Niterói: Programa NitBike ultrapassa marca de 1 milhão de viagens

junho 3, 2025

Compartilhe

O programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O sistema, gerido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta atualmente com 600 bicicletas — sendo 568 para adultos e 32 para crianças — distribuídas em 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 453 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A cidade também se destaca por possuir a ciclovia mais movimentada do Brasil, localizada no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, que registrou mais de 1,8 milhão de passagens de bicicletas desde janeiro de 2024, com uma média de 140 mil passagens por mês.

No Dia Mundial da Bicicleta, o prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço da mobilidade sustentável em Niterói e o apoio de movimentos sociais e ciclo-ativistas na mudança cultural da cidade. “O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, afirmou.

Nos últimos 12 anos, Niterói ampliou sua malha cicloviária em mais de 450%, passando de cinco quilômetros, em 2013, para 86 quilômetros em 2025. Recentemente, a gestão municipal lançou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que conectará a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros, além da ampliação prevista para a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná.

Outro destaque é o sistema de monitoramento Contabike, composto por 11 totens distribuídos pelas ciclovias da cidade, que coletam dados em tempo real para subsidiar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.

O NitBike já possui mais de 115 mil usuários cadastrados e atualmente registra uma média de 6 mil viagens por dia. As estações estão instaladas no Centro e nos bairros de São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

“O sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói. No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade. O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção”, afirmou Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura.


Compartilhe
Maricá: Novo espaço solidário para empreendedores recebe mostra Solidária a partir desta sexta-feira

Maricá: Novo espaço solidário para empreendedores recebe mostra Solidária a partir desta sexta-feira

outubro 10, 2024

Compartilhe Nesta sexta-feira (11), será inaugurado o novo Espaço Solidário de Maricá, um ambiente dedicado aos empreendedores da cidade. Para marcar a abertura, o local recebe a Mostra Solidária, evento que busca divulgar e comercializar os produtos dos feirantes que integram a rede solidária de Maricá. clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Atropelamento por caminhão deixa feridos no Centro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio

Atropelamento por caminhão deixa feridos no Centro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio

outubro 10, 2024

Compartilhe Um homem e uma mulher foram atropelados por um caminhão na manhã desta quinta-feira (10) na Rua Álvaro Alberto, no Centro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu por volta das 8h57, quando bombeiros do quartel de Santa Cruz foram acionados para socorrer as vítimas. clique aqui para seguir

Rio: Morre segundo menino após ingerir bombom envenenado na Zona Norte

Rio: Morre segundo menino após ingerir bombom envenenado na Zona Norte

outubro 10, 2024

Compartilhe Benjamim Rodrigues Ribeiro, de 7 anos, faleceu nesta quarta-feira (9) após passar 10 dias internado em estado grave no Hospital Miguel Couto, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. A criança estava sob cuidados médicos devido a uma suspeita de envenenamento após consumir um bombom envenenado. A equipe médica confirmou a morte encefálica

Assaltantes roubam 65 passageiros em dois ônibus na Avenida Brasil

Assaltantes roubam 65 passageiros em dois ônibus na Avenida Brasil

outubro 9, 2024

Compartilhe Cerca de 65 passageiros foram vítimas de assalto em dois ônibus da viação Tinguá, que seguiam de Miguel Couto para a Central do Brasil. De acordo com testemunhas, os criminosos, identificados como Kaua do Nascimento e Brendon Tavares, já eram conhecidos por realizar roubos em veículos da mesma linha e no mesmo local. clique

RJ: Operação policial mira Rogério Andrade e presidente da Mocidade por envolvimento em assassinato

RJ: Operação policial mira Rogério Andrade e presidente da Mocidade por envolvimento em assassinato

outubro 9, 2024

Compartilhe Na manhã desta quarta-feira (9), uma ação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), batizada de Operação Fissão, cumpriu mandados de busca e apreensão contra o contraventor Rogério Andrade e Flávio da Silva Santos, conhecido como Flávio da Mocidade, presidente da escola de samba Mocidade Independente de Padre

Ladrão é preso na Barra da Tijuca após roubo de cordão de ouro de ex-jogador Júnior

Ladrão é preso na Barra da Tijuca após roubo de cordão de ouro de ex-jogador Júnior

outubro 8, 2024

Compartilhe Um homem foi preso nesta terça-feira (7) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após roubar um cordão de ouro do ex-jogador e comentarista esportivo Leovegildo Lins da Gama Júnior, conhecido como Júnior. O suspeito, identificado como Jhon Lenon Lima da Costa, usava tornozeleira eletrônica no momento do crime, indicando que estava em

Maricá: Quaquá é eleito para o seu terceiro mandato com 73,7% dos votos

Maricá: Quaquá é eleito para o seu terceiro mandato com 73,7% dos votos

outubro 7, 2024

Compartilhe O deputado federal Quaquá (PT) foi eleito neste domingo (6) para o seu terceiro mandato como prefeito de Maricá, conquistando 73,71% dos votos válidos, o que equivale a 91.551 eleitores. Com essa vitória, o Partido dos Trabalhadores (PT) consolida uma hegemonia de 20 anos à frente da cidade, que já vinha sendo governada pelo

Itaboraí: Marcelo Delaroli é reeleito prefeito com 93% dos votos

Itaboraí: Marcelo Delaroli é reeleito prefeito com 93% dos votos

outubro 7, 2024

Compartilhe O atual prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), foi reeleito neste domingo (6) com uma vitória esmagadora, obtendo 93,79% dos votos válidos. Com apenas 68% das urnas apuradas, às 19h, Delaroli já estava matematicamente reeleito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando sua liderança na cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

São Gonçalo: Capitão Nelson é reeleito com ampla margem de votos

São Gonçalo: Capitão Nelson é reeleito com ampla margem de votos

outubro 7, 2024

Compartilhe O atual prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), foi reeleito neste domingo (6) com expressiva votação, obtendo 84,49% dos votos válidos, o equivalente a 387.914 eleitores. Na disputa pela prefeitura da cidade da Região Metropolitana do Rio, o segundo colocado, Dimas Gadelha (PT), ficou bem atrás, com 10,55% dos votos (48.457). O Professor

Eduardo Paes é reeleito no 1º turno e se aproxima de recorde como prefeito mais longevo do Rio

Eduardo Paes é reeleito no 1º turno e se aproxima de recorde como prefeito mais longevo do Rio

outubro 7, 2024

Compartilhe O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo (6) para o seu quarto mandato, após obter 60,47% dos votos válidos. Com uma votação expressiva, Paes garantiu 1.861.856 votos, superando Alexandre Ramagem (PL), que ficou em segundo lugar com 30,81%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 4,20%. clique aqui para