Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

maio 25, 2025

Compartilhe

A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu milhares de participantes neste sábado (24). Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 300 mil pessoas participariam da caminhada.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A concentração teve início às 14h, na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade. De lá, os participantes seguiram em direção à Praça da Apoteose, no Sambódromo, também na região central. No local, cerca de 40 mil pessoas, segundo a organização, acompanham apresentações de diversos artistas da música gospel, com programação prevista até as 23h.

Entre os artistas escalados estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel. A cantora Sued Silva destacou a satisfação em participar pela primeira vez do evento no Rio de Janeiro, ressaltando sua relevância no cenário nacional.

A Marcha para Jesus foi reconhecida em 2023 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A realização é do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj), com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. O tema desta edição é “A Paz é Para Todos”.

De acordo com o presidente do Comerj, pastor Cláudio Duarte, a escolha do tema reflete a preocupação com a necessidade de paz e segurança pública no estado. “Somos um só povo, povo do Deus altíssimo. Vamos adorar, vamos engrandecer o nome do senhor e vamos ver a boa mão do nosso senhor agindo em prol do nosso estado”, afirmou o pastor Duarte no palco da Apoteose.

Incluído no calendário oficial do município desde 2011, o evento tem como objetivo promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes, além de estimular a reflexão sobre espiritualidade e unidade cristã. A primeira edição da Marcha para Jesus no Rio ocorreu em 1998. O evento foi oficializado nacionalmente em 2009 e, posteriormente, incluído na agenda oficial da cidade.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado implica o compromisso de preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas associadas ao evento.

Para viabilizar a realização da Marcha, a Prefeitura do Rio de Janeiro organizou uma operação integrada envolvendo sete órgãos e secretarias municipais. As ações de monitoramento, segurança, transporte, trânsito e limpeza se concentram nas Avenidas Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas e nas ruas do entorno.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) acompanha a movimentação com apoio de 70 câmeras e dois drones. Cerca de 100 operadores atuam em regime de plantão na Sala de Situação. Um layout exclusivo no videowall permite o monitoramento do deslocamento dos participantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) interditou vias no entorno desde a sexta-feira (23) para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. A operação conta com 74 agentes, entre guardas municipais, operadores de trânsito e apoiadores, que atuam na organização dos cruzamentos, orientação aos pedestres, fiscalização do estacionamento e bloqueios viários.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 130 garis e 16 fiscais, divididos em dois turnos, para realizar a limpeza da área externa do Sambódromo e das ruas do entorno. As equipes acompanharam o trajeto da caminhada, da Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados também participa da ação, promovendo atividades de conscientização e combate ao assédio e à violência contra as mulheres. A iniciativa inclui a distribuição de materiais informativos e a fixação de adesivos nos banheiros femininos, com QR Code que direciona ao site www.mulher.rio, com informações e pontos de atendimento.

Esquema de transporte

O transporte público foi reforçado para atender ao grande fluxo de pessoas. O VLT Carioca opera com esquema especial, partindo do Terminal Gentileza, na região portuária, e com integração para quem chega pela Central do Brasil, funcionando até as 23h.

A SuperVia disponibilizou trens extras após o encerramento do evento, com viagens para Japeri, Santa Cruz (interligado a Deodoro) e Saracuruna, todas partindo da estação Central do Brasil, que estará aberta para embarque até 22h15. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.

O MetrôRio opera até a meia-noite. A linha 2 funciona entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 fazem o trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 pode ser realizada no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo. A segurança e a operação nas estações do centro foram reforçadas. A concessionária orientou os usuários a utilizarem pagamento por aproximação ou adquirirem bilhetes com antecedência para evitar filas.


