Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Enel alerta para furto de energia em municípios do Rio

Enel alerta para furto de energia em municípios do Rio

julho 30, 2025

Compartilhe Dados divulgados pela Enel Distribuição Rio revelam um cenário preocupante em relação ao furto de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro. No primeiro trimestre de 2025, Duque de Caxias e São Gonçalo lideraram o ranking de perdas, com índices de 34,35% e 31,53%, respectivamente. As perdas são atribuídas, principalmente, às ligações clandestinas

Maricá anuncia novo complexo cultural e de lazer à beira-mar em Cordeirinho

Maricá anuncia novo complexo cultural e de lazer à beira-mar em Cordeirinho

julho 30, 2025

Compartilhe A cidade de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vai receber um novo espaço dedicado à cultura, lazer e integração social. O projeto, intitulado Caminho das Artes, será implantado na orla de Cordeirinho e contará com três museus temáticos, praça, auditório, restaurantes, áreas de convivência e um espaço voltado ao

Ressaca atinge o litoral do RJ e provoca interdições em orlas

Ressaca atinge o litoral do RJ e provoca interdições em orlas

julho 30, 2025

Compartilhe Uma forte ressaca atinge o litoral do Rio de Janeiro desde a manhã desta terça-feira (29), com ondas que invadem trechos das orlas de Niterói, Maricá e cidades da Região dos Lagos. O alerta da Marinha do Brasil, válido até as 21h da próxima quinta-feira (31), prevê ondas entre 2,5 e 3 metros de

Receita viral é tema de aula no Restaurante Escola de Maricá

Receita viral é tema de aula no Restaurante Escola de Maricá

julho 29, 2025

Compartilhe O Restaurante Escola de Maricá, iniciativa da Prefeitura administrada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), incorporou o doce conhecido como “Morango do Amor” — uma combinação de morango, brigadeiro e calda vermelha brilhante — às atividades práticas do curso de gastronomia. A receita, popular nas redes sociais, foi adaptada por

Ciclovia Tim Maia é fechada por ressaca; canoístas são resgatados

Ciclovia Tim Maia é fechada por ressaca; canoístas são resgatados

julho 29, 2025

Compartilhe A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou, na manhã desta terça-feira (29), a Ciclovia Tim Maia, localizada entre os bairros do Leblon e São Conrado, na Zona Sul da cidade. A medida preventiva foi adotada após a Marinha emitir um alerta de ressaca com previsão de ondas de até 3,5 metros no litoral do

Homem é baleado durante ação da PM no Rio

Homem é baleado durante ação da PM no Rio

julho 29, 2025

Compartilhe Policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda), com apoio do Comando de Operações Especiais (COE), realizam na manhã desta terça-feira (29) uma operação nas comunidades Saçu, Lemos, Campinho e Fubá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo localizar suspeitos envolvidos em disputas entre facções criminosas na região do Fubá.

Homem é preso por tráfico de drogas na Ponte Rio-Niterói

Homem é preso por tráfico de drogas na Ponte Rio-Niterói

julho 28, 2025

Compartilhe Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (28) durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Ponte Rio-Niterói (BR-101), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! A

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro

julho 28, 2025

CompartilheO Governo Federal anunciou que estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) formalizados a partir de 2018 poderão renegociar as suas dívidas. Os beneficiários poderão solicitar a renegociação diretamente junto ao agente financeiro do contrato, de 1º de novembro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. A medida é voltada para estudantes

Frente fria provoca ventos fortes e alerta de ressaca no Rio e Região Metropolitana

Frente fria provoca ventos fortes e alerta de ressaca no Rio e Região Metropolitana

julho 28, 2025

Compartilhe A atuação de uma frente fria na costa da Região Sudeste está provocando mudanças significativas no tempo no Rio de Janeiro e municípios da Região Metropolitana. De acordo com o Sistema Alerta Rio, há previsão de ventos moderados a fortes e aumento da nebulosidade ao longo da semana. O aviso de rajadas intensas segue

Tarifas de gás natural serão reduzidas a partir de agosto no Rio de Janeiro

Tarifas de gás natural serão reduzidas a partir de agosto no Rio de Janeiro

julho 28, 2025

Compartilhe A partir de 1º de agosto, os consumidores de gás natural no estado do Rio de Janeiro terão uma redução nas tarifas, conforme anunciado pela Naturgy. O reajuste ocorre devido à diminuição no custo de aquisição do insumo fornecido pela Petrobras e beneficiará cerca de 1 milhão de clientes, incluindo os segmentos residencial, comercial,

Anterior Próximos