EconomiaEstado do RioRio de Janeiro

Nova função do Pix permite pagamentos recorrentes a partir desta segunda (16)

Compartilhe

A partir desta segunda-feira (16/06), entra oficialmente em vigor o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro. Desenvolvida pelo Banco Central (BC), a ferramenta permitirá o pagamento automático e recorrente de contas, com a expectativa de substituir o atual modelo de débito automático e a emissão de boletos.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A funcionalidade autoriza pagamentos periódicos — como mensalidades, assinaturas e contas de serviços — diretamente da conta do cliente, com autorização única prévia. O sistema é voltado a pessoas físicas como pagadoras e a empresas ou prestadores de serviços, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), como recebedores.

Desde o fim de maio, o Pix Automático está disponível para os clientes do Banco do Brasil. As demais instituições financeiras participantes começam a oferecer o serviço a partir desta segunda.

Segundo o Banco Central, a novidade deve beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não utilizam cartão de crédito, além de facilitar a vida das empresas, que antes enfrentavam restrições para implementar o débito automático, por conta da necessidade de convênios individuais com os bancos.

Com o Pix Automático, empresas poderão solicitar a adesão diretamente na instituição onde possuem conta, sem a necessidade de múltiplos acordos bancários.

Como funciona o Pix Automático:
A empresa envia um pedido de autorização ao cliente.

O cliente acessa a opção “Pix Automático” no aplicativo do banco.

Lê e aceita os termos da operação.

Define a frequência da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite por transação.

Os débitos passam a ocorrer automaticamente a partir da data estabelecida.

O sistema opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

O cliente pode cancelar ou alterar os valores e a periodicidade a qualquer momento.

Vale destacar que o Pix Automático é exclusivo para operações entre pessoas físicas e empresas/prestadores de serviços. Para pagamentos recorrentes entre pessoas físicas — como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos — segue em vigor o Pix Agendado Recorrente, modalidade obrigatória desde outubro de 2024.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %