A segurança pública do Estado do Rio de Janeiro receberá um importante reforço. Nesta segunda-feira (30/09), o governador Cláudio Castro anunciou a autorização para que o número de vagas para o concurso de soldado da Polícia Militar (PM), em andamento, seja dobrado, passando de 2 mil para 4 mil postos até 2026. Já na Polícia Civil, serão abertas mais 1.588 novas vagas para o cargo de inspetor de polícia.
A decisão foi tomada levando em conta a vacância existente no setor, seja pela ida de agentes para a inatividade (aposentadoria dos policiais civis e reserva remunerada para militares), morte ou desistência. A medida não fere as normas do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), já que as convocações são para preenchimento de cargos vagos.
– Determinei que tivéssemos cronogramas para que também pudéssemos ter o impacto financeiro. Então, além do aumento das convocações, há esse trabalho de planejamento do estado. Nossos esforços na área de segurança pública englobam não só investimentos em novas tecnologias, renovação de frotas, melhorias de salários e condições de trabalho e equipamentos de ponta, mas também na contratação de mais policiais militares e civis para dar mais proteção aos cidadãos fluminenses – destaca o governador Cláudio Castro.
No concurso da PM, cerca de 11 mil candidatos já foram aprovados nas duas primeiras etapas, que abrangem provas objetivas e discursivas. Ao todo, a seleção envolve nove estágios, contando com exames físicos, psicológico, médico e pesquisa social.
Os 4 mil melhores classificados serão encaminhados ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), onde participarão do curso de formação com duração de um ano. A previsão é que a primeira turma, composta por mil candidatos, finalize todo o processo exigido em março de 2025 e inicie suas atividades após a conclusão do curso.
– O anúncio reforça o que o governador sempre diz, que a segurança pública é uma prioridade deste Governo. As convocações representam um avanço no sentido de minimizar o impacto no déficit do efetivo. A Polícia Civil, por exemplo, ficou 10 anos sem concurso, o que causou uma defasagem muito grande. Então essa autorização do governador para convocar mais policiais é o maior ganho de efetivo dos últimos anos – disse o secretário de Segurança, Victor dos Santos.
Novos inspetores de polícia começam em 2025
Os candidatos excedentes para o cargo de inspetores da Polícia Civil, serão divididos em duas turmas: a primeira, com 800 alunos, iniciará a formação na Academia Estadual de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol) em fevereiro de 2025 e concluirá o processo em agosto do mesmo ano.
A segunda turma, com 788 alunos, será chamada em setembro de 2025 e finalizará o curso em março de 2026. As vagas disponíveis são especificamente para o cargo de inspetor, não havendo vacância para outros cargos, como investigador policial, por exemplo.
Os concursos para a Polícia Civil são de 2021, quando inicialmente foram oferecidas 400 vagas. No entanto, o governador Cláudio Castro ampliou esse número para 1.741. As primeiras turmas, com 832 policiais formados em dezembro, foram nomeadas de forma imediata. São delegados, inspetores e outros profissionais essenciais para a segurança pública.
No momento, há 840 candidatos em formação nos cursos destinados aos cargos da Polícia Civil, com previsão de formatura ainda neste ano. Assim como no concurso da PM, a banca organizadora dos certames da Polícia Civil é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
RJ poderá convocar mais de 5 mil novos policiais militares e civis; entenda!
outubro 1, 2024
Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026
dezembro 5, 2025
CompartilheA seleção brasileira foi sorteada para o Grupo C da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A próxima edição do torneio será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. O sorteio dos grupos ocorreu nesta sexta-feira (5), no Kennedy
TSE adia julgamento de Castro e Bacellar
dezembro 5, 2025
CompartilheO ministro Antônio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), renovou o pedido de vista no julgamento que envolve o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). O processo apura supostas irregularidades nas contratações do Ceperj e da Uerj durante o período eleitoral.
Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí
dezembro 5, 2025
CompartilheA Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, receberá shows de Ludmilla e Nando Reis como principais atrações do Réveillon 2026. A programação também incluirá a participação da bateria da Unidos do Viradouro e uma apresentação de integrantes do Projeto Aprendiz Musical, iniciativa de musicalização em escolas públicas mantida pela Prefeitura de
Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo
dezembro 4, 2025
CompartilheA Terceira Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acolheu, nesta quinta-feira, um recurso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, réu por estelionato. A decisão foi tomada um dia após o clube conquistar o título do Campeonato Brasileiro. ✅ Clique
PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar
dezembro 4, 2025
CompartilheO PSD decidiu, nesta quinta-feira, orientar sua bancada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a votar pela manutenção da prisão preventiva do presidente afastado da Casa, Rodrigo Bacellar. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na sede do partido, no Centro do Rio, com a participação dos seis deputados da legenda: Átila
MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio
dezembro 4, 2025
CompartilheO Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para impedir que a prefeitura do Rio autorize obras em áreas tombadas sem a prévia liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa contesta um decreto municipal que permite a emissão de licenças para intervenções
Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar
dezembro 4, 2025
CompartilheDeputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aguardam uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a documentação necessária para dar continuidade ao rito de análise da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União). A principal dúvida é se o material enviado pela Polícia Federal — apenas a decisão que decretou a prisão —
Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história
dezembro 4, 2025
CompartilheO Réveillon 2026 do Rio de Janeiro terá como tema “A maior virada do mundo” e contará com mais de 70 atrações distribuídas por diversos palcos na cidade. Na Praia de Copacabana, principal ponto de celebração, o palco montado em frente ao Copacabana Palace receberá apresentações em formato de duplas. Entre os artistas confirmados estão
Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio
dezembro 4, 2025
CompartilhePoliciais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram, nesta quinta-feira, a Operação Craf Falso, voltada a desarticular um esquema de falsificação de documentos utilizados para viabilizar a compra irregular de armas de fogo. A ação cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de adquirir armamentos por meio de documentação fraudada.
Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio
dezembro 4, 2025
CompartilheUm homem foi preso por policiais civis, nesta quinta-feira, suspeito de estrangular uma mulher e lançar o corpo no Rio Acari, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Civil, Adriano Fernandes Castro, de 41 anos, inicialmente apresentou informações falsas em depoimento à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), mas posteriormente confessou o