Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303

agosto 12, 2025

Compartilhe

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade de que empresas e entidades que realizam grande volume de chamadas telefônicas utilizem o prefixo 0303 para identificar suas ligações. A decisão foi aprovada em 7 de agosto, em resposta a recursos e petições apresentadas por organizações como a Legião da Boa Vontade (LBV), a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes), o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital) e empresas privadas, entre elas a imobiliária digital QuintoAndar.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!


O relator do processo, conselheiro Vicente Bandeira de Aquino, explicou que as reclamações surgiram após a publicação do Ato nº 12.712, em setembro de 2024, que ampliou o uso obrigatório do Código Não Geográfico (CNG) 0303 para um número maior de empresas e entidades. O código, criado em dezembro de 2021, tinha como objetivo reduzir o número de chamadas indesejadas.

Segundo Aquino, o uso obrigatório do prefixo 0303 gerou uma estigmatização das chamadas associadas a esse código, levando os usuários a evitar atender ligações identificadas com esse número. “Observa-se que uma parcela dos consumidores adotou medidas para bloquear ou simplesmente não atender chamadas com o prefixo 0303, em razão do abuso no mercado”, afirmou. Por isso, o relator recomendou que a identificação pelo código se torne facultativa, proposta aprovada pelos demais conselheiros da Anatel.

Antecipação da Autenticação de Ligações

Ainda por sugestão do conselheiro Vicente Aquino, o Conselho Diretor da Anatel decidiu antecipar o prazo para que grandes originadores de chamadas telefônicas adotem o sistema de autenticação das ligações, parte do serviço de Origem Verificada. As empresas terão 90 dias, a partir da publicação da decisão, para se adequar à medida.

O processo de autenticação permite o rastreamento do tráfego telefônico, fornecendo dados precisos sobre o uso da rede. A ferramenta possibilitará à Anatel monitorar em tempo real as empresas que realizam mais de 500 mil chamadas mensais, facilitando o combate a eventuais abusos.

Anteriormente, o Ato nº 12.712 exigia a autenticação para terminais que realizassem mais de 10 mil chamadas diárias (aproximadamente 300 mil mensais). O relator recomendou elevar esse limite para 500 mil ligações mensais, ajuste aprovado pelo Conselho.

Empresas com menor volume de chamadas terão até três anos para adaptar suas redes à autenticação integral do tráfego, enquanto novas companhias deverão iniciar suas operações já com o recurso implementado.

A conselheira Cristiana Camarate ressaltou que a antecipação da autenticação para os grandes originadores de chamadas contribuirá para o enfrentamento do spoofing — prática fraudulenta em que o número de telefone é falsificado para enganar o consumidor.

“Estamos alterando algumas rotas, mas seguimos em frente no combate a esse fenômeno que acarreta prejuízos às empresas e aos consumidores. Não temos uma bala de prata [para resolver o problema]. Esse assunto é complexo e com múltiplas variáveis a serem tratadas”, comentou a conselheira.

O presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, classificou a decisão como justa. “De fato, ela traz um equilíbrio que, antes, eu percebo, que não tínhamos”.

Ainda segundo o presidente da Anatel, a medida “significa, a um mesmo tempo, atacar a questão das chamadas abusivas, do spoofing e das fraudes nas telecomunicações, sem inviabilizar e prejudicar os telesserviços e as instituições filantrópicas que fazem um trabalho social indiscutível”.


Compartilhe
Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026

Brasil cai em grupo com Marrocos, Escócia e Haiti na Copa do Mundo de 2026

dezembro 5, 2025

CompartilheA seleção brasileira foi sorteada para o Grupo C da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A próxima edição do torneio será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. O sorteio dos grupos ocorreu nesta sexta-feira (5), no Kennedy

TSE adia julgamento de Castro e Bacellar

TSE adia julgamento de Castro e Bacellar

dezembro 5, 2025

CompartilheO ministro Antônio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), renovou o pedido de vista no julgamento que envolve o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). O processo apura supostas irregularidades nas contratações do Ceperj e da Uerj durante o período eleitoral.

Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí

Niterói anuncia atrações e esquema especial para o Réveillon de Icaraí

dezembro 5, 2025

CompartilheA Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, receberá shows de Ludmilla e Nando Reis como principais atrações do Réveillon 2026. A programação também incluirá a participação da bateria da Unidos do Viradouro e uma apresentação de integrantes do Projeto Aprendiz Musical, iniciativa de musicalização em escolas públicas mantida pela Prefeitura de

Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo

Bruno Henrique se torna réu por estelionato um dia após título brasileiro do Flamengo

dezembro 4, 2025

CompartilheA Terceira Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acolheu, nesta quinta-feira, um recurso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, réu por estelionato. A decisão foi tomada um dia após o clube conquistar o título do Campeonato Brasileiro. ✅ Clique

PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

PSD orienta bancada da Alerj a votar pela manutenção da prisão de Rodrigo Bacellar

dezembro 4, 2025

CompartilheO PSD decidiu, nesta quinta-feira, orientar sua bancada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) a votar pela manutenção da prisão preventiva do presidente afastado da Casa, Rodrigo Bacellar. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na sede do partido, no Centro do Rio, com a participação dos seis deputados da legenda: Átila

MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio

MPF vai à Justiça contra liberações de obras em áreas protegidas pela prefeitura do Rio

dezembro 4, 2025

CompartilheO Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para impedir que a prefeitura do Rio autorize obras em áreas tombadas sem a prévia liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa contesta um decreto municipal que permite a emissão de licenças para intervenções

Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar

Alerj aguarda definição do STF para avançar na análise da prisão de Bacellar

dezembro 4, 2025

CompartilheDeputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aguardam uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a documentação necessária para dar continuidade ao rito de análise da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União). A principal dúvida é se o material enviado pela Polícia Federal — apenas a decisão que decretou a prisão —

Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história

Rio anuncia Réveillon 2026 com mais de 70 atrações e maior queima de fogos da história

dezembro 4, 2025

CompartilheO Réveillon 2026 do Rio de Janeiro terá como tema “A maior virada do mundo” e contará com mais de 70 atrações distribuídas por diversos palcos na cidade. Na Praia de Copacabana, principal ponto de celebração, o palco montado em frente ao Copacabana Palace receberá apresentações em formato de duplas. Entre os artistas confirmados estão

Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio

Operação investiga falsificação de documentos para compra irregular de armas no Rio

dezembro 4, 2025

CompartilhePoliciais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram, nesta quinta-feira, a Operação Craf Falso, voltada a desarticular um esquema de falsificação de documentos utilizados para viabilizar a compra irregular de armas de fogo. A ação cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de adquirir armamentos por meio de documentação fraudada.

Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio

Suspeito de estrangular e ocultar corpo é detido no Rio

dezembro 4, 2025

CompartilheUm homem foi preso por policiais civis, nesta quinta-feira, suspeito de estrangular uma mulher e lançar o corpo no Rio Acari, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Civil, Adriano Fernandes Castro, de 41 anos, inicialmente apresentou informações falsas em depoimento à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), mas posteriormente confessou o

Próximos