Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

maio 25, 2025

Compartilhe

A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu milhares de participantes neste sábado (24). Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 300 mil pessoas participariam da caminhada.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A concentração teve início às 14h, na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade. De lá, os participantes seguiram em direção à Praça da Apoteose, no Sambódromo, também na região central. No local, cerca de 40 mil pessoas, segundo a organização, acompanham apresentações de diversos artistas da música gospel, com programação prevista até as 23h.

Entre os artistas escalados estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel. A cantora Sued Silva destacou a satisfação em participar pela primeira vez do evento no Rio de Janeiro, ressaltando sua relevância no cenário nacional.

A Marcha para Jesus foi reconhecida em 2023 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A realização é do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj), com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. O tema desta edição é “A Paz é Para Todos”.

De acordo com o presidente do Comerj, pastor Cláudio Duarte, a escolha do tema reflete a preocupação com a necessidade de paz e segurança pública no estado. “Somos um só povo, povo do Deus altíssimo. Vamos adorar, vamos engrandecer o nome do senhor e vamos ver a boa mão do nosso senhor agindo em prol do nosso estado”, afirmou o pastor Duarte no palco da Apoteose.

Incluído no calendário oficial do município desde 2011, o evento tem como objetivo promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes, além de estimular a reflexão sobre espiritualidade e unidade cristã. A primeira edição da Marcha para Jesus no Rio ocorreu em 1998. O evento foi oficializado nacionalmente em 2009 e, posteriormente, incluído na agenda oficial da cidade.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado implica o compromisso de preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas associadas ao evento.

Para viabilizar a realização da Marcha, a Prefeitura do Rio de Janeiro organizou uma operação integrada envolvendo sete órgãos e secretarias municipais. As ações de monitoramento, segurança, transporte, trânsito e limpeza se concentram nas Avenidas Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas e nas ruas do entorno.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) acompanha a movimentação com apoio de 70 câmeras e dois drones. Cerca de 100 operadores atuam em regime de plantão na Sala de Situação. Um layout exclusivo no videowall permite o monitoramento do deslocamento dos participantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) interditou vias no entorno desde a sexta-feira (23) para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. A operação conta com 74 agentes, entre guardas municipais, operadores de trânsito e apoiadores, que atuam na organização dos cruzamentos, orientação aos pedestres, fiscalização do estacionamento e bloqueios viários.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 130 garis e 16 fiscais, divididos em dois turnos, para realizar a limpeza da área externa do Sambódromo e das ruas do entorno. As equipes acompanharam o trajeto da caminhada, da Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados também participa da ação, promovendo atividades de conscientização e combate ao assédio e à violência contra as mulheres. A iniciativa inclui a distribuição de materiais informativos e a fixação de adesivos nos banheiros femininos, com QR Code que direciona ao site www.mulher.rio, com informações e pontos de atendimento.

Esquema de transporte

O transporte público foi reforçado para atender ao grande fluxo de pessoas. O VLT Carioca opera com esquema especial, partindo do Terminal Gentileza, na região portuária, e com integração para quem chega pela Central do Brasil, funcionando até as 23h.

A SuperVia disponibilizou trens extras após o encerramento do evento, com viagens para Japeri, Santa Cruz (interligado a Deodoro) e Saracuruna, todas partindo da estação Central do Brasil, que estará aberta para embarque até 22h15. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.

O MetrôRio opera até a meia-noite. A linha 2 funciona entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 fazem o trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 pode ser realizada no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo. A segurança e a operação nas estações do centro foram reforçadas. A concessionária orientou os usuários a utilizarem pagamento por aproximação ou adquirirem bilhetes com antecedência para evitar filas.


Compartilhe
Itaboraí 191 anos: Alok e Xande de Pilares levantam ‘mar de gente’ em noite histórica de shows

Itaboraí 191 anos: Alok e Xande de Pilares levantam ‘mar de gente’ em noite histórica de shows

maio 21, 2024

Compartilhe A festa se encerra nesta terça-feira (21/05), com show completo de Alexandre Pires e Pagode do Adame. Um dia histórico de shows atraiu uma multidão, nesta segunda-feira (20/05), para a terceira noite que celebra os 191 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí. Com uma programação diversificada, o palco localizado na Avenida 22 de Maio,

Seop e Polícia Militar iniciam demolição de prédios irregulares na zona Sul do Rio

Seop e Polícia Militar iniciam demolição de prédios irregulares na zona Sul do Rio

maio 21, 2024

Compartilhe A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Polícia Militar deram início, nesta terça-feira (21), à demolição de dois prédios construídos irregularmente na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A área é conhecida por ser dominada pelo crime organizado. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Tarifas das Barcas Charitas e Arariboia serão reduzidas

Tarifas das Barcas Charitas e Arariboia serão reduzidas

maio 21, 2024

Compartilhe As tarifas das linhas de catamarã Charitas-Praça XV e Arariboia-Praça XV, atualmente operadas pela CCR Barcas, terão seus valores reduzidos. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, durante uma reunião na segunda-feira, 20, com o vice-presidente regional do PDT e ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Clique aqui para seguir

Estado do Rio tem mais de 3 Mil vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

Estado do Rio tem mais de 3 Mil vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

maio 21, 2024

Compartilhe O Estado do Rio de Janeiro está oferecendo nesta semana um total de 3.315 oportunidades para empregos formais, estágios e programas de jovem aprendiz. A Secretaria de Trabalho e Renda, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), disponibiliza 1.420 vagas com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba. Clique aqui para

Fortes chuvas deixam pelo menos três mortos no Rio

Fortes chuvas deixam pelo menos três mortos no Rio

maio 21, 2024

Compartilhe As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro na noite dessa quarta-feira provocaram deslizamentos de terra que resultaram em três mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Em Japeri, na Baixada Fluminense, uma casa na Rua do Mocambo

Policia faz operação contra  expansão de facção criminosa na zona norte Rio

Policia faz operação contra expansão de facção criminosa na zona norte Rio

maio 21, 2024

Compartilhe A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (21) a “Operação Rota do Rio” com o objetivo de combater a expansão da maior facção criminosa do Rio de Janeiro para outros estados do país. Agentes foram mobilizados para cumprir 113 mandados de busca e apreensão em quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará.

Servidores de hospitais federais em greve realizam ato no Rio

Servidores de hospitais federais em greve realizam ato no Rio

maio 20, 2024

Compartilhe Em greve desde o dia 15 deste mês, os servidores de saúde dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro realizaram um ato nesta segunda-feira em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense. Os trabalhadores reivindicam recomposição salarial, a realização de concurso público e a reestruturação das unidades, que

Porta-Aviões dos EUA atraca no Rio e altera tráfego na Baía de Guanabara

Porta-Aviões dos EUA atraca no Rio e altera tráfego na Baía de Guanabara

maio 20, 2024

Compartilhe um porta-aviões dos Estados Unidos atracou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, provocando alterações no tráfego da Baía de Guanabara. Por determinação da Marinha do Brasil, a circulação de embarcações na baía foi interrompida entre 12h30 e 14h30. De acordo com a CCR Barcas, 14 viagens foram canceladas, afetando aproximadamente 3.300 passageiros. Clique aqui

Motorista de aplicativo é agredido em discussão de trânsito na Barra da Tijuca

Motorista de aplicativo é agredido em discussão de trânsito na Barra da Tijuca

maio 20, 2024

Compartilhe uma briga de trânsito na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, resultou na agressão de um motorista de aplicativo. O episódio aconteceu na tarde do último sábado (18), na pista sentido Zona Sul, foi registrado por uma câmera a bordo do veículo. Clique aqui para seguir o

Morre no Rio o Vereador Célio Lupparelli aos 77 Anos

Morre no Rio o Vereador Célio Lupparelli aos 77 Anos

maio 20, 2024

CompartilheFaleceu na tarde desta segunda-feira (20) no Rio de Janeiro o vereador Célio Lupparelli (PSD), aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. O presidente da Câmara Municipal decretou luto oficial de três dias em homenagem ao parlamentar. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Lupparelli,