Compartilhe
Dois presos por furto e associação criminosa em Niterói

Dois presos por furto e associação criminosa em Niterói

junho 9, 2024

CompartilhePoliciais do Segurança Presente prenderam, neste sábado (09 de junho), dois homens por furto e associação criminosa na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, Niterói. Eles estavam aplicando golpes em cliente do banco. Durante patrulhamento, os policiais foram acionados via rádio sobre dois homens que estavam instalando dispositivos em um caixa eletrônico de uma

Saquarema inaugura polo universitário da Estácio por meio do programa Conexão Universitária

Saquarema inaugura polo universitário da Estácio por meio do programa Conexão Universitária

junho 8, 2024

Compartilhe A instituição de ensino superior Estácio inaugurou neste sábado (8), seu mais novo polo de educação a distância em Saquarema. Pronto para receber os alunos, o novo Polo da Estácio em Gravatá possui mais de 2 mil m² e está localizado em uma região estratégica da cidade, na Cidade da Educação, antigo Campo de

Lulu Santos é internado em hospital no Rio de Janeiro

Lulu Santos é internado em hospital no Rio de Janeiro

junho 8, 2024

Compartilhe Lulu Santos foi internado na Clínica São Vicente, na Gávea Zona Sul do Rio de Janeiro, após sentir um mal-estar em sua casa na tarde de ontem. Segundo a assessoria do cantor, que divulgou a informação no Instagram, ele ficará sob observação médica por 48 horas e seu quadro de saúde é estável. Clique

Polícia Civil prende sucessor de Zinho na milícia na Zona Oeste do Rio

Polícia Civil prende sucessor de Zinho na milícia na Zona Oeste do Rio

junho 8, 2024

Compartilhe A Polícia Civil prendeu Rui Paulo Gonçalves Estevão, conhecido como “Pipito”, apontado como sucessor de Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, na liderança de uma milícia. A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), com o apoio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte). Pipito

Campo Grande lidera reclamações por problemas nas pistas no Rio; veja lista completa

Campo Grande lidera reclamações por problemas nas pistas no Rio; veja lista completa

junho 7, 2024

Compartilhe O bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, encabeça a lista de reclamações feitas ao serviço 1746 da Prefeitura do Rio por problemas relacionados a buracos, deformações ou afundamentos nas pistas. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Entre janeiro e fevereiro, Campo

Cláudio Castro autoriza contratação de professores para escolas indígenas

Cláudio Castro autoriza contratação de professores para escolas indígenas

junho 7, 2024

Compartilhe O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deu um importante passo para fortalecer a educação nas comunidades indígenas do estado. Ele autorizou a contratação de até 40 professores para suprir as carências nas unidades escolares estaduais indígenas. A medida foi oficializada através de um decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (06/06). Clique

Homem é preso por estupro de vulnerável contra sua afilhada em Niterói

Homem é preso por estupro de vulnerável contra sua afilhada em Niterói

junho 7, 2024

Compartilhe Na manhã desta quinta-feira (06 de junho), policiais do programa Segurança Presente prenderam no bairro do Fonseca, em Niterói, um homem de 53 anos acusado de abusar sexualmente de sua afilhada. O crime ocorreu em 2018, quando a vítima tinha apenas 12 anos. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

‘Nossa legislação hoje faz o crime compensar’; diz Claudio Castro ao defender rigidez na legislação penal

‘Nossa legislação hoje faz o crime compensar’; diz Claudio Castro ao defender rigidez na legislação penal

junho 7, 2024

CompartilheO governador Cláudio Castro apresentou as ações para o fortalecimento da Segurança Pública no Rio de Janeiro, que conta com investimentos de R$ 3 bilhões com foco em tecnologia e inteligência, no Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos & Democracia, realizado nesta quinta-feira (06/06), em Brasília. Castro também defendeu a nacionalização da discussão sobre

Procon-RJ obtém liminar contra a Claro para impedir telemarketing abusivo

Procon-RJ obtém liminar contra a Claro para impedir telemarketing abusivo

junho 7, 2024

Compartilhe O Procon-RJ conseguiu uma importante vitória na luta contra o telemarketing abusivo. Na quarta-feira (05/06), foi concedida uma liminar na ação proposta contra a Claro, que agora está impedida de realizar ligações de telemarketing de maneira abusiva. A decisão foi proferida pelo Desembargador Alcides da Fonseca Neto, da Sétima Câmara de Direito Privado do

Polícia Civil prende acusado de homicídio em Niterói

Polícia Civil prende acusado de homicídio em Niterói

junho 7, 2024

Compartilhe Policiais Civis da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) prenderam, nesta quinta-feira (06/06), um homem acusado de assassinar a facadas Maicon Moura Quintes. O crime ocorreu em abril deste ano, no Centro de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias