UFF implementa cotas para estudantes trans e se torna pioneira entre universidades federais do Rio

setembro 23, 2024

Compartilhe

A Universidade Federal Fluminense (UFF) oficializou a criação de cotas para pessoas trans em seus cursos de graduação, tornando-se a primeira instituição federal de ensino superior do estado do Rio de Janeiro a adotar essa medida. A decisão, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na última quinta-feira (19), reserva 2% das vagas para estudantes trans a partir de 2025.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

A expectativa da UFF é que mais de 300 pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano de vigência da nova política de ação afirmativa, que amplia o acesso de estudantes trans ao ensino superior. “A UFF fez história”, celebrou Alessandra Siqueira Barreto, pró-reitora de Assuntos Estudantis, destacando o protagonismo dos alunos nas discussões que culminaram na aprovação da medida.

“A UFF fez história”, comemora a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Alessandra Siqueira Barreto, ressaltando que as discussões que levaram à aprovação das cotas são fruto de protagonismo dos estudantes e diálogos com a administração da universidade.

“Foi um processo de escuta ativa. Os coletivos de estudantes trans da universidade se movimentam para defender as suas pautas e levam essa proposição para a gestão. A minuta foi construída conjuntamente, e isso traz uma força para esse processo”, explica.

A iniciativa, que agora alcança os cursos de graduação, expande a política já aplicada em programas de pós-graduação da UFF, onde 18 cursos de mestrado e doutorado reservavam vagas para pessoas trans. A partir do próximo ano, a universidade prevê que todos os cursos de pós-graduação também disponibilizem ao menos uma vaga para esse grupo.

Além disso, a pró-reitora Alessandra Siqueira Barreto informou que será criada uma banca de heteroidentificação, em resposta às demandas dos coletivos estudantis, para complementar o processo de autodeclaração de identidade de gênero. Esse procedimento busca garantir a legitimidade das candidaturas e assegurar que o sistema de cotas seja respeitado de maneira justa e inclusiva.

“Não é só o ingresso. A gente precisa criar agora os protocolos de permanência estudantil”, disse a pró-reitora.

A UFF também se compromete a manter um acompanhamento próximo aos alunos cotistas trans, com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e protegê-los de eventuais comportamentos discriminatórios. “Metade das bolsas acadêmicas já são destinadas a alunos cotistas, o que inclui a população trans”, reforçou Barreto.

Com a medida, a UFF se junta a outras 12 universidades federais que já adotam cotas para estudantes trans, incluindo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que anunciou a decisão recentemente, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pioneira na aplicação da política em 2018.

Além dessas, outras instituições como a Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e as universidades federais da Bahia (UFBA), de Lavras (UFLA), de Santa Catarina (UFSC), de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande (FURG), de Rondônia (UNIR) e de Goiás (UFG) também adotam políticas semelhantes.

No Rio de Janeiro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está em fase de debates internos para a possível implementação de cotas para estudantes trans, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) ainda não adotaram essa medida.

A ampliação das cotas para pessoas trans nas universidades federais ocorre em um cenário de fortalecimento das ações afirmativas em todo o país. A Lei 14.723/23, sancionada recentemente, já obriga as instituições federais de ensino superior a reservarem vagas para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além daqueles que estudaram integralmente em escolas públicas.

Com a decisão da UFF, a universidade reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade, ampliando o acesso ao ensino superior para grupos historicamente marginalizados e promovendo um ambiente mais equitativo.


Compartilhe
Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

novembro 26, 2025

CompartilheUma mulher ainda não identificada morreu na tarde desta quarta-feira na Avenida Pastor Martin Luther King, na altura de Acari, Zona Norte do Rio. De acordo com as primeiras informações, ela foi atingida por disparos durante uma tentativa de assalto enquanto dirigia um veículo preto, a cerca de 300 metros do Hospital Municipal Ronaldo Gazzola.

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

novembro 26, 2025

CompartilheUma operação realizada nesta quarta-feira (26) na Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, deixou três pessoas mortas, um homem preso e uma criança ferida. Segundo informações da Polícia Civil, os mortos seriam suspeitos de atuar na segurança de um traficante da região. Na ação, foram apreendidos dois fuzis e pistolas.

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

novembro 25, 2025

CompartilheO Campeonato Brasileiro segue indefinido, mas o Flamengo se aproxima da conquista. Nesta terça-feira, na Arena MRV, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, em jogo válido pela 36ª rodada. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O placar foi

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

novembro 25, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira(25), um projeto de lei que impede concessionárias de água de instalarem hidrômetros em calçadas, áreas externas ou em locais não autorizados pelos proprietários, locatários ou responsáveis por imóveis residenciais e estabelecimentos públicos e privados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

novembro 25, 2025

CompartilheO jovem Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, está desaparecido desde a tarde desta segunda-feira (24), após ter sido forçado a entrar em um carro na Avenida Pilsen, esquina com a Rua 31, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Antissequestro (DAS) como possível sequestro ou cárcere privado.

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

novembro 25, 2025

CompartilheO Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, estabelecida pela Corte no processo que tratou da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Clique aqui para seguir

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

novembro 25, 2025

CompartilheO segundo dia da Operação Barricada Zero, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi marcado por confrontos e novas prisões. Um operador de retroescavadeira da prefeitura foi baleado na comunidade da Mangueirinha, no Corte 8, enquanto trabalhava na remoção de obstáculos instalados por criminosos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

novembro 25, 2025

CompartilheA terça-feira no estado do Rio de Janeiro promete ser de tempo fechado. Um sistema de baixa pressão e a umidade vinda do oceano vão deixar o céu nublado a encoberto durante todo o dia. Há chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios em todas as regiões do estado. ✅

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

novembro 25, 2025

CompartilheO vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso nesta terça-feira durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa associada ao Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, o parlamentar teria participado de um esquema que envolvia apoio logístico ao grupo e negociação de nomeações

São Gonçalo realizará leilão de veículos em dezembro

São Gonçalo realizará leilão de veículos em dezembro

novembro 25, 2025

CompartilheA Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo promove, no dia 9 de dezembro, às 10h, um novo leilão de veículos apreendidos ou removidos no município. A participação é aberta ao público mediante cadastro no site oficial do leilão, onde também podem ser registrados os lances e acompanhadas as ofertas de outros participantes.

Anterior Próximos