi um processo de escuta ativa. Os coletivos de estudantes trans da universidade se movimentam para defender as suas pautas e levam essa proposição para a gestão. A minuta foi construída conjuntamente, e isso traz uma força para esse processo”, explica.

A iniciativa, que agora alcança os cursos de graduação, expande a política já aplicada em programas de pós-graduação da UFF, onde 18 cursos de mestrado e doutorado reservavam vagas para pessoas trans. A partir do próximo ano, a universidade prevê que todos os cursos de pós-graduação também disponibilizem ao menos uma vaga para esse grupo.

Além disso, a pró-reitora Alessandra Siqueira Barreto informou que será criada uma banca de heteroidentificação, em resposta às demandas dos coletivos estudantis, para complementar o processo de autodeclaração de identidade de gênero. Esse procedimento busca garantir a legitimidade das candidaturas e assegurar que o sistema de cotas seja respeitado de maneira justa e inclusiva.

“Não é só o ingresso. A gente precisa criar agora os protocolos de permanência estudantil”, disse a pró-reitora.

A UFF também se compromete a manter um acompanhamento próximo aos alunos cotistas trans, com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e protegê-los de eventuais comportamentos discriminatórios. “Metade das bolsas acadêmicas já são destinadas a alunos cotistas, o que inclui a população trans”, reforçou Barreto.

Com a medida, a UFF se junta a outras 12 universidades federais que já adotam cotas para estudantes trans, incluindo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que anunciou a decisão recentemente, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pioneira na aplicação da política em 2018.

Além dessas, outras instituições como a Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e as universidades federais da Bahia (UFBA), de Lavras (UFLA), de Santa Catarina (UFSC), de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande (FURG), de Rondônia (UNIR) e de Goiás (UFG) também adotam políticas semelhantes.

No Rio de Janeiro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está em fase de debates internos para a possível implementação de cotas para estudantes trans, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) ainda não adotaram essa medida.

A ampliação das cotas para pessoas trans nas universidades federais ocorre em um cenário de fortalecimento das ações afirmativas em todo o país. A Lei 14.723/23, sancionada recentemente, já obriga as instituições federais de ensino superior a reservarem vagas para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além daqueles que estudaram integralmente em escolas públicas.

Com a decisão da UFF, a universidade reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade, ampliando o acesso ao ensino superior para grupos historicamente marginalizados e promovendo um ambiente mais equitativo.


Compartilhe
Vereador de Maricá tem mandato cassado por decisão da Justiça Eleitoral, entenda!

Vereador de Maricá tem mandato cassado por decisão da Justiça Eleitoral, entenda!

outubro 8, 2025

CompartilheA Justiça Eleitoral de Maricá cassou, nesta segunda-feira (7), o mandato do vereador Ricardo Magalhães Garcia Gutierrez, conhecido como Ricardinho Netuno (PL), e o declarou inelegível por oito anos. A decisão foi proferida pelo juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, da 55ª Zona Eleitoral de Maricá, no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)

PF investiga fraude biométrica na Baixada Fluminense

PF investiga fraude biométrica na Baixada Fluminense

outubro 8, 2025

CompartilheA Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Biometria Fake, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de cometer fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A investigação apura a atuação de uma associação criminosa sediada na Baixada Fluminense, especializada em cadastros biométricos falsos. ✅Clique aqui para seguir o canal

Rio: Denúncia leva à descoberta de asilo clandestino com 16 idosos em situação de risco

Rio: Denúncia leva à descoberta de asilo clandestino com 16 idosos em situação de risco

outubro 8, 2025

CompartilhePoliciais civis da Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) resgataram, nesta quarta-feira (8), 16 idosos que viviam em condições insalubres em um asilo clandestino localizado na Estrada do Cabuçu, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. A ação fez parte de uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal

Casos de intoxicação por metanol aumentam no Rio

Casos de intoxicação por metanol aumentam no Rio

outubro 7, 2025

CompartilheA Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou, na noite desta terça-feira (7), que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado subiu para quatro. As novas notificações foram registradas nas cidades de Cantagalo, Cabo Frio e Volta Redonda, além do caso já identificado em São Pedro da

Rio: Polícia desmonta esquema contra roubos de veículos

Rio: Polícia desmonta esquema contra roubos de veículos

outubro 7, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (7), uma operação contra a cúpula do Comando Vermelho (CV), investigada por envolvimento em um esquema de roubo e receptação de veículos em todo o estado. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Turismo internacional no Rio cresce mais de 50% em 2025 e atrai visitantes de todo o mundo

Turismo internacional no Rio cresce mais de 50% em 2025 e atrai visitantes de todo o mundo

outubro 7, 2025

CompartilheAs paisagens do Rio de Janeiro estão mais cheias de sotaques estrangeiros. O estado registrou um salto de 51,7% no número de turistas internacionais entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo dados da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, 1.630.927 visitantes de outros

Fim de uma era: Popó se despede dos ringues

Fim de uma era: Popó se despede dos ringues

outubro 7, 2025

CompartilheO ex-pugilista Acelino Popó Freitas, de 50 anos, anunciou oficialmente a aposentadoria definitiva do boxe na noite desta segunda-feira (6/10), durante coletiva de imprensa do Fight Music Show 7. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Popó explicou que a decisão foi motivada

Cidade da Saúde: hospital de Maricá se torna referência em inovação

Cidade da Saúde: hospital de Maricá se torna referência em inovação

outubro 7, 2025

CompartilheProfissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, participaram do 12º Congresso RioPharma de Ciências Farmacêuticas, apresentando um pôster científico que abordou a experiência da unidade na implementação e manejo do medicamento “Paracetamol bolsa”. O estudo reforça o compromisso do município com a segurança e qualidade no cuidado ao paciente. Clique aqui para

Assalto é registrado por câmeras em avenida movimentada de São Gonçalo

Assalto é registrado por câmeras em avenida movimentada de São Gonçalo

outubro 7, 2025

CompartilheCâmeras de segurança registraram, na noite de segunda-feira (6), um assalto na Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Lindo Parque, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. O crime ocorreu por volta das 19h, em uma das vias mais movimentadas da cidade. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Rio recebe primeira remessa de antídoto contra intoxicação por metanol

Rio recebe primeira remessa de antídoto contra intoxicação por metanol

outubro 7, 2025

CompartilheA Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Ses-RJ) recebeu, nesta segunda-feira (6), a primeira remessa de etanol farmacêutico — substância utilizada como antídoto em casos de intoxicação por metanol. O envio foi realizado pelo Ministério da Saúde, em razão do aumento de casos registrados em diferentes estados do país. Até o momento,

Anterior Próximos